Como ajudar um filho canhoto

Escrever, pintar ou desenhar com a mão esquerda (canhotos) ou direita (destros) depende de qual lado do cérebro é o dominante. Destros têm o lado esquerdo dominante, que é o responsável pela racionalidade, lógica e matemática. Nos canhotos, o lado dominante é o direito, que é responsável pelas emoções, artes e imaginação. Há ainda os ambidestros, que têm habilidades com ambas as mãos e tem tendência a adaptarem-se bem às duas situações. Ok, e como podemos ajudar um filho canhoto?

filho canhoto Mônica canhota

Mônica fazendo sua lição de casa.

Percebi que Mônica era canhota logo nas primeiras vezes que ela segurou a colher para comer. Foi fácil identificar a preferência pelo uso da mão esquerda ao segurar o lápis para rabiscar, desenhar e pintar. Ela chupa os dedinhos para dormir e também observamos que preferia a mão esquerda. Brincando de chutar a bola com a gente, também chuta mais forte com o pé esquerdo. Mas, ainda assim, esperamos ela entrar na escola para confirmar que ela seria mesmo canhota.

Neste post reuni algumas dicas que estão nos ajudando e também podem ajudar você, se tiver um filho canhoto.

5 dicas para ajudar um filho canhoto

1) Os pais devem sempre deixar a criança livre para escolher seu lado favorito, evitando traumas.  E devem avisar na escola que a criança frequenta que ela tem preferência pelo lado esquerdo. Mesmo na era moderna em que vivemos, ainda existem pessoas que acham estranho e sugerem que uma criança canhota ao menos “tente” fazer as atividades com a mão direita primeiro. Pensam que será mais fácil e dizem que “é para o bem da criança”. Difícil acreditar que ainda hoje exista um preconceito velado e/ou bullying por parte de pessoas de mais idade – até de professores – sobre o uso da mão esquerda. Mas, é claro, o melhor é deixar a criança usar a mão ou pé com o qual ela tenha mais facilidade, força e destreza. É normal a criança apresentar algumas dificuldades nas primeiras aprendizagens, por isso a escola precisa trabalhar em parceria com a família.

2) Trabalhe a auto-estima. Mesmo que a gente incentive Mônica a usar a mão que ela apresenta mais habilidade e mesmo que a gente diga que ser diferente é legal, ainda assim ela às vezes diz que “queria escrever com a mesma mão do papai e da mamãe”. Então, além de ajudar a manusear os objetos, ainda temos que ser inteligentes ao ponto de trabalhar a auto-estima. Ela está numa fase onde se espelha nos modelos que têm em casa e na escola. Mas em nenhum dos lugares existem outras pessoas canhotas, nem em casa (desconfio que Marcelo vá ser canhoto), nem na turma da escola. A ideia aqui é contar histórias ou usar personagens que a criança gosta dizendo que são canhotos.

3) Posicione-se em frente, e não ao lado. Aprendi que para ensinar algum movimento aos canhotos, o ideal é posicionar-se em frente à ele e não ao lado. Assim o canhoto terá facilidade em espelhar o movimento e não imitará o destro, tentando usar o lado direito.

4) Oriente que apoie a mão para escrever, desenhar ou pintar. Quando o destro escreve, ele o faz puxando o lápis. O canhoto vai escrever empurrando o lápis. Isso faz com que, muitas vezes, eles apoiem a mão em formato de gancho, porque tentam ver o que estão escrevendo. Isso faz com que borrem a caneta ou apaguem o que escreveram (se estiverem usando um quadro branco ou de giz). Sendo assim, os pais podem orientar e incentivar que apoiem a mão no papel ou quadro, evitando o movimento do gancho. Mas, pode-se ainda, na hora de comprar canetas, buscar pelas que têm secagem rápida.

5) Adquira produtos especiais. Tesouras são itens particularmente difíceis para os canhotos. Quando um destro recorta, ele faz força com a mão juntando os dois lados da tesoura, o que resulta no corte do papel. Se um canhoto fizer o mesmo movimento, o papel será apenas “mastigado”. Isso acontece porque a força feita com a mão esquerda é inversa, fazendo com que os dois lados da tesoura se abram ao invés de fechar, cortando o papel. Existem lojas com itens para canhotos (como a No Destro) e você pode comprar uma tesoura especial.

filho canhoto tesoura

“mastigando” o papel com a mão esquerda.

filho canhoto tesoura

cortando com a mão direita.

Até mais!

Leia mais sobre produtos para canhotos.

