Dica de atividade na quarentena

O ano escolar chegou e, logo em seguida, a pandemia do coronavírus. Nenhum de nós pensou que precisaríamos nos isolar em casa em 2020, apenas um mês depois do início das aulas escolares. A preocupação com o andamento do ano letivo e, no caso dos meus meninos que estão no 1° ano do ensino fundamental, com a alfabetização, é grande. Por isso, meu marido e eu desenvolvemos essa dica de atividade na quarentena.

Ao que tudo indica, será um longo período em casa. Em nosso estado (Rio Grande do Sul), as aulas foram suspensas no dia 17 de março até o dia 6 de abril. Alguns dias depois, a suspensão foi estendida até o dia 30 de abril – e existe a possibilidade deste período ser estendido novamente.

A escola ficou com a difícil tarefa de começar a ministrar aulas online, coisa que não estavam acostumados. Eu mesma, que sou professora de inglês, precisei adaptar meu conteúdo também a fim de lecionar online. A Mônica está no 3° ano do Fundamental I, ano que começam as avaliações e provas. Mas os trigêmeos estavam cursando o 1° ano do Fundamental I, ano importantíssimo para a alfabetização.

Estamos mais tranquilos porque os meninos sabem ler desde que tinham 4-5 anos e estavam no Pré I. Eles não são prodígios ou gênios, na verdade, a gente é que incentivou muito a aprendizagem das letras e do alfabeto quando a Mônica iniciou o processo. Os meninos se interessavam muito pelas letras e, por isso, ensinamos do nosso jeito. Aquele antigo mesmo, mostrando os sons que as consoantes tinham quando se juntavam com as vogais (B + A = BA) e eles compreenderam bem.

Dica de atividade na quarentena

Como passatempo, desenvolvemos esta atividade para trabalhar com eles as letras, as palavras, os sons e os encontros consonantais. O jogo é baseado no programa Roda a Roda Jequiti, do SBT. As crianças começaram a assistir com minha sogra no período que ficaram na praia em janeiro durante a reforma do nosso apartamento. Eles adoraram adivinhar as palavras e a gente passou a ver todos os dias em casa.

Para brincar com essa dica de atividade na quarentena, você precisa de um dado, um quadro branco ou uma folha, caneta (para quadro ou normal) e muita criatividade! Assista o vídeo e aprenda!

Parte 1: Começa com uma palavra aleatória, sem pista. Para esta parte, escolhemos INFORMÁTICA (porque eles têm esta matéria na escola). Dispomos no quadro como se fosse o jogo da forca e cada um ia dizendo uma letra. Quando faltam apenas três letras, é o momento de o jogador da vez dizer se sabe qual é a palavra e, se acertar, ganhar os pontos.

Parte 2: Aqui, os jogadores recebem uma pista e precisam acertar três palavras desta categoria. Escolhemos a categoria FRUTAS e as palavras melancia, abacaxi e bergomota (tangerina). Eles jogavam o dado como se fosse a roleta do Roda a Roda Jequiti. Se caísse número 1, perdia tudo, se caísse 6, passava a vez. De 2 a 5, era a pontuação que faziam somando o número de letras que as palavras tinham.

Como eram 4 jogadores, fizemos a parte 2 quatro vezes. As categorias foram FRUTAS, CARRO (pneu, direção, cinto de segurança), SOBREMESA (pudim, chocolate e sorvete) e MÚSICA (guitarra, ritmo, teclado). Escolhemos estas palavras porque PNEU e RITMO têm encontros não comuns de consoantes. DIREÇÃO e CINTO DE SEGURANÇA por causa da cedilha (ç); GUITARRA e CHOCOLATE por causa do RR e CH. Toda a vez que aparecia, chamávamos a atenção deles para isso. Também destacamos a importância das vogais para montar as sílabas.

Parte 3: Na parte 3, o vencedor da parte 2 joga sozinho. Ele precisa adivinhar uma palavra, com uma pista. Ele tem direito de escolher 4 consoantes e 1 vogal. A pista foi QUARENTENA e a palavra era CORONAVÍRUS.

A atividade foi muito divertida!!! Além de treinar a escrita, pronúncia e as palavras em geral, ainda fizemos um ótimo exercício de ganhar ou perder. Afinal, quando um ganha, três têm que saber perder. Certo? Assista o vídeo para ver quem foi o grande vencedor! Até mais!

Deixe seu comentário