Trigêmeos matriculados!

Na última segunda-feira, matriculei os trigêmeos na escola! Os meus pequenos meninos estarão estudando em um colégio que tem crianças pequenas, grandes e adolescentes a partir do ano que vem: 2017. Trigêmeos matriculados!

Optei por não colocar meus filhos em escolinha. Sou professora de inglês e meu horário de trabalho é bem inconstante. Eu trabalho três manhãs por semana, todas as tardes e quatro vespertinos. Por isso, ainda na época que tinha somente a Mônica, escolhi ter uma babá e, por sorte, encontrei uma senhora disposta, gentil e muito querida com crianças. Ela acompanhou a descoberta da gravidez trigemelar e toda a minha angústia durante a espera dos meninos. Me ajudou a cuidar deles durante a noite e, depois que eles fizeram um ano e três meses, passou a trabalhar o dia todo em nossa casa.

Quando Mônica completou três anos, resolvemos que estava na hora de ela estudar e optamos por matriculá-la em uma escola regular, onde pudesse evoluir até o 1° ano e, se possível, estudar todo o ensino fundamental. Escolhemos uma bem legal com a qual nos identificamos e a ideia sempre foi seguir a mesma linha com os meninos. Ficariam em casa até completarem três anos e então, no ano letivo seguinte ao aniversário, seriam matriculados na mesma escola que ela estuda.

requerimentos de matricula 2017

E assim, fizemos. Na última segunda-feira realizei a matrícula dos trigêmeos para 2017. A escola aceita crianças acima dos três anos e tem quatro turmas desse primeiro nível. Fiz a matrícula e solicitei: “por favor, separar os trigêmeos”. Cada menino lindo da mãe vai ficar estudando em uma turma diferente. Não quero que sejam colegas.

Trigêmeos matriculados separadamente

Optamos por separá-los por alguns motivos. Nós esperamos:

  • Promover a autonomia e independência do outro. Hoje, Murilo e Marcelo esperam Matheus tomar as decisões para copiá-las. Queremos que os outros aprendam a tomar suas próprias decisões e não dependam um do outro para fazer qualquer coisa que seja. E queremos que Matheus aprenda a conviver melhor com outras crianças, sem querer ficar mandando nelas.
  • Promover a individualidade, evitando comparações. Cada um terá uma professora diferente e essa professora poderá prestar mais atenção nas dificuldades e nos pontos positivos de cada um. Ela não confundirá os nomes deles porque, para ela, aquele aluno será único, como qualquer um dos outros coleguinhas da sala. Creio que se colocasse os três na mesma turma, a professora não ia conseguir me dizer qual deles fez o quê. Ela ia se confundir porque são muito parecidos e ainda estariam vestindo a mesma roupa: o uniforme!
  • Evitar que sejam conhecidos como “os trigêmeos”. E assim, evitar que montem uma gangue. Ou pior, evitar que se isolem de outras crianças, querendo ficar apenas junto dos irmãos por medo do desconhecido, por medo de se misturar com as outras crianças.

Não acho que será fácil executar essas ideias. Haverá alguns pontos negativos:

  • Será difícil comparecer às reuniões da turma. Eu e meu marido teremos que nos organizar para que cada um vá na reunião de uma turma (porque elas acontecerão no mesmo horário em cada sala de aula). Teremos que escalar uma das vovós ou algum ajudante para assistir a reunião da turma do terceiro.
  • Cada um terá seus próprios amiguinhos. Teremos, provavelmente, diversas festas de aniversário para ir onde somente um dos irmãos será convidado e, assim, penso que os outros vão se chatear de não poder ir.
  • Pode ser que cada filho tenha uma lição de casa diferente. Vou ter que me virar nos trinta para ajudá-los a fazer o tema de casa (a lição ou tarefa). Espero que todos tenham as mesmas atividades.
  • Farei parte de quatro grupos de turma no whatsapp! Hahaha, essa parte é só brincadeirinha! Mas precisarei sim administrar meu tempo e tentar não me confundir com as informações de cada turma.

Se percebermos que eles estão sofrendo muito com a separação, podemos voltar atrás e tentar juntá-los. Mas pretendo insistir bastante para que cada um tenha o seu espaço na escola. Eles terão bastante tempo para ficar juntos em casa, já que a aula é somente das 13h às 17h20. Vão passar as manhãs e as noites juntos. Então, por enquanto, estou feliz com a minha decisão.

trigêmeos matriculados

Será que é uma boa ideia?

O que vocês acham disso? Alguma experiência (positiva ou negativa) sobre a separação?

Até mais!

88 comentários

  1. Avatar

    Achei sua decisão ótima. Sou mãe, por enquanto de um, mas penso que separa -los será bem melhor. Tenho primas gêmeas. Na época de escola, foram separadas. Sofreram no início, mas depois deu certo.
    Espero o mesmo com seus filhos lindos.

