Como escolhi os nomes dos trigêmeos

como escolhi o nomeTodos na nossa casa têm nomes iniciados em M e, alguns dias atrás, me perguntaram se isso era de propósito. É sim! Vou contar a história da escolha do nome dos meus filhos.

Meu marido e eu começamos a namorar em 1999. Num desses verões, há mais de 10 anos, meu sogro fez uma brincadeira e chamou nosso filho (o que teríamos, um dia) de Marcelo. Não era um nome que chamava minha atenção na época, mas a brincadeira que ele fez me despertou vontade de colocar esse nome num filho que eu tivesse, no futuro.

Quando descobri que estava grávida, Marcelo seria o nome, se fosse menino. Mas era menina. Nunca descartei o nome porque queria ter mais do que um filho. Como meu marido Maurício e eu temos nomes iniciados com a letra M, demos preferência por escolher um nome com M para nossa filha, a Mônica. Na lista de possíveis nomes para menina tinha Rafaela e Eduarda, dois nomes que ele gostava muito. Eu gostaria de colocar “Maria alguma coisa” (Maria Fernanda era meu favorito), mas ele me vetou o “Maria”. Maurício não gosta de nomes compostos. Dos nomes com M, ficamos entre Manuela, Melina e Mônica. Escolhi Melina.

Comecei a dizer pras pessoas que o nome da minha filha seria Melina. Mas o Maurício não gostava muito do nome e eu estava me chateando porque, quando eu contava, as pessoas pensavam que era Milena. Esse nome é lindo, mas já é o nome da minha irmã. Aí me sugeriam Marina, mas esse é o nome da minha outra irmã. Enfim… Eu sempre gostei de Mônica e escolhi Mônica. Maurício aceitou. Pensando, hoje, nunca poderíamos ter escolhido nome mais lindo pra ela!

Quando engravidei pela segunda vez, se fosse menino seria Marcelo (voltando àquela história da brincadeira do meu sogro). Daí descobrimos que eram três! Na hora de escolher nomes para os meninos, quis continuar nessa coisa de escolher nomes com M. Porém, estava difícil achar nomes que agradassem aos dois, papai e mamãe. O papai queria escolher sem ser com M: Leonardo, Bernardo, João, Arthur e Guilherme foram os nomes que cogitamos. O trio “ardo”: Leonardo, Bernardo, Eduardo. Mas, eu queria mesmo nomes com M!

Tínhamos dois nomes escolhidos com M: Marcelo e Murilo (por sugestão de uma amiga). Então pensamos em Max para o terceiro. Mas parece que Max tinha que ser apelido de Maximiliano e o Maurício não gostava desse nome. Pensamos então em Maurício, como o pai, mas sem “Filho” ou “Júnior”. Seria Maurício mais o meu sobrenome e o dele. Porém, meu marido não quis que o bebê tivesse o mesmo nome dele: “Ele já vai ter um irmão com a mesma cara, será que não merece um nome que não seja o mesmo do pai?”, está certo. Tem razão. Aí pensei em Mauro para o terceiro, parecido com Maurício, mas diferente. Eu queria Miguel, Muriel, Marco Antônio… Os nomes foram vetados pelo Maurício. Minha cunhada havia sugerido Matheus. Eu não sou muito fã. Mas estávamos entre Mauro e Matheus. Então, entre Mauro e Matheus, o Maurício argumentou que, se o nenê pudesse escolher, preferiria Matheus. Pensando em nomes mais comuns nos dias de hoje, realmente ele tinha razão.

E quem seria quem? Qual bebê teria qual nome? Dois dos nossos filhos são idênticos e um é diferente. A história de quem é quem não é muito bonita. Na nossa ecografia das 12 semanas (que foi com 13) para medir a Translucência Nucal (TN) e ver se estava tudo bem com o desenvolvimento dos bebês, o médico nos assustou um pouco (um muito) porque desconfiou que poderia estar acontecendo a Síndrome da Transfusão Feto-Fetal (STFF) entre nossos gêmeos idênticos. Essa síndrome é muito séria e pode levar os dois bebês à óbito. Sendo assim, optei pelo nome que havia escolhido primeiro para o menino que estava no saco gestacional separado e não corria riscos. Os gêmeos idênticos seriam os nomes que havíamos escolhido em segundo e terceiro lugar. Mas qual seria qual?

