Quando colocarei os trigêmeos na escola

Uma pergunta muito frequente entre as pessoas que me conhecem é: “você vai colocar os trigêmeos na escolinha?” Agora que a Mônica foi matriculada e está frequentando um colégio regular, várias pessoas me perguntam se pretendo matricular, também, os meninos.

Bem, na verdade, não tenho essa intenção. A resposta é NÃO. Uso os mesmos critérios que usei no tempo da Mônica para avaliar essa questão. Optei por deixá-la conosco em casa até os 3 anos e meio por esses motivos:

1) Sou professora particular de inglês e meu horário de aula mais concorrido é entre 17h e 21h. Sendo assim, era preferível ter babá para cuidar dela porque a escolinha não ia suprir essa necessidade de horário.

2) O valor que eu pagava para a babá se equiparava com o valor cobrado pela escolinha.

3) Preferi mantê-la em casa por recomendação do médico especialista em saúde do pulmão. Mônica consultou esse especialista aos 10 meses, quando teve uma crise bem feia. Ele disse que ela tinha “asma de pele” (ligado à dermatite atópica) e que era melhor que não convivesse com outras crianças em escola antes dos 3 anos. Pensando na saúde dela, e com medo que ela tivesse bronquiolite de novo, segui a recomendação. OBS.: Os meninos têm os mesmos problemas que ela: dermatite atópica e tiveram bronquiolite aos 10 meses. Igualzinho.

Agora que ela alcançou os três anos, resolvemos colocá-la na escola para brincar, conviver com outras crianças e experimentar atividades diferentes das que oferecemos em casa. Ainda, se continuasse em casa mais um ou dois anos, teria que ficar com a babá junto com os manos. Como eles demandam muita atenção, ela provavelmente ficaria mais esquecidinha num canto. Optamos pela escola regular porque é mais barato que escolinha e achei que tinha mais coisas a oferecer. Para se ter uma ideia, ela tem, no currículo, aula de música, teatro, psicomotricidade (vulgo educação física) e inglês! Só o ballet era extra-curricular, mas aí optei por deixá-la na escola que já vinha frequentando, aos sábados pela manhã.

Enfim, pretendo colocar os manos na mesma escola que ela, depois que tiverem completado 3 anos. Um dos motivos de não colocar na escolinha é o valor. É cerca de 40% mais caro que a escola, em meio turno. De qualquer forma, eu precisaria da babá de manhã. Se é pra pagar babá, prefiro já pagar turno integral. Sendo assim, não posso arcar com os gastos de babá e escola para todos. Vou segurar em casa o máximo que dá, e esse limite, pra mim, são os 3 anos. Iniciarão, então, em 2017. Farão o nível que ela começou. Hoje há 4 turmas de 15 alunos no nível iniciante (entre 3-4 anos). Já me decidi que quero que cada um dos trigêmeos fique em uma turma diferente. A não ser que meus filhos me peçam para ser diferente, matricularei cada irmão em uma turma.

Se fossem gêmeos, só dois, colocaria juntos. Mas, as turmas têm cerca de 15 crianças e, se ficassem juntos, 3 dos alunos seriam os meus filhos. Seria uma gangue! A professora iria confundi-los todos os dias, afinal, são iguais e estariam de uniforme. Os colegas talvez não se aproximassem muito porque eles, sozinhos, ocupariam uma das mesas de atividades (que tem lugar pra 4). Se cada um ficar numa turma com uma professora diferente, poderão aproveitar para desenvolver melhor sua individualidade. A profe ia saber o nome daquele aluno e não precisaria ficar comparando e/ou diferenciando um do outro. Acho que eles só terão a ganhar. Cada um terá sua própria turma, com seus próprios amigos. A única pessoa que vai sofrer sou eu, que terei que convidar 3 turmas de amigos diferente para o mesmo aniversário!!! Ô, bolso.

O que vocês acham disso? Será que mudarei de ideia dentro dos próximos dois anos?

Até mais!

13 comentários

  1. Avatar
    Viviane

    Eu acho que você será convencida a mudar de ideia kkkk, com dois anos eles terão opiniões vejo pelo meu filho com dois anos. A ao verem a irmã ir para escola acho difícil eles não quererem ir também. Você esta certíssima em seu ponto de vista… mas os rapazinhos não sei se vão querer esperar tanto… Beijos mil ótimo ano para você…

    1. Michele Kaiser

      A escola dela só aceita aos 3 anos. Vão ter que esperar… Hehehehe. Um beiji!