    1. Avatar
      Tatiane Moreira Molon

      Sou mãe de trigêmeas. Foram para a escolinha com dois anos e oito meses. Sempre ficaram juntas, e sempre foram independentes. Com cinco anos optamos para irem para escola “grande”. Escolhemos uma que nos identificamos. As meninas adoraram. E continuaram juntas. Hj estão no terceiro ano e continuam juntas. A minha experiência até o momento está sendo positiva. Elas são independentes, a professora sabe direitinho quem é quem é suas dificuldades individuais. A Manu é mais sapeca, Ju quietinha e termina tudo muito rápido e a Lu gosta de expressar suas opiniões. Elas têm amigas em comum e também suas preferências. Na hora do tema ao menos são os mesmos o que facilita a minha vida. Pois em turmas diferentes os temas vem diferentes. Pois cada um tem uma matéria no dia. Assim se for matemática, todas tem matemática. Fizemos separadamente para saber qual a dificuldade de cada uma. Elas não se importam em serem conhecidas como trigêmeas e tão pouco ser conhecida como a mãe das trigêmeas. Já imaginou o dia da apresentação do dia das mães. Qual escolheria assistir? No meu caso em específico faz bem para elas e para nós. E o que facilitou que elas são independentes na sala de aula. A prof esquece que são irmãs. Elas estavam de aniversário e resolvemos fazer uma noite do pijama, cada uma convidou duas amigas… Imaginem a festa kkkkk!
      Michele é uma decisão muito difícil e muitas vezes temos que escutar nosso coração.
      Abraços
      Tati

      1. Michele Kaiser

        Muito obrigada por relatar sua experiência, Tatiane. Mesmo tendo esse probleminha sobre as apresentações em dias especiais, acho que os prós são maiores que os contra. Como meus filhos são muito parecidos, acredito ser muito difícil para a professora. Tenho medo que ela nunca saiba me dizer qual deles que tem dificuldade em qual assunto, ou qual fez que coisa. Bom, só o tempo irá dizer. Na teoria, é o que penso. Na prática, pode ser que tudo seja diferente. Um beijo!

    2. Michele Kaiser

      Obrigada por seu relato e pelo apoio, Lany. Um beijo.

  2. Avatar
    Dayana

    Boa noite Michele. Sou pedagoga e agora mãe ( minha bebê tem dois meses) e penso que você tomou uma ótima decisão “separando” os meninos. Às vezes não é um processo simples, mas é necessário e muitas vezes acontece com mais naturalidade do que imaginamos. Então, seja firme, converse com eles sobre isso passando segurança e mostrando o lado bom da situação. Boa sorte. Um abraço fraternal. Dayana.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo apoio, Dayana. É uma decisão difícil, mas acho que acertada. Creio ser a melhor opção e a escola apoiou. Ficaram aliviados quando eu pedi para separar, a coordenadora me disse que não iria contra a minha vontade mas que se a decisão fosse dela, os separaria. Um beijo.

    2. Avatar
      Valdirene

      Eu tô querendo matricular os meus trigêmeos esse ano eles estão na creche pública e tô querendo colocar no particular e eu tô sem condição financeira do o marido trabalha tô com pé d mãos atadas a menina gosto de fazer atividades mas q os meninos até o valor fica muito salgado k quer eu Fasso

  3. Avatar

    Ótima ideia e argumentos! Acho que se eu tivesse múltiplos, eu faria o mesmo.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo apoio! Beijos.

  4. Avatar

    Sou mãe de 4, e fico um pouco perdida, mas é uma característica minha, mesmo sendo bem ninja pra cuidar deles dou uma “sequelada”, acho que até pegar o ritmo vai ser um pouco mas cansativo, com organização você vai conseguir sim.
    Achei muito legal a decisão de vocês, Boa sorte!!!

    1. Michele Kaiser

      Acho que será difícil sim no início. Mas vou me esforçar porque acho que será melhor para todos. Um beijo e obrigada pelo apoio!

  5. Avatar
    Juliana

    Meu filho tem amiguinhos gêmeos. Ano passado estudou com um e esse ano está com o outro. São umas graças e cada um com a sua individualidade. Quanto à mamãe, acho que ela se sai melhor que nós, que temos apenas um. Bjos, boa sorte e não sofra por antecipação. As crianças, “se resolvem” melhor, que nós adultos.

    1. Michele Kaiser

      Você tem razão. Obrigada pelo apoio! Um beijo.

  6. Avatar
    karla

    Concordo plenamente com você…
    Boa sorte!
    Ah!..
    Seus 4 filhos são lindos

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho e pelo apoio! Um beijo!

  7. Avatar
    Ludmila - Vila Velha/ES

    Ola! Eu acho uma boa idéia separa-los. Na turminha do meu filho ano passado (4 anos) tinha gêmeos. Lembro-me que diariamente meu filho comentava sobre eles. Que tinham feito isso e aquilo. .. que a professora dava mais atenção a eles. Vi que isso tava prejudicando a salinha. Após uma reunião, a prof. Comentou q realmente isso estava acontecendo e não teve jeito, tiveram q separar os gemeos… eles colocavam o “terror ” na turma e atrapalhava os demais. kkkk
    Acho q o mais difícil mesmo será dar conta dos grupos de wtsp kkkkk bjo e parabéns pela família!

