Dicas para facilitar o preparo das refeições

Dá pra imaginar que as coisas são um pouco mais difíceis quando a gente tem gêmeos, trigêmeos ou mais, né? Por isso temos que fazer todo o possível para facilitar nossa vida. Pensando nisso, nas coisas que tenho feito pra simplificar, resolvi fazer esse post com dicas para facilitar o preparo das refeições para crianças, para ver se ajudo outras mães a otimizar o tempo na cozinha.

Não é segredo que não sou fã de cozinhar. Antes de ter filhos, eu até curtia ir pro fogão de vez em quando. Mas, depois das crianças a gente tem que fazer isso diariamente e se torna chato e exaustivo (ao menos pra mim). Então, vou contar algumas das coisas que tenho feito para cozinhar menos no dia-a-dia e nem por isso deixar de dar coisas boas e saudáveis pras crianças.

Todas as sextas meu marido vai à feira com uma listinha feita por mim na mão. Ele compra muitas batatas, cebolas, cenouras, laranjas para suco, moranga (abóbora), bananas, pêras, maçãs, chuchus e às vezes mais coisas. A carne e o frango compro de um mercadinho perto da minha casa. O resto no supermercado mesmo.

O molho de tomate

Vários dos pratos que incluo no cardápio dos trigêmeos e da Mônica precisam de um molhinho para incrementar. Então minha primeira dica é fazer um grande molho de tomate (não dou extrato de tomate de lata ou caixinha pras crianças) e deixar congelado.

Coloco nesses potinhos da foto abaixo, mas tem que tomar cuidado porque vidro no freezer pode quebrar. Não se deve encher até a borda ou fechar com muita força. Potes de plástico como os de requeijão são ótimos para congelar feijão.

refeições para crianças

MOLHO DE TOMATE: Com três cebolas grandes e cerca de 8 tomates eu faço uma quantidade grande e boa de molho. Refogo a cebola com um pouco de azeite, depois coloco cerca de 1 xícara e meia de água quente (fervida) na panela. Assim, a cebola cozinha. Depois, quando a água seca, acrescento os tomates cortados sem pele e sem sementes. Refogo também com a cebola e coloco cerca de 2 xícaras e meia de água para cozinhar o tomate. Acrescento sal. Coloco uma quantidade pequena para que eles não acostumem com comida muito salgada. Quando o molho já estiver meio laranja (e o tomate cozido), coloco tudo no liquidificador e bato. Depois, acrescento em potinhos de vidro que tinha do tempo que comprava papinhas prontas (quando a Mônica era pequena eu saía mais com ela e às vezes levava papinhas) e coloco no congelador. Esse molho pode ser usado com: polenta mole (Polentina), purê de batatas, risotos… Aí na hora de dar a eles eu cozinho numa panelinha o frango ou carne que estavam congelados e misturo. Para um risoto, por exemplo, refogo frango picado pequeninho, depois jogo por cima o molho previamente descongelado e depois 1 xícara de arroz. Coloco duas xícaras e meia de água, acerto o sal e prontinho. Para a polenta ou purê, só jogo o molho por cima.

refeições para crianças

Com quatro tomates e duas cebolas, enchi cerca de 6 potes dos pequenos.

FRANGO OU CARNE DE GADO CONGELADOS: Podem ser guardados no congelador de duas formas. Quando a Mônica era pequena e eu fazia sopas pequenas, para uma pessoinha, eu deixava o frango congelado já cozido. Cozinhava só com água um peito inteiro de frango ou um pedaço sem gordura de carne por uns 45 minutos, depois passava no processador esse frango (ou carne) cozido com um pouco de água da fervura. O resultado (meio que uma pastinha de frango/carne) era colocado em formas de gelo. Depois de algumas horas no freezer, desenformava e guardava em saquinhos no freezer. Um saquinho pros gelinhos de carne e outro pros de frango. Quando fazia a sopa, só jogava dentro da panela.

O que faço com os meninos é cortar o frango ou carne em pedaços, coloco num prato e ponho no freezer por cerca de meia hora. Depois tiro o prato do congelador e descolo os pedaços semi-congelados do prato e jogo dentro de um pote de sorvete. Cada vez que faço alguma coisa, vou lá no pote e pego um pedaço pra cada. A quantidade de sopa ou qualquer outra preparação pros meninos é bem maior, obviamente.

FEIJÃO: Faço uma quantidade grande e congelo. Simples assim. Na hora de dar a eles, cozinho arroz. Às vezes acrescento uma carne, senão dou só arroz com feijão mesmo.

Refeições para crianças

Minhas opções para almoço (12h) e janta (19h) são:

Sopa: é mais um purê, porque na verdade é uma sopa com pouco caldo. Feita com legumes, arroz ou massa cabelo de anjo, carne ou frango. Vario esses legumes: batata, cenoura, moranga (abóbora), chuchu, brócolis, vagem, ervilha. Coloco carne ou frango. Massa cabelo de anjo ou arroz cateto. Pouco sal e azeite.

