Os trigêmeos da Andréa

De São Paulo-SP, Andréa Ferreira Jacoto, 43 anos, e o marido Andre Pronin, 44, são vitoriosos pais de quatro filhos. Depois de anos tentando ter um bebê e 9 fertilizações in vitro (FIV), o casal teve a pequena Larissa, de 2 anos e 8 meses. Querendo ser pais novamente, implantaram mais 2 embriões e vieram os trigêmeos Anna, Alexandre e Filipe!

Os trigêmeos da Andréa

“Iniciamos tratamento em 2006 e somente após 9 fertilizações in vitro (FIV) conseguimos engravidar da Larissa. Após tantos anos de tratamento de fertilização, em um certo momento já duvidávamos de conseguir engravidar. Nada aparecia em nossos exames que pudesse identificar qual era o problema, o que dificultava o tratamento. Cheguei a engravidar em 2010 mas tive um aborto espontâneo na oitava semana, o que nos deixou muito frustrados. Era nossa sétima FIV.

Na 9ª tentativa, quando engravidei da Larissa, havíamos colocado 3 embriões. Mas somente um implantou. A bolsa da Larissa estourou com 25 semanas e precisei ficar internada por 2 meses. Ela nasceu de 32 semanas, com 38cm e 1,840kg. Larissa ficou na UTI por 24 dias. Respirava sozinha e só precisou ficar com acesso de antibióticos por 2 dias devido ao problema da bolsa rota (bolsa estourada), como precaução para qualquer infecção. Se alimentou por sonda nas duas primeiras semanas passando para mamadeira e peito em seguida. Teve anemia profunda e por isso demorou mais para ser liberada, mesmo com peso superior a 2 quilos.

Já sabíamos que para uma segunda gestação também teria que ser via FIV e nos programamos para iniciar quando ela completasse 1 ano e meio. Na ocasião, implantamos 2 embriões, imaginando ter somente 1 bebê. Após o tratamento tive que aguardar 12 dias para realizar o teste Beta HCG, mas pelos meus sintomas já imaginávamos que seria positivo. O índice deu 4 vezes maior do que o da Larissa e começamos a desconfiar de gêmeos. Eu também comecei a sentir muito enjoo e fome, chegando a passar mal se não comesse de 3 em 3 horas. No dia do ultrassom de confirmação, visualizamos as duas placentas e foi confirmada a gestação gemelar. Já ficamos apreensivos com este resultado e, enquanto tirávamos algumas dúvidas com a médica, ela localizou o terceiro saco gestacional, confirmando após os batimentos cardíacos a gestação trigemelar. Ou seja, um dos embriões se dividiu formando gêmeos idênticos (os dois meninos Alexandre e Filipe). Anna é a gêmea fraterna.

Confesso que passei mal na hora, tive tremedeira e precisaram acionar uma enfermeira para tirar minha pressão. Meu marido entrou em choque, ficou mudo… Quando nos recuperamos da surpresa nos questionávamos como iríamos fazer… No final do dia, apesar das preocupações com a gestação em si e com a criação de 4 filhos, já estávamos amando nossos trigêmeos.

Por ter tido problemas na minha primeira gestação, com rompimento de bolsa na 25ª semana, nossa médica se cercou de todos os cuidados para evitar qualquer problema. Eu tomava os medicamentos indicados devido ao tratamento, vitaminas e protetores estomacais. Tomava também injeções diárias de anticoagulante para evitar trombose. Minha alimentação foi bem equilibrada e me alimentava de 2 em 2 horas, engordando somente 8 quilos em toda gestação. Realizávamos ultrassons quinzenais para acompanhamento além dos morfológicos. Na 20ª semana, inseri um pessário uterino para auxiliar na sustentação do peso dos bebês, protegendo o colo e evitando rompimento de bolsa.

31 semanas

Andréa grávida de 31 semanas dos trigêmeos Anna, Alexandre e Filipe.

Como sou muito alta, minha barriga cresceu bastante, mas parecia que eu estava esperando somente um bebê, ninguém dizia que eram três. Não precisei fazer repouso absoluto. Diminuí meu ritmo, não pegava peso, parei de dirigir com 24 semanas de gestação e passei a ficar mais sentada ou deitada nas duas últimas semanas.