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Ludmila, não quis citar esse assunto assim como você falou para não me interpretarem mal, mas acho que você tem toda a razão no que disse. Acho que eles iam mesmo chamar muita atenção e dar muito trabalho à professora. Prefiro separá-los para aprenderem que a vida não é simples. Um beijo.

      1. Avatar
        LUDMILA - VILA VELHA/ES

        Então… Nós mães pensamos apenas nos nossos filhos e no bem-estar deles e acabamos esquecendo do coletivo. Manter meus filhos juntos na mesma sala será bom pra eles? Talvez sim. Mas e para os colegas e a professora? Essa conclusão me veio por uma experiência que tive com meu filho, numa classe que tinha gêmeos. Fico imaginando se fossem tri. (In)felizmente chamarão muita atenção mesmo. Lindos e ruivos!!
        Tenho dois meninos (3 e 5 anos). Um beijo.

  8. Avatar
    Amanda

    Concordo plenamente, pois tenho gêmeas e quando foram para escola no primeiro ano ficaram na mesma sala, não aprenderam nada pois chamam muita atenção dos colegas e se distraem juntas, há 2 anos sempre opto por separa las e foi a melhor escolha. Um abraço.

    1. Michele Kaiser

      Que interessante saber disso. Acho que sim, que eles (as) aprendem a ser o centro das atenções e fazer só o que querem. Acho importante serem únicos e se separarem um pouco na escola. Minha filha vai sozinha e sobrevive, por que eles iam ter que ficar grudados?

  9. Avatar
    Caroline

    Tenho gêmeos, sempre prezo pela ligação e amizade fortíssima que eles tem, são confundidos sim, são comparados também, e são conhecidos como os gêmeos,isso tudo não me incomoda, o que me preocupa é a insegurança de um e a liderança do outro, estou começando a me preparar para essa decisão, de separá-los posteriormente, exatamente pelos motivos que você descreveu.

    1. Michele Kaiser

      Eu acho que há pontos positivos e negativos em ambas as escolhas. Com gêmeos, talvez eu pensasse diferente. Mas com tri, tenho quase certeza que fiz a escolha certa. Um beijo.

  10. Avatar

    achei uma otima ideia Michele

    1. Michele Kaiser

      Que bom, obrigada!

  11. Avatar
    Tifany

    Achei ótima essa idéia, e seus pontos realmente são bem interessantes. Eu não tinha pensado em tudo isso antes de vc falar! Hahahaha Fico na torcida pra dar tudo certo 😉

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo apoio! Um beijo!

  12. Avatar
    Sandra

    Tenho gemeos com um ano e dez meses, desde já esse assunto me aflige….não sei como farei quando chegar a hora de irem para escola. Um deles é espontâneo falante aprende rápido, o outro é doce quieto fala pouco…olha vou aguardar a adaptação dos seus meninos pra ver se me ajuda na decisão.

    1. Michele Kaiser

      Eu creio ser bem diferente quando são dois e quando são três. Aqui, há épocas em que Matheus e Murilo são superunidos e deixam Marcelo de lado. Depois de um tempo, tudo muda e é outro que fica de lado. Hoje, Murilo e Marcelo estão mais próximos e Matheus está mais próximo da Mônica e do pai. Então, acho importante deixar os três separados para ver como se comportarão com os colegas. Vai me dar mais trabalho, mas acho interessante. Se fossem só dois, acho que eu não separaria. Beijos.

  13. Avatar
    Fernanda

    Sou mae de Gemeos de quatro anos agora mas os coloquei o ano passado na escola r estão desde então na mesma sala. Você está agindo certíssimo. Vou separa los Tb pois tudo que vc acha é verdade. Meu filho é super dependente da minha filha e por orientação também da professora que os acompanha ela deu a dica de separa los de turma oque eu vou fazer assim que possível. Sei Q vai ser dolorido para eles mas vendo hoje é necessário e antes mais cedo do que como no meu caso que já estão acostumados juntos. Minha filha tem ciúmes do irmão com outras amiguinhas. Não é fácil ser mãe de gêmeos e eu imagino de trigêmeos . Boa sorte e felicidades

    1. Michele Kaiser

      Pois é, eu até imaginei que dentro da sala, ele sendo menino e ela menina, que fariam amigos diferentes e seriam mais independentes. Interessante perceber isso no seu relato. Eu acho que é a chance deles de deixar de ser igual a alguém e ser um ser humano único. Um beijo.

  14. Avatar

    Nunca havia pensado nisso. Achei a idéia ótima principalmente na parte de a professora nao confundi-los, seria muito difícil para ela. Adoro seus posts e seus filhos são lindos! Beijos.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho! Pensei bastante e essa foi a decisão que acalmou meu coração. Espero que seja bom para eles. Um beijo.