Na ecografia das 20 semanas o médico perguntou se já havíamos escolhido os nomes. Ele sempre começava os exames pelo G3, que estava em saco gestacional separado. Esse foi o Marcelo, então. Examinou em segundo lugar o G2, que acabou sendo o Murilo (o 2º nome escolhido). Então eu disse pro marido: “Então você quer Matheus mesmo pro outro?”. Ele disse que sim e assim ficou. Marcelo, Murilo e Matheus. Os bebês não trocam de lugar no útero. Eles se mexem, mas não trocam de lugar um com o outro. Por isso, sempre sabíamos quem era quem a cada ecografia. O G1 nasceu primeiro, depois veio o G2 e, por fim, o G3. Depois que a gente liga o nome à pessoa, tudo fica mais claro! Eles não poderiam ter outros nomes…

Sempre me questionei sobre combinar ou não combinar nomes quando são gêmeos ou trigêmeos (ou mais!). Tem gente que gosta (como eu, todos com M) e tem gente que gosta de colocar nomes bem diferentes. O que vocês acham sobre isso?

Até mais!

56 comentários

  1. daiene collares

    adorei a historia dos nomes… meus filhos tambem comecam com M .. meu mais velho de 5 anos e miguel… e tenho gemeos q sao a marina e o murilo.. ate minhas cadelinhas… maya e molly..kkk

    1. Michele Kaiser

      Belos nomes, inclusive os das cadelinhas! Kkkkkk… Realmente gosto de nomes com M. E já ter eu e o marido iniciando com essa letra impulsionou o desejo de levar adiante. Um beijo!

      1. Letícia

        Meu esposo tbm quis combinar dos meus filhos Lucas e Léo (Leonardo)!Não são gêmeos não!!

  2. Veridiane

    Amei a história dos nomes, os meus tb sei a ordem q nasceram e escolhi os nomes todos com C… Cauã, Caio e Conrado…

    1. Michele Kaiser

      Legal! Adoro combinar os nomes! Kkkk quer contar sua história?

      1. Veridiane

        Quero sim

      2. Michele Kaiser

        Manda um email pra mim mfvkaiser@yahoo.com.br que eu te respondo com o que vc precisa fazer! Um beijo e obrigada!

  3. Daniele

    Oi adorei conhecer o seu blog, não sou mãe de trigêmeos, mas eu tenho gemeos, a minha duplinha do barulho e também tenho uma princesa. Primeiro veio a Giovanna que está com 6 anos, depois vieram os meninos que são bivitelinos, Guilherme e Gabriel! Devo confessar que foi um choque quando descobri a minha gravidez gemelar, porém hoje vejo o quão abençoada eu sou. Parabéns seus filhos são lindos!

    1. Michele Kaiser

      Que legal, Daniele! Parabéns pelos filhos. Vejo que vc tb se manteve numa letra só. Hehehe. E qual a idade dos gêmeos? Um beijo.

      1. Daniele

        Oi Michele, esqueci de mencionar eles estão com 1 ano e meio, no dia 12 de Setembro completam 2 aninhos. Assim como você voltei a trabalhar quando eles tinham 5 meses. Consegui por uns 6 meses mantê-los somente com o leite materno, pois chegava do trabalho e esgotava. Mas depois disso eles foram tomando Milnutri, um excelente leite por sinal, até que há uns três meses resolveram parar de mamar no peito. Que continue a abençoar as nossas famílias!

      2. Michele Kaiser

        Obrigada, Daniele! A gente trabalha pra ajudar em casa, pra sair da “bolha” e pra ter saudade dos filhos, é ou não é? kkkkk. Uma das coisas favoritas pra mim é amamentar. Às vezes penso que nunca mais farei isso (porque não pretendo ter mais filhos) e fico chateada… Mas, cada coisa faz parte de uma fase. Um beijo!

  4. Camila

    Os meus também são com M. Tenho dois: Maitê que tá com quase 3 anos (faltando 2 meses), e o Miguel que tem 1 ano e dois meses…

    1. Michele Kaiser

      Lindos nomes!! Um beijo, Camila!

