Ter gêmeos idênticos (univitelinos) é a pedida para, desde a gravidez, comprar várias peças iguais para eles. Coisa mais bonitinha ver aquelas crianças com o rostinho igualzinho e com a roupinha igual! Xerox. Control C, Control V. Eu adoro colocar uma roupinha igual para fazer uma foto bonita ou para confundir as pessoas (é divertido!).
Mas na prática não é tão fácil. Apesar de parecer lindo, vestir gêmeos idênticos com roupas iguais traz muita confusão, na minha opinião! Uma vez o Matheus olhou-se no espelho do elevador (estava sozinho com o papai) e apontou para o espelho e disse: “-Mano!”. Nem ele sabe que ele é, imagina se os outros vão saber…
Aqui listo cinco motivos para eu não vestir meus trigêmeos com roupa igual. Não coloco a mesma roupa neles porque…
1. É difícil de achar. Ao contrário do que dizem e do que você pode pensar, para mim nunca foi fácil achar três peças iguais do mesmo tamanho, sem ser sob encomenda. Não tenho muito tempo para pesquisar roupas ou ir à grandes lojas em grandes centros, então, fica difícil encontrar. No aniversário de 1 ano dos meninos eu consegui essas três camisetas do Bob Sponja iguais. Mas as calças jeans que eu queria não encontrei, só tinha igual de tamanhos diferentes.
2. A maioria das roupas que os trigêmeos usam vieram de doação, geralmente de amigos e parentes cujos filhos já cresceram. Recebemos “desapegos” de diversas pessoas e eles usam mesmo! Nesse caso, nunca vem roupa igual, às vezes vem peças parecidas de cores invertidas.
3. Não temos neuras. O fato de os trigêmeos serem todos do mesmo sexo facilita muito a nossa vida. Quando estava grávida eu sonhava que podiam ser dois meninos e uma menina, assim eu teria dois meninos e duas meninas. Mas que bom que são todos do mesmo sexo! Assim, todas as roupas que compramos e ganhamos são de todos. Os três usam o que serve e o que está limpo. Por enquanto nenhuma roupa é de um filho específico. Tudo é de todos!
4. Eu me confundiria e não saberia quem é quem! Na fase que eles estão – quase 1 ano e 11 meses -, a gente reconhece o filho até pela voz. Quando um vem chorando, já sei qual é. Quando escuto a risada, sei de quem é. Mas quando estão de costas, sem falar ou chorar, e ainda com roupa igual… Aí, minha gente… Danou-se. Admito: confundo as crianças!
5. Preservação da individualidade. Os pobrezinhos já são trigêmeos, e ainda toda vez que a mãe vai chamá-los, mesmo sabendo muito bem quem é quem, acaba chamando o nome dos irmãos antes. É incrível. Imagina se estiverem com a mesma roupa! Vamos preservar o que for possível da individualidade de cada um, para que saibam que são cidadãos únicos, e não somente parte de um trio. Esse é o principal motivo para que eu querer os colocar em turmas separadas na escola, por exemplo. Se o uniforme já padroniza a escola, imagina três guris iguais com a roupa do colégio? Tá, mas isso é assunto para outro post.
Até mais!
Leia também: 8 fatos sobre ter filhos idênticos
Michelle, uma amiga com gêmeas passa o problema contrário: ela compra igual e da mesma cor para as meninas que estao agora com 4 anos pois havia uma guerra do “o dela é mais bonito-eu quero o dela”. Então pra mantença da paz mundial, tudo igualzinho e a gente pira na identificação! Rsrs
Eles sempre nos surpreendem! kkkkk
Amei Michele e olha, se eu que tenho um já não gosto de vestir só de azul, imagino vc com 3 meninos!!! O meu quero que saiba que pode usar a cor que quiser, nada de rosinha pra meninas e azul pra meninos….compro amarelo, laranja, verde, branca, preta, azul, cinza enfim….obviamente não compro rosa, mas se ele brincar com algo rosa ele não se encana. Isso é uma grande bobagem. Bjos
Oi, Tassi! Que ótimo te encontrar aqui! Concordo totalmente!! Aqui também não temos esse estresse! Beijos!!
Nossa,q dó do mateus confundir sei próprio reflexo c o do mano…
Hoje eles já sabem se diferenciar?
Ex: O Mateus sabe qual a diferença entre o Murilo e o Marcelo?
Acredita que sabem? A gente entrega as mamadeiras pro Matheus e ele entrega cada mamá para cada um dos manos, bem certinho. Eles sabem também quando chamamos pelo nome, sabem muito bem quem é quem! Beijos!
A Mônica não tem ciumes deles Michele Kaiser
Não, ela é bem querida. Me ajuda um monte com eles. Bjs!
Eles são lindos Michele… mas e vestir com roupa do mesmo modelo e cores diferentes ? O que você acha? Beijos no trio e na Mônica! Adora ler Pérolas da Mônica!
Acho boa ideia, assim não confundo! Hehehehe. Mas sem neuras! Eu tb adoro as pérolas dela! Bjs
🙂 Beijos!!
Putz! Eu não posso vestir os gêmeos iguais porque me confundo. E eles não são idênticos! O esquema de “cada um veste o que serve e (principalmente) o que está limpo funciona muito por aqui.
Parabéns pelo blog. Amo!
Eu tb me confundo, sejamos realistas! Hehehehe. Obrigada pelo carinho! Um beijo!
Oi Michele, você disse que no futuro pretende optar por deixar seus ruivinhos em turmas diferentes, isso acontecerá mesmo se eles quiserem estar juntos? Porque tive duas irmãs que são gêmeas, a escola sempre aconselhou minha mãe a por elas separadas, e assim foi feito, mas assim que chegaram no fundamental 2 minha mãe não se aguentou, elas pediam muito para estarem juntas, são realmente muito unidas e querem estar juntas. Agora que estão no ensino médio, estão em escolas diferentes, é um drama só rs, trocam mensagens o dias todo. Enfim, queria saber qual seria sua posição se eles quisessem estar juntos assim como minhas irmãs. Bjs! Seus 4 bebês são lindos, parabéns!!!
Oi, Letícia. Penso nisso por achar que eles precisam conviver com outras crianças. Quero que eles estejam numa turma onde a professora vai chamá-los pelo nome e não por “trigêmeos”. Eu imagino que se eles ficarem juntos a professora nem vai saber fazer o parecer direito, não vai conseguir diferenciar um do outro na hora de me dizer como eles estão evoluindo. Eu acho que vai fazer muito bem para eles ficarem separados um pouco. Mas, claro, se eles quiserem ficar juntos no futuro, essa hipótese será considerada. Eu prefiro que eles tenham a chance de se identificarem com um indivíduo único e não como um grupo. Beijos.
Amo ler seus post…Aqui as trigêmeas Sara Isabela e Gabriele agora com 4 anos e meio ja escolhem as roupas até mesmo quando ganham elas dizem uma para a outra esse é meu, e é impressionante toda vez de vestir elas sabem qual é…
Mas é muito difícil achar roupas iguais mesmo…
Mas sendo sincera eu não curto muito vestilas iguais é só de vez em quando como você disse. .
Beijosss
Que legal, Gisele. Será que você não gostaria de contar sua história aqui no blog? Me escreve para contato@ostrigemeosdamichele.com.br e eu te explico o que fazer. Um beijo!