  15. Avatar
    Vanessa

    Os meus gêmeos foram separados na escola, meio contra minha vontade. Acho importante os itens que vc colocou, mas por outro lado, acho que atrapalha na adaptação a separação deles, existe diferença entre atividades e professoras, o que acaba gerando uma certa competição . Li um artigo esses dias comentando da importancia de não separar os gêmeos na escola e fiquei bem reflexiva.

    1. Michele Kaiser

      Eu concordo com você sobre gêmeos: dois. Se eu tivesse gêmeos acho que os manteria juntos. Mas como nosso caso é de trigêmeos, acho que será melhor para eles. Eles são unidos, mas são três. Então há fases onde um sempre sobra e já rola ciúmes. Tenho receio que um deles queira se enturmar com os demais colegas mas que os outros o impeçam. Vamos ver como será. Beijo!

  16. Avatar
    Sthefanie

    Quando crescer quero ser uma mãe madura como você 😉

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Sthefanie. Tento tomar as decisões baseadas no que mais acalma meu coração. Um beijo.

  17. Avatar
    Marli

    Farei o mesmo com os meus ..pois acredito que cada um e um ser único e para tanto deve ter seu espaço. …parabéns pela escolha e por partilhar nos ajudando a refletir sobre o tema….

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo apoio e pelo carinho. Saberei se foi uma decisão acertada somente depois de tentarmos, né? Um beijo!

  18. Avatar
    Letícia

    Acho bem interessante separa-los, tenho irmãs gêmeas (não sou gêmea, elas que são rs) e foi sempre uma sugestão da escola separar elas duas e assim foi feito, porém, quando tinham uns 9 anos as duas começaram a pedir para ficarem juntas, minha mãe acabou cedendo. Não tiveram problemas, elas são de personalidades totalmente diferentes, por consequência suas amizades também eram diferentes, faziam graça das pessoas que confundiam, era divertido para elas e no quesito comparação por parte da escola, se tinha nunca deixaram transparecer para elas. Mas agora que foram para o ensino médio se separaram novamente, fizeram provas para essas escolas estaduais e federais, seria difícil as duas passarem para a mesma e ainda ficarem na mesma sala, cada uma foi para uma escola diferente, sentem saudades, são muitos amigas, vivem trocando mensagem durante o dia, mas ocorreu tudo bem na separação. Acho que pra cada criança funciona de um jeito, para as minhas irmãs os dois jeitos deram certo para elas, talvez pq no início minha mãe separou então já tinha conquistado todos esses prós da separação então quando se juntaram não tinha lógica “regredirem”. Super concordo com sua decisão, mas se prepara, vai ser difícil hahaha

    1. Michele Kaiser

      Obrigada por relatar sua experiência com suas irmãs. Tomamos essa decisão agora, mas nada impede voltarmos atrás. Porém, antes de voltar atrás, eu quero insistir para que fiquem separados. Acho que será melhor para eles. Um beijo!

  19. Avatar
    VANESSA ZANCAN

    Michele, amoo as fotos que publica e a forma como compartilha com a gente o crescimento e desenvolvimento dos seus 4 filhos… eles são maravilhosos!!! Bom, sobre a “separação” eu sou contra, já que tenho gemeas de 6 anos e elas fazem tudo juntas desde que nasceram, inclusive sempre estudaram na mesma classe e não vejo nenhum problema nisso, ainda mais nos dias atuais, sempre aconselho uma à cuidar da outra pra mim, irem sempre ao banheiro juntas, sempre uma me conta o q aconteceu com a outra na sala de aula e com os amigos, enfim … é uma experiência que vale à pena. Tinha os mesmos que medos e anseios que vc no começo, mas depois eu percebi que cada uma é única, apesar de terem nascido juntas, elas tem a sua personalidade, gostos, hábitos, vontades e sonhos diferentes …. Boa sorte para seus principes e um beijo especial para a Monica, sou apaixonada por meninas…. tenho as gemeas de 6 anos e uma filha mais velha de 9 … amo ser mãe! Beijão linda! e parabéns por ser essa mãe maravilhosa!

    1. Michele Kaiser

      Que legal saber disso, Vanessa. Em um post do ano passado, comentei que se os trigêmeos fosse só gêmeos, eu não separaria. Mas é bem diferente três do que dois, sabe? Acho que será bom para todos. Um beijo e obrigada pelo carinho!