  2. Avatar
    Valéria.

    Olá, sempre dou uma “olhadinha” no seu blog, gosto bastante, porém é a primeira vez que decido comentar, afinal o assunto é escola e tenho trigêmeas. Gostaria de dividir com você a minha experiência: as meninas, hoje, têm 10 anos. Começaram a frequentar a escola com 1 ano e meio, pois na época eu trabalhava o dia todo e entre babás (que tiveram até essa idade) e escola, a escola foi a melhor opção para mim naquele momento. Bem, quanto ao assunto de estudar em salas separadas apoio essa decisão, eu não fiz isso e as meninas sempre estudaram juntas e, neste ano, os problemas estão em evidência. A escola delas tem a postura de separar múltiplos se perceberem algum problema pedagógico ou de relacionamento, porém elas nunca apresentaram esses problemas e, para mim, era mais fácil frequentar somente uma reunião de pais no mesmo dia, mas agora percebo, que independente dos problemas que não são evidentes aos outros, eu errei em deixá-las juntas, cada uma tem um desempenho escolar e a comparação entre elas mesmo é inevitável, agora na puberdade acabam construindo um mesmo grupo de amigas e surgem mais problemas por uma ser mais popular que as outras, enfim ciúmes, mágoas… Lamento não ter separado desde o início.
    Abraços e parabéns pelo blog.

    1. Michele Kaiser

      Sinta-se a vontade para vir aqui e comentar, Valéria!! Adorei conhecer sua opinião e saber que concorda com a minha decisão. Eu fiquei lá sentada, na escola, olhando pra tudo. Vi como as salas são (conforme a foto). Analisei bem e decidi separá-los. Interessante você me contar tudo isso sobre suas filhas. Adorei saber, só corroborou minha decisão. Obrigada mesmo!!!

      1. Avatar
        Valéria.

        🙂

  3. Avatar

    Concordo total com você!!!

  4. Avatar
    Alexsandra R V Karnopp

    Adorei ler a sua visão da escola. Eu tenho gêmeos 2 meninos de 5 meses… Começaram na creche essa semana, não são idênticos… Futuramente, pretendo separa los quando começar a fase da alfabetização… Trabalho numa creche e observo e converso com outras professores sobre os gêmeos. Até o pré ainda vai ( não generalizando) mas, depois um atrapalha o outro no aprendizado, não dividem os amigos… Existe o caso de duas irmãs, que uma manipula a brincadeira da outra ( muito autoritária), os coleguinhas para brincar… Enfim, cada caso é um… Mas, pretendo evitar confusões futuras…

    1. Michele Kaiser

      Quando há gêmeos tem casos e casos. Mas acredito que, com trigêmeos, separar é a melhor solução. Mais trabalho pra mim, né? Mas acho que é o melhor pra eles. Obrigada por compartilhar sua opinião.

  5. Avatar
    Ayla Costa

    Também só queria colocar o meu com 3 anos,mas quando ele completou 2 aninhos ,sempre que brincava com um amiguinho fazia birra na hora de se despedir.Ele necessitava interagir,era muito sozinho (problema que os trigêmeos não tem,he he he).Optei então pela escola e ele ficou muito feliz!!! Quanto a colocar cada gêmeo em uma turma,acho uma ótima ideia mas acredito que eles não vão querer se separar!

    1. Michele Kaiser

      Essa decisão foi tomado por mim e meu marido, mas claro que a opinião deles será levada em conta. Eu tentarei convencê-los que é melhor, mesmo que não use os argumentos que citei no texto.
      Que bom que funcionou bem colocar o seu filho na escola aos 2 anos. Mas mesmo que eu tivesse só a Mônica e mais um, devido ao meu horário de trabalho, creio que optaria pela babá. Um abraço!

  6. Avatar

    Michele, acompanho seu blog e admiro muito você. Sou mãe de um só e não foi planejado, então foi mto difícil no começo adaptar toda minha vida pra chegada de um filho. Optei por colocá-lo na escola cedo(1ano3meses) mesmo eu estando em casa o dia todo. E sobre separá-los, acho a melhor decisão. Apesar de serem trigêmeos, são três meninos diferentes e assim será mais fácil eles mesmos perceberem isso.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Ana Paula. Que bom que concorda. Espero estar certa! Um beijo.

Deixe seu comentário