Passeio de Maria Fumaça – Sugestão na Serra Gaúcha

Cultura, história, música, comida, bebida e diversão! No dia 30 de junho de 2019, realizamos um passeio de Maria Fumaça, entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. Tínhamos interesse em fazer esse passeio de trem tão tradicional daqui da região, mas faltava uma oportunidade.

Um dia resolvi criar a oportunidade juntando um grupo com várias famílias da escola das crianças. Convidei nos grupos das turmas e diversas famíllias tiveram interesse em nos fazer companhia. Entrei em contato com a Giordani Turismo, mantenedora da Maria Fumaça desde 1992, e conseguimos um desconto por ser um grupo grande. Marcamos a data e nos surpreendemos com tanta diversão, cultura e informação!

A rede ferroviária que facilitava o escoamento da produção de vinho e outros produtos derivados operou de 1919 até 1970 com passageiros e até metade dos anos 1990 transportando carga. Suas atividades foram retomadas para fins turísticos pela empresa Giordani Turismo, fundada em 17 de novembro de 1992 com o propósito de operar o passeio de Maria Fumaça.

ACESSE O SITE E INFORME-SE SOBRE O PASSEIO DE MARIA FUMAÇA!

Confira abaixo o vídeo que fizemos!

No dia escolhido, me assustei com a chuva! Tínhamos que ir de Caxias do Sul-RS, onde moramos, até Bento Gonçalves-RS. Entrei em contato para perguntar como proceder em dias de chuva (será que teríamos que cancelar o passeio?). Mas a agência me informou que a chuva não atrapalha em nada! E eles têm razão! Mesmo com chuva, nosso passeio foi um sucesso. E olha que choveu o dia inteirinho (risos).

Saímos de casa e nos encontramos com os demais membros do grupo lá no endereço da Maria Fumaça em Bento (Rua Duque de Caxias, 266 – Cidade Alta – Bento Gonçalves-RS). A primeira parte da atração foi uma apresentação da Epopéia Italiana, onde visitamos cenários que contavam detalhes sobre a vinda de uma família italiana para o Brasil. Foi muito bonito! Ficamos encantados!

10 dicas em Gramado com crianças

O passeio de Maria Fumaça

Depois, pegamos um ônibus oferecido pela empresa (e incluído no valor do ingresso) para a a estação de Carlos Barbosa. Levamos uns 25 minutos até lá. De lá, fizemos a viagem de trem retornando a Bento Gonçalves, fazendo uma parada na estação de Garibaldi. O percurso é de 23 quilômetros e leva cerca de 1h30.

As três cidades foram colonizadas por imigrantes italianos e preservam seus costumes e tradições, que são apresentados no passeio de Maria Fumaça através de música, dança e teatro. Tudo muito bonito e divertido. Além, é claro, da paisagem! Mesmo com chuva, é muito interessante admirar os trilhos do trem e os locais por onde ele passa. Nos meses de novembro e dezembro (confira datas no site), existe o passeio de Natal da Maria Fumaça que também nos foi recomendado!

Nas duas paradas do passeio de Maria Fumaça (estações de Garibaldi e Bento Gonçalves) são servidas degustações de bebidas típicas da região. Em Garibaldi provamos espumante moscatel e suco de uva tinto. Em Bento, vinho tinto e suco de uva branco.

O que mais me surpreendeu no passeio foi a diversão das crianças. Eu as convidei para conhecer um trem de perto, meio de transporte não muito comum no Brasil. Eles acharam o máximo! Não só os meus filhos, mas os coleguinhas que foram junto conosco também! Adoraram dançar a tarantela, cantar músicas gaúchas e italianas e riram muito dos teatrinhos apresentados. Foi um passeio muito agradável que a gente recomenda com o maior carinho!

Para informações sobre datas e como adquirir ingressos para o passeio de Maria Fumaça, acesse este site.

Até mais!

Deixe seu comentário