  20. Avatar

    Esse assunto sempre me deixou encima do muro.
    Aqui, as gurias entraram com 6 meses para a mesma escola montessoriana do mano.
    Por serem turmas pequenas e únicas por nível, não tive a opção de escolher separar.
    Confesso que no início, me incomova não saberem quem era quem (mesmo sendo bivitelinas , assim como os tris, suspeito serem uni).
    Mas, com o passar do tempo, embora a “casca” igual, os temperamentos completamente diferentes, cada uma demonstra interesses diferentes inclusive nas atividades que visam autonomia, pela metodologia da escola.
    O que percebo?
    Cada uma tem seus gostos, suas afinidades com colegas, atividades, diferentes.
    Hoje em dia, todos na escola sabem quem é quem, e como cada uma é e age.
    As brigas, ficam em família, na fase das mordidas, raramente ocorria com e por terceiros.
    Defesa: quando alguém quer brigar ou pegar algo da mana, a outra defende ferozmente… Demarcando território, aqui só eu posso… Hehe.
    Ainda não sei como será no ensino fundamental, por enquanto, prefiro não sofrer por antecipação.
    Todas opções tem ônus e bônus.

    1. Michele Kaiser

      Sim, as duas opções têm lado bom e ruim e é difícil decidir e ficar tranquilo. Por enquanto, achei essa a melhor decisão. Mas como eu disse anteriormente, se fossem “só” dois eu acho que não separaria. Um beijo.

  21. Avatar
    Hanna

    Achei uma ótima decisão Michele! Eu nunca tinha refletido à respeito.. E é algo totalmente reversível se não der certo, então, boa sorte!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo apoio! Um beijo.

  22. Avatar
    Loruama

    Sou estudante de pedagogia, tenho gêmeos na sala e as comparações são inevitáveis, visto que os dois precisem ser vistos. É complicado sim, e você teve a melhor decisão. Acho que cada um deve seguir a sua vida, desde pequeno entenderem que são Unidos no amor e não em tudo. E como eles são idênticos seriam chamados de trigêmeos sim, e eu não concordo com isso. As vezes até com nome comum sem haver parentescos, chamamos no plural… Imagine tri… Foi a melhor decisão e escolha Deus vai abençoar e já deu certo!! E sem contar que para as professoras será mil vezes melhor, logo facilitará a aprendizagem dos mesmo e a turma toda. Parabéns mamãe!!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo apoio! Bom saber que uma pedagoga concorda com minha decisão!! Muito obrigada pelo comentário. Um beijo!

  23. Avatar
    Luiza

    Não sou gêmea, nem tenho, mas tive uma experiência parecida. Sou 1 ano e 2 meses mais nova que minha irmã e na época minha mãe optou por atrasá-la e colocar nós duas na mesma turma. Estudamos juntas do primário ao final do 1º grau e eu gostava muito, sempre fui tímida e minha irmã me fazia companhia. Porém, no 2º grau passei pra um colégio técnico e me separei da minha irmã, foi péssimo no começo, mas acabei percebendo que o que me fazia retraída era estar sempre “na sombra” dela. Foi doloroso, mas cresci muito na época e no final acho que valeu muito a pena. Minha irmã continuou sendo a pessoa muito social que sempre foi e esse processo foi importantíssimo pra pessoa que sou hoje.

    1. Michele Kaiser

      É assim que penso, Luiza, que um vai acabar vivendo na sombra do outro, com muita dependência. Para mim, seria mais fácil administrar os três na mesma turma. Mas quero evitar essa dependência e quero que, desde já, cada um tenha sua própria vida individual. Um beijo! Obrigada por relatar sua história.

  24. Avatar
    Thais

    Oi Michele!
    Admiro sua decisão e me deu coragem para fazer o mesmo, hehe. Os gêmeos foram pra escola esse ano, com seis meses. Ficam juntos, mas mesmo não sendo idênticos a professora nunca sabe quem é quem. Eu trabalho na escola e volta e meia vem alguém me perguntar quem é quem. Ano q vem, mais velhos, vou separá-los. Creio q a individualidade deles vai agradecer. Agora chamam Augusto-Otávio, kkkk Vou me escabelar mas vai ser divertido (espero).
    Beijos e Boa sorte com o trio!

    1. Michele Kaiser

      Eu também espero que seja divertido!! Será melhor para eles, creio eu. No início vai sentir um pouco porque um dos dois vai sair da turma. Mas no longo prazo acho que é melhor. Um beijo e obrigada!

  25. Avatar
    Caroline

    Eles vão para a mesma escola da Mônica, Michele? Será que o intervalo vai ser junto?
    Adoro seus posts! Beijos

    1. Michele Kaiser

      Sim! Mas acho que o intervalo é separado por nível. Beijos e obrigada pelo carinho!