16 comentários

  1. Jaquelline Silva

    Olá Michele!! Estou emocionada com seu post!! Que linda a sua preocupação com sua canhotinha!!!
    Eu sou canhota e tive professores e outras pessoas que tentaram me forçar a escrever com a mão direita. Até mentiam para mim dizendo que a letra ficava mais bonita com a direita, sendo que isso não era verdade. Quando um canhoto tenta escrever com a mão direita, além do desconforto e da falta de habilidade, a criança chega a sentir dor e exaustão na mão. É uma experiência constrangedora para a criança. Pouca gente fala sobre o assunto e menos pessoas ainda se preocupam com o bem estar da criança canhota (físico e emocional). Eu tive que me adaptar a algumas coisas por não terem tido essa preocupação comigo qdo era pequena. Por exemplo, eu recorto com a mão direita pq as tesouras que encontramos nas lojas são todas para os destros, mas detesto recortar pq nunca consigo fazer isso em linha reta ou com a perfeição que gostaria. Agr que vocÊ falou sobre as lojas especializadas para canhotos, vou até procurar uma para fazer umas comprinhas hahaha
    Parabéns meesmo pela mãezona que vc é!! Parabéns pelos filhos liindos!

    1. Michele Kaiser

      Que pena que foi assim para você, Jaqueline! Espero que Mônica não passe por nenhum trauma. Já falei com a professora da escola, vamos ver como posso ajudar minha linda mais e mais. Beijos. Ah, a loja nodestro.com.br está fechando uma parceria com o blog. Aguarde novidades.

  2. Andreia

    Oi Michele! Obrigada pelas dicas! Tenho um menino de 1ano e 4 meses e desconfio que ele será canhoto, pois em todas ocasiões, vejo que ele utiliza mais a mãozinha esquerda. Minha maior dúvida era de como fazer pra ensiná-lo, já que tanto eu como o pai somos destros.
    Parabéns pela linda família!!

    1. Michele Kaiser

      Também somos destros aqui, Andreia. Por isso me preocupo. Mas vou acompanhar de perto e fazer meu melhor. Beijos.

  3. Rosilenebdds@gmail.com

    Parabéns mas uma vez, sempre arrasando Tenho uma irmã (canhota )que não sabe abrir lata, fica muito nervosa. …e minha sobrinha filha dela tbm e canhota. .interessante. .Mas Parabéns pela sua atitude. .MAEZONA que és. .bjs

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho. A gente faz tudo que pode para ajudar, mas ainda sinto que posso fazer mais. Beijos.

  4. Mariane

    Amei o post, sou canhota e acho que Augusto tb. Sofri muuuuuuuuuuito, muito, muito. Fico feliz por terem essa preocupação e cuidado com a Mônica, Eu borro o que escrevo até hoje…não consigo mais corrigir isso… ajude ela o quanto puder, treine-a p conseguir apoiar a mão. Já disse que és uma mãezona… mas digo e repito parabéns pela dedicação e cuidado com seus filhos! Bom final de semana bjs

    1. Michele Kaiser

      Obrigada!! Eu faço o que posso, mas quero acompanhar sempre de perto para ajudá-la mais e mais. Beijos!

  5. Helen

    Parabéns pelo post Michele. É muito importante que a criança sempre tenha apoio e compreensão dentro de casa para crescer feliz, saudável e saber lidar com quem ainda não compreende as diferenças. Sou destra, mas acho lindo os canhotos. São tão especiais que existe até um dia pra eles 13 de Agosto!

  6. Thaís Veríssimo

    Adorei seu post e me ajudou muitoo.. meu filho tem 2 anos e percebemos desde cedo a tendência em ser canhoto. É um universo novo para nós destro, até como lidar na hora de ensinar. Seu post irá ajudar muitos pais.

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada, essa é a intenção. Nós realmente precisamos nos preparar para auxiliar nossos filhos, uma vez que não sabemos as dificuldades que os canhotos podem passar. Um beijo!

  7. Lidia Diniz

    Oi michele…amo seu blog e aprecio as materias sobre canhotos por causa da minha Sabryna de 4 anos e 11 meses q e canhota…faço tudo pra acompanhar o desenvolvimento dela sem prejudica-la vejo ela escrevendo de forma q me intriga mais respeito e tento incentiva-la …vou comprar uma tesoura dessas pra ela pra ajudar nas tarefas q estao vindo da escola….bjs…

    1. Michele Kaiser

      Essa tesoura fez a diferença para a Mônica. Ela ficava muito frustrada mas agora consegue cortar com essa tesoura bem direitinho. Beijos!

  8. Thayná lima

    Michele adorei esse post.vai me ajudar bastate.Eu tenho o João lucas que está com um aninho, a algum tempo eu e o papai dele observamos que ele faz muitas coisas com a mão esquerda mas usa também a direita.Sei q pode parecer cedo pra se preocupar,mas sabemos q canhotos tem muitas dificuldades e preconceito de algumas pessoas°principalmente as pessoas de idade.por exemplo a avó dele,ficou brava quando cogitamos q ele podia ser canhoto..Mas eu já sei lidar um pouco,tambem tenho um mano canhoto. E ele é dindo do João,vai ter um parceiro q vai entender ele,se ele for mesmo canhoto… obrigada pelaa dicas grande bj nos M’s

    1. Michele Kaiser

      Engraçado isso, né? Sabendo que é canhoto a gente consegue orientar melhor. Ficou braba por quê? Beijos!

Deixe seu comentário