  5. Rodiane

    Rafael e Camila já tínhamos escolhido, mas precisávamos de mais um kk e esse demoramos os para nos decidir, algumas amigas começaram a chamar de bebê kinder ( devido a surpresa que vem no chocolate kinder ovo), mas por fim quando saímos da ecografia e soubemos que teríamos mais um menino, entre Felipe, Franco e diego escolhemos o Arthur , para nossos filhos a prioridade sobre foi nomes de fácil pronúncia, diferente dos seus pais.

    1. Michele Kaiser

      E foram uma ótima escolha! Lindos nomes! Bjs

  6. Madison

    Olá, adorei o seu post!!! Também sou mãe de trigêmeos com a letra M, duas meninas e um menino, escolhi seus nomes em acordo com o pai e a irmã mais velha. Já tinha uma filha quando descobri que estava grávida de trigêmeos, fiquei super feliz e com medo, porque quatro crianças em casa é uma loucura kkkkk. Como moro nos EUA escolhi nomes típicos para eles, então são a Anja Louise – 6 anos e o trio Mekhai, Makenzie e Makenna que estão agora com 2 anos e 5 meses. Beijos 🙂

    1. Michele Kaiser

      Que legal! Onde nos EUA vcs moram? Parabéns pelos filhos! Um beijo!

  7. Madison

    Obrigada, Moramos em Los Angeles 😉
    Beijos!!!

  8. Camila

    Linda história Michele parabéns pelos filhos lindos deus abençoe sempre tenho duas filhas tambem mais nao sao com a mesma letra aqui a tradiçao e nome composto kkkk eu sou camila Gracieli o pai e David Cleiton e as filhas sao Marya Eduarda e Anna Lara kkkk e o próximo será David Bryan kkkk fora minhas cunhadas irmãs irmãos primos sobfinhos tudo nome composto kkk parabens pela familia

    1. Michele Kaiser

      Que legal, Camila!! Obrigada pelo carinho.

  9. Camila

    Lindos

  10. Denise

    Mto legal saber sua historia! Eu e meu marido começamos com D, eu queria q algum dwles fosse assim tb… a escolha foi beem dificil, mas acabou ficando Arthur, Daniel e Giovanna!

    1. Michele Kaiser

      Nomes lindos, Denise!! Parabéns pela escolha! Um beijo.

  11. Leticia

    Adoro ler essas histórias, minha mãe tem um irmão gêmeo e a princípio era pra ser José Maria e Maria José, mas como ja tinham outra filha chamada Maria meu avô decidiu mudar de última hora e assim que acabou ficando como Eva… agora vamos ter um triozinho na família também, os trigêmeos do meu primo, mas por enquanto só sabemos que vem por ai a Maria Helena ( não idêntica ) e a duplinha ainda é um mistério o sexo.

    1. Michele Kaiser

      Que legal! Acho Eva um nome lindo! E o seu tio é José mesmo ou escolheram outro nome? Parabéns pelos trigêmeos!

  12. Elaine

    Adoro suas histórias, eu tenho gêmeas de 12 anos elas são bivitelinas, eu e meu marido namoramos 8 anos antes de casar e sempre falávamos que nossa filha se chamaria Lais, mais quando engravidei depois de mais de dois anos de tentativas e uma gravidez tubarea, enfim estava grávida da Lais, e quando descobrimos que eram duas escolhi Júlia, então seriam Lais e Júlia ( nem sabíamos os sexos aindakkkk) meu marido gostava falava que os dois nomes eram pequenos e fortes kkkkkk. Mas eu não estava satisfeita, não sei o que aconteceu mais peguei birra do nome Lais, e gostava deAna Beatriz, então resolvemos que a primeira que nascesse seria a Júlia e a segunda seria a Ana Beatriz, mas vcs devem ter passado pelos palpiteiros que falavam que tinha que ser Ana Júlia e Ana Beatriz!!! Acabei tirando o Ana e ficaram Júlia e Beatriz, hoje conto pra elas esta história e elas falam que preferem como ficou!!!!

    1. Michele Kaiser

      Hahahaha. Eu também prefiro Júlia e Beatriz. E, preciso confessar, prefiro mil vezes Beatriz do que Laís. Um beijo!!

