Dia da mãe guerreira

Desde que me tornei mãe de trigêmeos, me deparo com um título que com frequência é creditado à mim: “Essa é guerreira!”. Mães de gêmeos ou outros múltiplos são chamadas de guerreiras por terem muitos filhos por vez. Mas será que é isso que determina uma mulher como guerreira? O número de filhos que ela tem a cada gestação?

Eu sempre sonhei em ter filhos. Queria ter dois. Ao tentar o segundo, engravidei naturalmente de trigêmeos. Não vou mentir, passei muito tempo triste e assustada com o que estava por vir. Durante a gravidez, quando eu contava que esperava três bebês, muitas pessoas me chamavam de corajosa. Mal sabiam a covarde que eu era. Mal sabiam o quanto me assustava o futuro que estava por vir. Mal sabiam o medo que eu tinha de ter meus filhos. Mal sabiam o medo que eu tinha de não ter meus filhos, de perder todos por extrema prematuridade. Mal sabiam que coragem e força era tudo que eu precisava e gostaria.

Quando eles nasceram e consegui os trazer para casa, morria de medo de tudo! Me sentia frágil e pensava que nunca conseguiria dar conta de alimentá-los, dar banho, colocar dormir… Sentia pena deles por terem uma mãe tão insegura e morria de medo de tomar as decisões erradas. “Como vou fazer esse bebê arrotar se preciso amamentar o outro?”, me questionava. Optava por colocar aquele deitado no berço com o travesseiro alto e morria de medo de ele se engasgar se o leite voltasse. Mesmo quando tinha ajuda, todos esperavam que eu tomasse as decisões, afinal, eu era a mãe. Mal sabiam que eu queria que tomassem todas as decisões por mim porque não fazia ideia se estava fazendo a coisa certa!

Mas com o passar do tempo, a gente vai conseguindo fazer as coisas. Percebe que não há jeito certo de criar os filhos. Dá tudo de si e se adapta com a realidade que tem na frente. Aprende que é possível cuidar de tantos filhos desde que exista carinho, amor e zelo pelo bem de todos. Garra, força, persistência… esses a gente vai encontrando com o tempo.

Sim, sou guerreira. Fui mãe de uma menina que veio sozinha e recebeu todo o cuidado e amor. Depois, fui mãe de três meninos ao mesmo tempo, que vieram em bando para chacoalhar meu mundo, e receberam (cada um na sua vez) todo o cuidado e amor.

Hoje eu só posso agradecer a todas as pessoas que me chamaram de corajosa e guerreira durante a minha gestação e os primeiros meses dos meus filhos. Foi por medo de não atender à expectativa de ser corajosa e guerreira que assim me tornei. Hoje aceito esse título com orgulho.

dia das mães

Quero desejar um Feliz Dia das Mães a todas as mamães corajosas, guerreiras, que dão seu amor incondicional para simplesmente receber amor de volta! Parabéns a todas as mamães que nesse domingo são homenageadas por simplesmente passarem os dias tentando encontrar equilíbrio entre administrar a casa e a família. O título ou rótulo de “guerreira” não está ligado ao número de filhos que uma mulher tem, mas sim à forma como ela conduz a maternidade.

Feliz Dia das Mães! Até mais!

8 comentários

  1. Avatar
    Priscila Ponte

    Uhuuuu aplaudindo de pé!!!
    Vc tem toda razão, o título guerreira tb vai para àquela mãe que está há meses na beira do leito do filho dentro de um hospital, doente e/ou esperando um transplante de órgãos. Tb àquela mulher que largou a carreira, abriu mão de promoções de cargo (meu caso) para poder ter um horário certo para sair da empresa e ficar com sua filha. Tb àquela mãe não pode se dar ao luxo de abrir mão do emprego para por comida na mesa de seu único filho.
    Enfim, “guerreira” está na forma de maternar.
    Aplausos para seu texto! 😉

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada pelo carinho. Havendo amor, carinho e zelo pelo bem estar, todas somos guerreiras e batalhadoras! Um beijo!

  2. Avatar
    Livia S Prado

    Amei o post, acabei de ser mãe de trigêmeas (elas completarão 3 meses próxima semana), me identifiquei com o texto inteiro… Medo de ter as meninas, medo de não ter, medo de dar amor de menos a alguma, se estou alimentando corretamente… O começo foi caos, mas agora estamos nos entendendo… A insegurança é grande na maioria do tempo, mas aos poucos estamos nos ‘organizando’… Obrigada pelo texto, ótimo saber que não estou sozinha!! ❤️

    1. Michele Kaiser

      Querida! Espero que o blog te ajude de diversas formas. Não, você não está sozinha! Um beijo!

  3. Avatar
    Flavia

    Estou grávida de trigêmeos, estou com 13 semanas, e assim como vc estava planejando dar um irmão para o meu filho mais velho (ele tem hj 2anos e 9 mês)… E me identifiquei mto qnd vc disse tenho medo de ter meus filhos e tenho medo de n ter meus filhos… Obrigada por compartilhar suas experiências, assim n me sinto tão sozinha.

    1. Michele Kaiser

      Espero que o blog te ajude de diversas formas e espero que possas ter uma gravidez tranquila, dentro do possível. Um beijo. No que precisar, tô aqui!

  4. Avatar
    Adrianne

    Corajosa, guerreira e linda!!!!!!!!!!!

    1. Michele Kaiser

      Querida! Obrigada pelo carinho!

Deixe seu comentário