Risoto de carne ou frango: Frango ou carne cortados em pedaços bem pequenos, refogados com pouco azeite. Depois jogo o molho de tomate que já falei por cima. Cozinho o arroz dentro. Acrescento ervilha, brócolis ou vagem (geralmente tenho esses três congelados também).

refeições para crianças

Esse é o exemplo com carne e ervilha.

Polenta: faço Polentina como manda na embalagem. Jogo o molho de tomate que já falei acima e cozinho numa panelinha uns pedaços de carne ou frango.

refeições para crianças

Para a Mônica ofereço conforme o prato da frente, pros meninos misturo bem, como os pratos do fundo.

Arroz com feijão ou lentilha: cozinho arroz agulha (antes fazia o cateto, aquele de comida japonesa, mas a Mônica não gosta) e misturo o feijão ou lentilha que tenho congelado. Às vezes cozinho frango ou carne e dou junto, outras vezes dou só a dupla mesmo.

Purê de batatas: cozinho batatas, esmago, misturo um pouco de leite semi-desnatado para fazer o purê. Não coloco margarina. Uso como molho o mesmo que uso na polenta.

Carne moída com moranga e arroz: refogo cebola, carne moída e deixo cozinhar a moranga dentro até ficar bem molinha. Assim a carne e a cebola cozinham melhor. Cozinho arroz e sirvo junto.

A única dessas opções que a Mônica não come junto é a sopa. Prefiro a sopa e o purê à noite. Eles dormem melhor. Nunca dou feijão na janta. Nos lanches da manhã e da tarde dou sempre uma fruta. De manhã banana e à tarde pêra ou maçã, geralmente.

Minhas opções para lanche são: biscoito Maria, Maisena ou Passatempo sem recheio puro ou numa papinha com leite semi-desnatado; panqueca doce; mingau de aveia; batidinha de aveia em flocos finos no liquidificador com uma fruta ou duas (escolho entre banana, pêra, maçã, mamão, morango) e leite semi-desnatado. Pedaço de bolo sem recheio e uma fruta.

[youtube=http://youtu.be/_IcFH1klWsY]

Os sucos que costumo dar são de laranja e de uva tinto ou branco integral. Ao de laranja não acrescento água, dou puro. Ao de uva tinto e branco faço meio a meio entre água e o suco. Ao meio-dia dou de laranja (principalmente quando dou feijão porque o ferro do feijão é melhor absorvido com a vitamina C da laranja) e na janta dou de uva.

Não deixem de ler os posts sobre alimentação saudável e sobre alimentos industrializados, com receitas de duas nutricionistas.

E aí, alguma sugestão a mais? Estou aberta a novidades principalmente quanto ao lanche da tarde! Até mais!

10 comentários

  1. Avatar
    Adriana

    Olá Michele.

    Adoro TDs vcs e acompanho tudinho pelo blog e pelo face. Curti muito os posts sobre alimentação e gostaria de saber dessa super mamãe: Qual é o leite que VC dá aos bebês?
    Abraços e beijos.
    Adri

    1. Michele Kaiser

      A gente hoje (agosto de 2016) dá leite normal, de vaca, semi-desnatado com um pouquinho de açúcar mascavo. Beijos.

  2. Avatar
    selma ribeiro

    Adorei tudo! A partir do final desse mês, vou tentar me organizar seguindo suas dicas. Minha filha completa seis meses e já já eu volto ao trabalho. Assim como vc faz, fica tudo mais organizado.

    1. Michele Kaiser

      Que bom que gostou, Selma! As dicas da conservação da carne em gelinho é muito boa para quem tem que fazer preparações em pequenas quantidades. Um abraço!

  3. Avatar

    Oi Michele, sempre acompanho seus posts e acho vcs uma familia linda!!!!
    apesar de ainda não ser mãe, eu adorei suas dicas, será q vc pode postar a receita escrita das suas panquecas? ah, e mto linda e esperta sua ajudante!!! beijos! 🙂

    1. Michele Kaiser

      Oi, Syka! Acabo de criar a aba Receitas onde escrevi a receita das pancakes. Um beijo!

  4. Avatar
    Patricia

    Oi, tudo bem ? Primeiro vc é uma guerreira porque eu fico exausta com 1 bebe, imagina com 3 e a lindinha, tem que ter muito jogo de cintura, parabéns !!

    Eu nao gosto de dar gelatina, sou contra, pelo que li hoje em dia não tem nada de saudavel, aí para variar um pouco nos lanches eu faço sagu, do branquinho, cozido com suco de uva integral ou maçã, as vezes faço a gelatina com agar agar também fica bom, mas a consistencia é diferente. Fica a dica ! Bjs

    1. Michele Kaiser

      Muito boa ideia! Obrigada, Patricia!!

  5. Avatar

    Olá Michele, antes de tudo queria te parabenizar por você ser essa extraordinária mãe, que não fácil ser mãe de trigemeos e mais outra criança de 3 anos, realmente vc tem que se virar nos trinta para da conta …… Parabéns por essas receitas que não me canso de de acompanhar, a sua praticidade com esses alimentos sou tua fã.

    1. Michele Kaiser

      Nossa, muito obrigada! Eu me viro como posso, bom saber que ainda ajudo algumas pessoas!!

Deixe seu comentário