      1. Elaine

        Obrigada por responder!!!! Amei

  13. flavie stacechen

    eu achei os nomes lindos que vc escolheu para os tri e p a Monica. eu tenho gêmeos e escolhi nomes que não iniciam com a mesma letra chamam-se Catarina e Felipe.

    1. Michele Kaiser

      Nomes lindos!!! Adoro Catarina, especialmente! Um beijo.

      1. Grazi Macedo

        Oi…achei super legal sua história com os nomes, acho lindo o nome dos quatro… Tenho 3filhos Kedner Péricles 12anos Kennedy Henrique 07 e Kauany Vitória 1ANINHO… Acho que sou meio maluca nas escolhas mais ainda bem que eles gostam dos nomes

      2. Michele Kaiser

        Todos com K! Beijos!

  14. Sandra

    O mais importante é que todos os nomes foram escolhidos com muito amor… e o resultado são essas quatro fofuras que você tem o prazer de chamá-los de filhos. No meu caso, tenho 3 meninas: Yóli (18 anos), Carol (7 anos) e Lara (7 anos), as últimas são gêmeas. Gosto de nomes curtos e diferentes… o mais comum é “Lara”. Digo isto pq “Carol” foi registrada assim, somente “Carol”. E teve cartório que se negou, mas a gente conseguiu. Pensei eu: Toda Carolina vira “Carol”, então a minha vai se chamar só “Carol”. E este foi o nome escolhido antes de sabermos que eram gêmeas. Amo o nome das minhas filhas!

    1. Michele Kaiser

      O importante é a gente gostar, né? Gosto principalmente de Lara. Beijos.

  15. Doris

    Escolher nome de um bebê já é difícil…imagina para 3! Tenho só um um bebê, mas eu e o papai demoraramos pra concordar com um nome! Hehehe
    Conheço uma família que também tem todos os filhos iniciando com M. Se não me engano são 4. Esses filhos colocaram os nomes nos seus filhos também com M e agora já vieram os bisnetos, também com M! Muito legal! Imagina só se a Monica e os meninos também continuem com essa ideia?!

    1. Michele Kaiser

      Já pensou que legal? Hehehehe… Eu continuei a ideia da minha mãe. Eu e minhas irmãs somos Michele, Marina e Milena. Beijos!

  16. Ana Cristina Ferreira

    No meu caso, sempre quis Bernardo e Carolina. Quando descobri com 10 semanas que eram trigêmeos, pensei no terceiro nome, Frederico.
    Só que com 12 semanas, descobrimos que eram três meninos univitelinos!
    Aí, meu marido sugeriu Guilherme ou Henrique e ficamos com a última opção.
    Então, escolhemos Bernardo, Frederico e Henrique, nessa ordem!
    Mas no meu caso, o Fred trocou de lugar com o Bê faltando 15 dias para o nascimento e acabou virando o G1!
    Já que iam ser tão iguais, preferi colocar nomes bem diferentes!

    1. Michele Kaiser

      Bela escolha, Ana Cristina! Acho todos lindos, especialmente Frederico. Beijos.

  17. Adorei a historia dos nomes. Teu marido lembrou o meu, nunca combinavamos num nome. Fizemos uma lista com Yan, Isaque, Davi, Matheus e alguns composto, mas meu marido nao queria nome composto de jeito nenhum. Ficamos naquele empasse, o que ele queria e não gostava e vice versa, ate que paramos em Matheus e hoje vejo quão acertado foi a escolha. Meu pequeno realmente é um presente que fez mês passado 2 aninhos

    1. Michele Kaiser

      Parabéns!! Dos que você citou, Matheus é meu favorito. Beijos!

  18. Grazi Macedo

    Cada post novo fico mais encantada com os trigêmeos… Parabéns.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Grazi!

  19. Juliana

    Oi Michele, seu Blog é muito legal!! Não tenho multiplos, mas tenho uma tuminha de 3 meninas. Aqui escolhemos os nomes pelos significados. Ana Júlia com 7 ( cheia de graça, cheia de júbilo). Sofia com 3 (cheia de Sabedoria) . Beatriz com 2 ( aquela que traz felicidade ). Sempre dei muita importância para o significado, e eles se encaixam perfeitamente com elas!!!!
    Parabéns por sua família! É linda.
    Já pensei em fazer um blog(mas naão sei rsrsrs) pelos desafios da maternidade e também porque minha bebê de 2 anos é uma prematura extrema de 27 semanas. Enfim tenho muitos desafios como mãe, pessoa….!!!!
    Sempre leio suas postagens e me identifico!!