  26. Avatar
    Allana

    Olá Michele,
    Me chamo Allana, sou de Brasília, tenho gêmeos de 7 anos (Ana Luíza e Matheus). Primeiramente quero dizer que sua sensibilidade de mãe guiará tuas atitudes quanto aos teus filhos, e tudo dará certo porque tudo será sempre pelo bem deles. Meus filhos estudaram sempre na mesma sala e isso nunca foi problema. Nas reuniões as professoras sempre dizem o quão interessante é porque em sala de aula eles nem colegas são, eu nem acredito porque em casa são unha e carne. Mas lá, cada um tem seu ritmo de estudo, seu grupinho de amigos e de trabalhos.. Raramente fazem trabalho juntos. No dever de casa, eu quase não interfiro pois quando um tem alguma duvida o outro ajuda prontamente, da melhor maneira com a mesma linguagem que talvez eu não teria. Enfim, até aqui a experiencia de estudarem na mesma sala não foi nada negativa, a independência que tanto preocupa a todos de dentro e de fora da historia eu garato que eles desenvolvem por si só, de maneira tao natural que chega a ser desconcertante. É isso. Desejo tudo de bom nessa nova etapa. Grande beijo.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Allana. Creio que o seu caso não seja semelhante ao meu. Um dos principais motivos para eu separá-los é por causa da semelhança. Como eles são muito parecidos, acabariam sendo o tempo todo confundidos pela professora e pelos colegas. Como você tem um casal, imagino que na sala de aula a menina tenha procurado as meninas para fazer amizade e o menino tenha procurado os meninos. No caso dos meus, além de serem três, eles já são “um bando” e isso poderia atrapalhar a entrada de outras crianças a esse bando. Temo que fossem se excluir. Tenho medo que um mandasse nos outros e não deixasse os outros interagirem com outras crianças, sabe? Pode ser que eu esteja enganada. Mas fiz a opção de separação principalmente por essas duas razões. Beijos!

  27. Avatar
    Raquel

    Tenho gêmeos e relutei em separá-los, mas acatei a sugestão do setor psicológico da escola após ouvir os argumentos e pontos positivos, que a meu ver são maiores que os negativos. E também pesei o fato da experiência do profissional da área que sabe mais do que eu sobre essa questão. Ademais, se desse errado, juntá-los seria mais fácil que separá-los.
    Hoje vejo que subestimei os meninos achando que sofreriam com a separação pela ligação afetiva deles, isso me deixava apreensiva, mas hj vendo eles super bem cada um com sua professora e seus amiguinhos tenho certeza que fiz a escolha certa.
    Aprendi que muitas vezes o problema somos nós que sofremos por eles, enquanto eles não estão nem aí, e mais, se pensarmos bem vamos ver q os pontos negativos geralmente afetam nossa comodidade e zona de conforto. Vale a pena nosso ” sacrifício” pelo crescimento e amadurecimento individual de cada um.

    1. Michele Kaiser

      Concordo totalmente, Raquel! Você disse: ‘os pontos negativos geralmente afetam nossa comodidade e zona de conforto. Vale a pena nosso “sacrifício” pelo crescimento e amadurecimento individual de cada um’. Eu não poderia ter escrito de melhor maneira. Eu temo pelas atividades de dia das mães, que sei que cada um terá a sua com sua turma e não poderei estar com os três ao mesmo tempo, mas quero que a escola me auxilie nesse quesito. Tudo será mais difícil para mim, mas espero apoio da escola nesses momentos. Beijos!

  28. Avatar
    Fabiane

    Oi acompanho seu blog e gosto muito, como professora acho boa sua ideia esse ano tenho uma alluna gêmea e a irmã fica em outra sala, muitos na escola as confundem mais eu já consigo diferenciar por reparar as pequenas diferenças. Então será melhor pq cada professora conseguirá identificar seu aluno e conhecê-lo melhor. Se eu tivesse gêmeos ou trigêmeos faria isso também. Boa sorte pra vocês. Amo esse blog

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo apoio, Fabiane!! Um beijo!

  29. Avatar
    Vanessa Emygdio

    Oi Michele!
    Sou professora de educação infantil e tenho acompanhado um caso em particular de irmãos gêmeos na mesma sala. É muito triste ver como eles não se encontram e acaba acontecendo de um dominar e o outro só obedecer. Também tem a questão da confusão com os nomes e da insistência do par em fazer tudo igual. Que bom seria se todas as mães de múltiplos pensassem como você!
    Algumas mães acham bonito e importante que os filhos se copiem, afinal são gêmeos…
    É essencial esse aprendizado sobre a individualidade de cada um, essa construção só pode ser feita quando eles estiverem separados e cada um tiver que lidar com situações problemáticas.
    Um grande abraço pra vocês! E siga firme na proposta da autonomia, talvez eles reclamem no começo, mas é uma mudança necessária.

    1. Michele Kaiser

      Seguirei firme, com certeza. Só vou voltar atrás se depois de ter tentado um bom tempo eu perceber que está fazendo mal a eles. Eu acho que vai ser ótimo. Quero que meus filhos interajam com outras crianças e aprendam coisas diferentes. Um beijo!