Foi uma gravidez tranquila e muito curtida. Diferente da primeira, quando fiquei internada, desta vez pude comprar o enxoval deles, montar o quarto, fazer chá de bebê e aproveitar cada fase. Tinha também uma condição física melhor, o que ajudou a evitar pressão alta, diabetes ou qualquer outro problema comum em gestação múltipla e com idade elevada.

A Anna estava em uma única placenta e é bem diferente dos irmãos. O Alexandre e o Filipe são idênticos e dividiram uma placenta, mas em sacos gestacionais distintos, o que foi positivo para evitar a síndrome de transfusão feto-fetal, nosso maior medo durante toda a gestação.

Nosso plano era de seguir com a gestação trigemelar até 34 semanas no mínimo, porém, um ultrassom na 32ª indicou que o Filipe estava com crescimento estacionado e que o cordão começava a dar sinais de interrupção de fluxo. Decidimos antecipar o parto para que ele não entrasse em sofrimento fetal. Então, assim como a Larissa, eles nasceram de 32 semanas e 5 dias, exatamente igual! Parece que foi planejado! Os trigêmeos nasceram no dia 8 de julho de 2014. A Anna com 43cm e 1,835Kg; o Alexandre com 41cm e 1,540Kg e o Filipe com 41cm e 1,415Kg.

Os trigêmeos ficaram na UTI neonatal por 26 dias. Respiravam sozinhos e somente o Alexandre ficou com oxigênio ambiente nas primeiras 24 horas pois nasceu muito ofegante. Também se alimentaram por sonda nas primeiras duas semanas. Devido ao baixo peso, fizemos “canguru” com os meninos por uma semana, quando os colocávamos em contato com minha pele diretamente por uma hora para ajudar no desenvolvimento. A Anna precisou de duas consultas com fonoaudióloga para aprender a sugar. Conseguimos sair do hospital com os três juntos, o que foi considerado uma grande vitória!

Trio RN

Trio - 1 mes

Eu conto com a ajuda de uma babá durante o dia de segunda a sexta e com o papai a noite e nos finais de semana. Durante dois meses eu contratei uma babá noturna que me ajudou bastante. A partir do quarto mês os três já dormiam 8 horas e não precisei mais de ajuda neste período.

Sobre a identificação, o Alexandre e o Filipe são realmente muito parecidos e já cheguei a trocá-los duas vezes… Tentei colocar uma pulseira, mas eles tiram. O que os diferencia é que o Alexandre tem um cortezinho na orelha direita e uma manchinha na perna esquerda. Fora isso, tento colocar roupas diferentes, mas sempre tenho que dizer quem é quem, até mesmo para o papai!

Trio - 8 meses

Os trigêmeos de Andréa já estão com 8 meses.

Hoje, apesar das dificuldades de criar 4 filhos, nos sentimos vitoriosos e digo que faria tudo novamente. Criei a fanpage Mãe de Proveta para dividir minha experiência com outras mulheres que tentam engravidar ou que já possuem filhos.

Estou escrevendo um livro com a nossa história, pois acredito que como nós, muitos casais que passam pela dificuldade de engravidar precisam enfrentar situações constrangedoras e até mesmo conviver com pessoas que não conseguem entender o que passam. São conflitos internos que podem destruir uma relação à dois e até mesmo com família e amigos. Minha intenção é que tanto estes casais quanto aqueles que convivem com eles possam ler e amenizar esta convivência”.

São guerreiros e vitoriosos! Me sinto muito feliz em dividir com vocês a história maravilhosa da Andréa e do André, junto aos seus quatro filhos. Muito obrigada por participarem!

Você também tem trigêmeos e quer contar sua história aqui? Me escreve!

Até mais!

4 comentários

  1. Avatar
    fatima

    Que “lindas crianças lindas” Parabéns – adorei !!!!

    1. Michele Kaiser

      São mesmo! Um beijo!

Deixe seu comentário