    1. Michele Kaiser

      Que legal, Juliana!! Como é a história de sua prematura? O que aconteceu? Um beijo.

      1. Juliana

        Oi, obrigada por responder e me perguntar!. Eu tive trombofilia na gravidez, com 27 semanas a bolsa se rompeu e nasceu nossa Bia! Com 750gramas e 23 cm. Nosso pequeno milagre!!!!! Foram 132 dias de internação, varias convulsões…. 13 transfusões de sangue….paralisia nos rins…. 1cirurgia cardíaca aos 28 dias de vida com 910gr…. 2 paradas respiratórias 1 cardíaca….. aspirações…. pneumonias…. entubação…………. foram dias e dias de hospital….. dias difíceis…. Mas hoje com 2 anos e 3 meses ela se chama Superação!!!!!! Milagre!!!!, esta falando, comendo, e começou engatinhar. (Adora contrariar a medicina e os diagnósticos, (com 3 lesões cerebrais) rsrs)
        Eu não sei bem porque, nem se merecia tanta graça ao ouvila acordar e chamar….. mamãe!…. que doce som! Mas a graça de Deus nos alcançou e ele achou por bem nos deixar cuidando da nossa Bia tão especial. Estou aprendendo a viver contente em toda situação, pois posso todas as coisas naquele que me fortalece!
        Quando paramos de reclamar e começamos a entender que viver nossos próprios Milagres é muito melhor do que contar os Milagres dos outros, não é preciso perguntar “porquê?” Você apenas confia e Aceita!!!!
        Bjs Michele!!!! Até mais.

  20. Luana

    Aqui em casa são os gêmeos Vinícius e Miguel de 4 anos.
    Vinícius que tem o nome do pai e Miguel que foi o escolhido pela mamãe.

    1. Michele Kaiser

      Ele tem o nome escolhido pelo pai ou o nome do pai mesmo? Beijos.

  21. Jessica

    Se eu tiver babys escolhemos Elis e Cecília…

  22. Carine

    Oi Michele que bom que contou sua história sempre fiquei pensando se escolheu os nomes com M pra combinar com o seu e do Marido agora ja sei rsrs.
    Aqui tenho o Kaique com 8 anos e as Gêmeas univitelinas Giovanna e Isabella com 1 ano e três meses e acabamos optando por nomes diferentes.
    Agora elas entraram em processo de desmame natural e não sei se comemoro pela facilidade em desmamar já que dó meu filho deu trabalho ou se choro por ver que nossos momentos estão acabando, afinal lutei tanto pra amamentar exclusivamente que nem sei o que pensar.
    Parabéns pela linda família bjs.

    1. Michele Kaiser

      Vida de mãe é assim, né? Sentimentos divididos o tempo todo… Hehehehe. Beijos!

  23. lucimara

    As minhas filhas não vou combinar os nomes uma é Thaemy a outra vai se chamar Lorena Sofia.

  24. Renata

    No nosso caso qdo descobrimos que seriam dois bebês, já decidimos que papai escolheria um nome e eu o outro, daí, ele escolheu Mariana e eu gostei, e eu escolhi Sofia e ele tbm gostou, não queríamos nomes parecidos, pois elas são gemeas idênticas, achamos que pelo menos os nomes poderiam ser diferentes kkkkk. E decidimos que seria Mariana a que nascesse primeiro pois na ordem alfabética o M vem antes do S. É assim foi, desde as 15 semanas, já sabíamos quem era quem , pois a Mariana estava encaixada, e o médico nos disse que tiraria ela primeiro, é assim é a história do nome das nossas meninas.

    1. Michele Kaiser

      Que legal a história, Renata. Lindos nomes!! Beijos.

  25. maristela

    Todos os nomes lindos…. Mas Murilo é tudo!!!!!

    1. Michele Kaiser

      Também adoro!

Deixe seu comentário