  30. Avatar
    Jaqueline Silva de lima

    Eu tenho gêmeos e ano passado, com 2 anos foram pra escolinha na mesma sala. Porém o Isaac anulava totalmente o Miguel que ficava sempre esperando o irmão tonar as decisões para segui-los. Tbm tive problema de identificação da professora em relação ao comportamento deles. As vezes ela ficava na duvida de qual deles tinha feito algo e eles se aproveitavam disso e sempre diziam que quem fez o errado era o irmão. Esse optei por repara-los e achei que o comportamento de ambos melhorou muito. Miguel esta muito nais independente e mais comunicativo pq na creche eles só conversavam entre eles. Já o Isaac esta mais introsado e menos mandão. Tbm conversa bastante e respeita mais o irmão. Adorei a separacao e nao afetou de forna negativa em nada. Em casa continuam sendo irmãos e fazendo tudo juntos. Mas na escola são tratados como únicos. Hoje são conhecidos por Isaac e Miguel e não mais como os gêmeos.

    1. Michele Kaiser

      É isso que espero, Jaqueline. Que eles sejam tratados como únicos e não como “trigêmeos”. Que bom saber que funcionou para vocês aí. Beijos!

  31. Avatar

    Michele, os meus trigêmeos tem 15 anos.Já estiveram em salas separadas mas prefiro que fiquem juntos pois assim tenho sempre três versões de tudo que acontece de bom ou ruim.Alguns amigos são em comum,outros não. Mas serão sempre “OS TRIGÊMEOS ” e no meu caso são duas garotas e um garoto. E você deixará se ser a Michele para ser a mãe dos “tri”.

    1. Michele Kaiser

      Isso já aconteceu, já sou “a mãe dos trigêmeos” e “a mãe da Mônica”. Estando separados, talvez não haja necessidade de ter 3 versões dos fatos. Beijos.

  32. Avatar

    Vc fez mais do que bem!
    Qdo coloquei meus gêmeos na escola não solicitei a separação. Soube q estariam em salas separadas no dia da reunião. Aquilo me pegou de surpresa, não tinha pensado sobre aquilo.
    Foi aí q pensei igual a vc, com estes mesmos argumentos. Hj já estão há um ano e meio em salas diferentes, percebi q foi o melhor.
    Eu tenho um casal que hj estão com 3 anos e 9 meses. Bjus

    1. Michele Kaiser

      Ser pega de surpresa assim a gente acaba pensando só pelo lado emocional e na hora até acha ruim, né? Mas se a gente pensar só com a razão, percebe que é sim melhor para eles!! Um beijo.

  33. Avatar
    Susana

    Olá Michelle,
    Sou seguidora do seu blog à muito tempo. Moro em Portugal ( no norte) e sou mãe de gémeos à 7 anos – um menino e uma menina. Também como a Michelle, só os matriculei na pré aos 3 anos, e andaram juntos na sala.
    No entanto, agora no 1º ciclo andam em salas separadas. Foi uma decisão muito difícil de tomar ( os motivos que menciona são os mesmos que me levaram a ponderar esta hipótese), e quando perguntava a outras mãe de gémeos o que tinham feito, todos me diziam que não devia fazer isso.
    Mesmo assim decidi separa-los e para já não estou arrependida. No inicio para eles ( e para nós pais…) foi um pouco complicado, estavam numa escola nova, com muitos alunos ( cerca de 300), sem conhecer ninguém ( os amigos da pré foram para outras escolas) e … separados… Na escola tem muitos gémeos mas todos estão juntos, e não é fácil para eles entender qual a razão de eles estarem separados. A minha filha na sala dela tem dois pares de gémeos e ela ainda continua a dizer porque não está na mesma sala que o irmão… isso por vezes faz-me voltar a pensar se esta decisão foi a mais acertada… acho que terei sempre dúvidas, o tempo o dirá. Bjs

    1. Michele Kaiser

      O tempo lhe dirá que tomaste a decisão certa, Susana. Gêmeos é diferente de trigêmeos e como os seus são menino e menina, talvez não tivessem problemas porque creio que a menina ia se entrosar com as meninas e o menino com os meninos. Como são de sexos diferentes, a professora não iria confundi-los. Mas ainda assim, é bom para deixarem de ser “a dupla” ou “os gêmeos” e começarem a ser mais independentes. Um beijo, Susana!

  34. Avatar
    viviane

    Cada um conhece os próprios filhos. Meus gêmeos vão para creche desde os 5 meses e agora que estão com 3 anos e meio abriu mais uma turma da idade deles. A diretora pediu se eu queria que eles fossem separados e eu falei que não. Pois em casa não conseguem ficar separados. Se um está na sala e outro vai brincar no quarto não da um minuto e pergunta..onde está o mano? Ocorreu que um deles caiu e teve que levar pontos na testa. Fui no hospital e o outro ficou na creche. Ele não parava de pedir pelo irmão e igualmente depois que fui buscar o outro as educadoras falaram a mesma coisa. Acho que devemos sim escutar opiniões mas devemos seguir o que achamos melhor pra nós e pra eles.

    1. Michele Kaiser

      Seguir nosso coração é a melhor escolha. Sempre. No caso de gêmeos, acho que não separaria. Mas como são três, temo por diversos outros motivos. Para nós creio que será legal separar. Beijos.

