Saudades da família…

Mônica havia passado a semana toda ansiosa porque ia dormir na casa da avó paterna. Ela adora ir brincar de filha única na casa da minha sogra e, desta vez, estava mais empolgada do que nunca. Passara a semana toda me pedindo para arrumar sua mochila com todas as coisas que queria levar: pijama se fizesse frio, camisola se fizesse calor, escova e pasta de dente, roupas para o outro dia, pantufa, chinelo, a lista era interminável. E olha que ainda nem contei que a mochila dos brinquedos que ela arrumou para levar era ainda maior do que a das roupas e acessórios.

Chegado o dia (esse último sábado), ela não aguentava a ansiedade. Obedeceu o dia todinho sem reclamar um segundo, brincou e ajudou a mamãe e o papai com os irmãos. Depois do banho e chegada a hora de, finalmente, embarcar no carro para ir para a casa da vovó, despediu-se longamente de todos e foi com o papai para o esperado destino.

Lá chegando, agradou a avó e a prima que lá estava, despediu-se do papai e ficou feliz abanando pela janela. Papai voltou para casa. Alguns minutos depois, recebemos uma ligação da minha sogra. Mônica estava chorando porque tinha saudades. “Será que me delonguei muito ao dar beijos de tchau?”, pensei. “Será que ela ficou com sentimento de deixar a mãe sofrendo de saudades em casa?”. Falei com ela ao telefone, lembrei-a do quanto queria ir dormir na casa da vovó. Ela me disse: “Mamãe, eu tô com muita saudade de você, do papai e dos maninhos, mas eu não quero ir embora, tá? Vou brincar e não vou mais chorar”. Eu quase não entendi o que ela disse, de tanto que soluçava. Eu queria ir buscá-la imediatamente, mas ela me pediu que não fosse.

Liguei mais duas vezes para lá antes de ir dormir. Fiquei preocupada, mas sabia que estava sendo bem cuidada. Sabia que minha sogra e ela têm um relacionamento muito legal e que elas estavam se dando bem. Sabia que não precisava ficar angustiada.

No dia seguinte, quando fomos buscá-la, perguntei o que havia acontecido, por que estava tão triste e com saudades se tinha chegado lá tão feliz. Aí o que ela me disse fez derreter meu coração. Ela disse que estava muito contente, mas que quando entrou na sala de estar da casa da avó e viu uma foto da nossa família, lembrou que tinha nos deixado em casa e deu saudades. Disse que olhou para o porta-retrato e não conseguiu segurar o choro. Viu ali na foto a mamãe, o papai e ela no meio dos maninhos e ficou com muita, muita, muita saudade. “Vovó, amanhã eu quero que t-o-d-a a minha família venha me buscar”. Querida. Todos nós fomos buscá-la e abraçamos e beijamos muito.

foto que monica chorou

Foto na casa da sogra.

Toda essa história me fez pensar no trabalho que meu marido e eu realizamos todos os dias. Mesmo com toda a nossa correria e todo o desgaste que criar quatro filhos nos traz, percebi que estamos no caminho certo. Mesmo nesse recanto de exclusividade que para ela sempre foi a casa da vovó, ela sente que é amada e que a família dela é a melhor coisa que ela tem no mundo.

Às vezes podemos nos achar uns belos fracassados, mas somos a coisa mais importante na vida de nossos filhos. Muitas vezes nos frustramos, ficamos de mau humor quando tudo naquele dia deu errado, mas o que importa na vida dos nossos pequenos somos nós e o que nos rodeia. Como é bom saber que estamos no caminho certo. Como é bom nos darmos conta que nosso esforço vale a pena, que estamos conseguindo dar o nosso melhor para nossos filhos e que está sendo o suficiente.

Obrigada, minha filha, por essa demonstração de amor!

11 comentários

  1. Avatar
    Juliana

    Michele,está semana não está sendo muito fácil, hoje então já chorei e estou aos prantos com a história da Mônica.Estou no aleitamento do hospital, pois recebi alta ,mas meus trigêmeos estão no berçário fazendo a evolução (graças a Deus ficaram só dois dias na UTI ,pois já nasceram com mais de 2kg cada).Enfim,tenho um filho de dois anos,e hoje à saudade escorreu pelos olhos,depois de 5 dias,o que para alguns pode ser poucoas para mim esses 5 mais os dias incertos dos tri podem me fazer pirar,afinal ele é meu primeiro amor,o meu primogênito.
    Estava passando pelo face e vi a publicação;achei interessante e resolvi ler.A saudade apertou mais,mas rezo para que os dias passem mais rápido e os maninhos evoluam com o passar deles…
    Um beijo e obrigada pela história de hoje.

    1. Michele Kaiser

      Querida! Entendo tudo que estás passando porque comigo foi muito parecido. A parte boa é que foi pouco tempo de UTI, mas todo o teu dia-a-dia a partir de agora será balanceado com cuidar dos trigêmeos recém-nascidos e tentar não deixar o mais velho de lado. Seja forte e saiba: tudo passa, viu? Hoje nossa vida é bem mais tranquila e conseguimos dar conta de tudo. Beijos.

  2. Avatar
    Debora

    Michele, ha algum tempo eu acompanho vcs e ja queria deixar um comentario sobre a Monica. Nao saberia interpretar essa saudades dela. Mas eh mto bacana e louvavel como vcs cuidam especialmente dela. Com tres bebes, ela facilmente poderia ser preterida, por razoes obvias, sao mtos cuidados. Mas eh nitido que ela esta sempre incluida e bem notada na individualidade dela. Eu conheci o blog pelos tri, mas confesso que hoje sou fã dela! Adoro quando tem perolas! Felicidades!

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada por seu carinho conosco, mas especialmente por seu carinho com ela! Fico feliz em ler comentários assim porque, para mim, todos os meus filhos são maravilhosos. Até a mamãe aqui às vezes se chateia quando vê darem tanta atenção a eles e pouca à ela. Obviamente eles chamam mais atenção, mas para nós, os pais, todos os nossos filhos são divinos e especiais. Obrigada!

  3. Avatar
    Arlene Kuster de Oliveira

    chorei.

  4. Avatar
    Débora

    Ai que linda!Li com os olhos molhados em lágrimas,que este amor seja eterno entre vocês!

  5. Avatar
    Débora

    Ah,esqueci de comentar sobre este biquinho lindo gente!Quem está no colo do papai?

  6. Avatar
    Helen

    Parabéns! É maravilhoso ler histórias como está. Nos enche de alegria, paz, conforto e esperança.
    Fiquem Com Deus!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Helen! Um beijo.

  7. Avatar
    Vitória C.

    Achei muito fofinha essa história! A mônica é um doce, que orgulho dessa menininha!!

    1. Michele Kaiser

      Ela é demais!!! Coisa mais querida da mãe!

Deixe seu comentário