8 dicas para viajar melhor com muitos filhos

Temos um carro de 7 lugares, comprado quando os trigêmeos tinham seis meses. Como temos quatro filhos, já tivemos muitas preocupações na hora de viajar com eles e, por isso, reuni neste post 8 dicas para viajar com os filhos.

dicas para viajar com os filhos

dicas para viajar com os filhos

A viagem que nós fazemos com mais frequência é para Porto Alegre-RS. Moramos em Caxias do Sul-RS, então é uma viagem rápida de duas horas. Costumo colocar dois filhos nos bancos de trás e os outros dois lá no fundão. Quando eles ainda usavam bebê conforto, iam os três no banco de trás (virados de costa) e a Mônica na cadeirinha no fundão, comigo.

Dicas para viajar com os filhos

Para facilitar nossa vida, essas são as coisas que costumo fazer quando precisamos viajar de carro com as crianças:

1) Aproveitar o horário do sono da tarde para fazer viagens de carro. O embalo do carro em movimento já é bom para eles relaxarem, então, tiramos proveito disso! Quando fizemos nossa viagem de férias no Natal passado, eles dormiram o caminho todo: foram 3h20 de viagem. Conheço pais que gostam de sair muito cedo de manhã (às 5h por exemplo), quando a viagem é longa. Tudo para que as crianças passem a maior parte do tempo dormindo no carro.

2) Levar mamadeiras prontas de suco. É fácil de segurar e se tiverem uma crise de choro, a bebidinha distrai. Isso, claro, pra quem tem filhos da idade dos meus. Se forem maiores, levar sanduíches e brincadeiras para fazer durante a viagem, para que não fiquem perguntando quanto tempo falta pra chegar.

3) Deixar uma toalha à mão para o caso de vomitarem. Mônica toma um remedinho para enjoo antes de viajar porque fica enjoada e vomita. Sempre é bom ter paninhos, fraldas ou toalhas próximo. É bom deixar brinquedos, mamadeiras e outras coisas que serão necessárias na viagem acessíveis à mãe. Mas na nossa última viagem eu esqueci de dar o remédio e ela não vomitou. Ufa!

4) Tentar respeitar também o horário do cocô. Parece bobo, mas se seu filho tem rotina intestinal, é bem melhor ir viajar depois de ele ter feito as necessidades, assim não precisa parar no caminho pra trocar a fralda. Será que só mãe de muitos se preocupa com isso??

5) Combinar com as pessoas que vão nos receber pra dormir que não precisemos levar lençóis ou cobertores. Quanto menos coisas volumosas levarmos, melhor! Inclusive as fraldas. Quando vamos passar bastante tempo, pedimos para minha mãe comprar e levar os pacotões de fraldas.

6) Combinar com as pessoas que vão nos receber sobre as refeições que as crianças vão fazer. Quando vamos nos encontrar com familiares, avisamos o que as crianças comem e eles sempre preparam com antecedência ou deixam coisas semi-prontas.

7) Levar DVD portátil ou iPad preso em um lugar onde todos consigam assistir. Costumo deixar desligado, para que eles durmam, mas pronto para ser acionado. Como temos muitos filhos, às vezes um acorda e chora e acaba acordando os outros. Assim, este fica quietinho vendo o vídeo enquanto os outros aproveitam o soninho.

8) Respeitar os limites de velocidade e leis de trânsito. Eu morro de medo de viajar com as crianças porque as estradas são muito perigosas. Há buracos demais e motoristas imprudentes. Andamos dentro dos limites de velocidade e nunca viajamos à noite ou com chuva, tudo porque sabemos que nossos mais preciosos tesouros estão ali, vulneráveis, dentro de um carro. A segurança deles vale muito mais do que chegar mais rápido.

Leia também o post sobre as leis para transportar crianças.

Até mais!!!

11 comentários

  1. Dicas maravilhosas

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Ilka! 😉

  2. Daniele Rocha

    Agora eu entendi o por que daquele remedio. Peço minhas sinceras desculpas se meu comentário do post anterior nao te agradou. Me sinto impotente por não saber e nem pensar de como fazer as perguntas mais “agradáveis”.

    1. Michele Kaiser

      Imagine! Pode perguntar o que quiser! Bjs!

  3. Mariane

    Adorei!! E acredite… Me emocionei qndo escrevestes no final: ” Andamos dentro dos limites de velocidade… ” até o final do texto fiquei com os olhos marejados, tenho o mesmo sentimento que tu. Maravilhindos teus amores. E tem uma coisa vamos combinar, suas viagens tem um algo há mais e teus dias tb… Um filho enterte o outro… Coisa q sinto falta!! Heheheeh bj nosso.

    1. Michele Kaiser

      É um motivo importante para que eu acabe ficando bem mais em casa… Tenho muito medo de tudo! Obrigada pelo carinho!!

  4. tiane

    otimas dicas!! Aliás todas!Tenho um filho de 3 anos e meio o Lorenzo, e estou grávida de trigemeos:Fabio,Fernando e Felipe

    1. Michele Kaiser

      Nomes lindos! Parabéns pela gravidez! Quantas semanas vc está?

  5. Michelle, adorei as dicas! Você saberia indicar um suporte para iPad que permita que as duas bebês assistam ao mesmo tempo? Só tenho encontrado suportes que ficam apoiados no encosto de cabeça dos assentos da frente. Daí, eu teria de ter dois tablets… Beijos.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Luciana! Eu uso o EncapaDini (http://www.minidini.com.br/pd-12e755-encapadini.html?ct=&p=1&s=1). Como ele tem as cordinhas, acabo amarrando entre o banco do motorista e o do carona, assim todos assistem (até os do fundão). Beijos!

Deixe seu comentário