  35. Avatar
    Ângela

    Com meus gêmeos não deu certo separa los , tentei por 2 vezes e eram muito mas contras do que prós, e hj com 21 anos são super independentes,um namora o outro ainda e sempre tiveram amigos em comum que sabem bem conhece los por suas personalidades distintas.
    Ahhh estudam ainda juntos escolheram a mesma profissão.
    Essa foi a nossa experiência
    Boa sorte nessa nova fase,bjuus!!

    1. Michele Kaiser

      Sempre acho que com 2 é diferente. Não separaria dois. Mas três, muda de figura. Beijos.

  36. Avatar
    Joelma

    Michele, não tenho filhos, mas fui babá de quadrigêmeos 4 meninos sendo 2 identicos. Quando foram para a escola aos 3 anos, na primeira semana a própria escola entrou em contato com a mãe para separa-los pelos exatos motivos que você listou, eles então foram separados em duplas, os idênticos cada um em uma sala.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Joelma. Eles foram separados em duplas… Ok. Ainda assim, não foram separados totalmente. Como foi a experiência? Abraço!

  37. Avatar
    Talita Cristina

    Você é uma supermãe! acompanho vocês desde que os meninos eram bebês. Parabéns pela decisão, imagino que ser mãe deve gerar muitas dúvidas. Mas acredito que incentivar a individualidade deles será muito bom 😀 Bjão adoro vocês!

  38. Avatar
    Juliana Pratz Mantovani Aresco

    Ola Michelle. Vou te contar minha experiencia.. sou mae de 5! Janaina tem 9 anos e tenho quadrigemeos idênticos de 7 anos Julio, João Daniel, Joaquim e Jefersom. Incrivel como sao diferentes personalidades mas a mesma criacao ne? Matriculei com 4 anos todos juntos na mesma sala e foi um CAOS. Kkkkkk
    A professora trocava cadernos, nunca sabia dizer quem fez o que e eles realmente formaram uma gangue kkkk Ate enganar a pobre professora enganaram tentando confundi-la e nao faziam amiguinhos, so andavam juntos. No outro ano separei dois em cada sala porque a escolinha so tinha duas turmas.. nao deu certo tambem. Acabei optando por matricular dois em uma escola e dois em outra, todos em turmas separadas. A hora da entrada na escola e uma correria, a baba vai levar dois numa escola e eu levo 2 em outra onde levo tambem minha filha mais velha junto.. pra fazer licao de casa e complicado, pois sao 4 lições diferentes e duas de cada escola com ensino diferente.. mas te digo uma coisa foi a melhor decisão. Estudam em salas separadas e fizeram amiguinhos e por nao estudarem todos na mesma escola, trocam experiências. O difícil e ja te aviso, realmente quando pinta convite pra festinha de aniversario e aquele chororo pois so um e convidado.. quando acontece isso, levamos os nao convidados rsrs para passear, tomar um sorvete ou visitar as vovos.. dois anos ja nesse modelo e e muito cansativo mas ver nossos meninos tao independentes vale todo o esforço!

    1. Michele Kaiser

      Juliana, adorei saber disso tudo!! Que demais! Fico muito feliz em saber que pelo jeito tomei a decisão mais acertada. Deve mesmo ser uma correria, mas acho que vai valer a pena pelos motivos que você citou. Um grande beijo! Ah, te mandei um e-mail nesse endereço que você cadastrou aqui. Dá uma olhada?? Um beijo!

  39. Avatar
    dourado

    Michele lindo seus bbs! tem uma moça que plagiou a tua história no BABYCENTER olha isso:

    http://brasil.babycenter.com/thread/2928836/primeiro-nascimento-do-grupo-meus-trigemeos-nasceram-27-semanas

    1. Michele Kaiser

      Oiee! Essa história não é a minha, não, Paula. Os meus nasceram de 34 semanas. Bjs

  40. Avatar
    Marley Oliveira

    Michele, acho q está certa, se é o q o seu coração manda fique tranquila vai dar certo.
    Eu com os meus pretendo no primeiro ano colocalos na mesma sala, para se acostumar com o fica longe de mim, mas apartir do segundo ano já separamos, mas isso em 2018 talvez 2019. Vamos ver o q acontece até lá kkkk

    1. Michele Kaiser

      Tenho medo de colocar juntos e depois separar. Acho bom separar de uma vez. Vou relatar a experiência por aqui com certeza. Beijos!

  41. Avatar
    Larissa

    Meus trigêmeos nascem semana que vem, mas ja penso muito nisso, minha maior preocupação é que eles sejam conhecidos individualmente, quero isso desde o berço, mas moro em uma cidade pequena e acho que será difícil achar uma escola com três salas da mesma série, onde minha menina esta só tem uma!!! E escolas diferentes seria impossível! Por isso, nesse caso, acho melhor os três na mesma sala do que um em uma sala e dois em outra, o que você acha, Michele?

    1. Michele Kaiser

      Concordo com vcs. Os três separados ou os três juntos. Beijos!

Deixe seu comentário