Por que ter o segundo filho?

Eu quis ter o segundo filho, engravidar pela segunda vez, porque estava interessada em dar um irmão para minha filha mais velha Mônica. Quando ela tinha 1 ano e 6 meses, parei com o anticoncepcional para deixar o(a) irmãozinho(a) vir. Engravidei no segundo mês de tentativas e tomamos um susto imenso ao saber que seriam trigêmeos!

Leia tudo sobre a nossa história!

Há um tempo atrás, contando essa história a uma conhecida, discutimos o fato de ter ou não o segundo filho. Eu sempre quis ter mais do que um (mas achava que dois estava bom). Ela tem um. Discordamos sobre o porquê de ter o segundo filho. Eu queria ter o segundo para dar um irmão ao primeiro. Ela achava que essa ideia era errônea, me disse que a mulher deveria ter o segundo filho porque queria ser mãe de novo, não porque queria que seu filho ganhasse um irmão. Será que ela espera ter saudade de quando o seu era bebê para ter outro bebê em casa?

Enquanto mulher, sempre tive esse desejo de ser mãe. Queria conhecer o sentimento da maternidade, e sei que meu marido também queria saber como era ser pai. Tivemos a Mônica e, ao menos pra mim, todos esses anseios foram preenchidos e saciados. Mas desde que tive ela, pensava que ela precisava conhecer o sentimento de ter um irmão ou irmã, que seria muito positivo pra ela ter mais alguém que fosse filho do mesmo pai e da mesma mãe e, assim, aprendesse a dividir as coisas, o amor, e a multiplicá-lo na vida adulta, tendo sobrinhos, por exemplo. Então, será que o pensamento é errado? Será que somos egoístas ao querer ter filhos e saber como é ser mãe e, então, altruístas quando já temos um filho e queremos outro somente para dar um irmão ao primeiro? Será que amamos menos o segundo porque só pensamos no primeiro? Por que ter o segundo filho?

Por que ter o segundo filho?

ter o segundo filhoEu, quando planejei o segundo, queria criar os dois juntos, para que fossem amigos, companheiros, brigassem e vivessem juntos. Eu, a mãe, teria o “trabalho” meio parecido, criando dois quase da mesma idade ao mesmo tempo. Vivi isso com minhas irmãs e queria isso para meus filhos. Acabei tendo quatro filhos, sendo três de uma vez. E hoje acabo fazendo tudo junto pra todo mundo e sentindo uma culpa danada por não dar atenção individualizada a cada um a seu tempo.

Quando seria, então, a melhor época para se ter o segundo filho? Lá pelos 7 ou 8 anos, deixando o primeiro ter a consciência do mundo, curtir ser filho único e pedir um irmãozinho? Ou dar um à ele quando ainda é muito pequeno, quando ainda nem se deu conta do mundo e nem lembra como é não ter um irmão?

Não existe resposta correta, a gente pode se enganar ao chegar a qualquer conclusão. Mas eu ainda acho que a gente tem o primeiro filho para se tornar mãe e o segundo filho para completar não só a nossa vida, mas também a do nosso primeiro filho. Deixar passar tanto tempo pode ser melhor ou pior. Será que o melhor é ter dois bem juntinho e ter um terceiro alguns anos depois?

Eu acabei tendo o segundo, o terceiro e o quarto tudo de uma vez. Brinco que não tenho filho do meio e nem filho caçula. Conhecem os estereótipos, não é? Dizem que o do meio dá mais trabalho – para chamar a atenção – e que o mais novo é mimado. Os assuntos que terei que resolver ainda estão por vir e vocês poderão acompanhar. Mas, será que daqui a uns anos eu também terei saudade de ter um bebê em casa? Será que quando meus trigêmeos e a Mônica tiverem 7 ou 8 anos eu vou querer mais um bebê? Será?

19 comentários

  1. Avatar
    Jenniffer

    Olá Michele, desde que assisti sua história na RBS TV acompanho o blog e vim deixar minha opinião…
    Eu acho não devemos esperar o primeiro filho crescer muito pra ter o segundo…
    Eu sou filha única e nunca quis que meus pais tivessem mais filhos, sempre que falavam eu dizia que não ia gostar de ter irmãos, e eles acabaram não querendo mais filhos por causa minha. Acredito que se não tivessem deixado eu crescer muito para depois falar em ter outro filho, eu não entenderia o que é ser filho único e adoraria o meu irmão.
    Hoje eu sinto falta de ter irmãos… sempre penso que minha família vai ficar pequena…nunca vou ser tia e meus filhos não terão primos pela minha parte.
    Ainda não tenho filhos, mas pretendo ter uns 4 e se vieram múltiplos eu iria adorar, já que tenho alguns casos de gêmeos na família e minha avó teve trigêmeas tbm !
    Por fim, queria te dar os parabéns pelas crianças (eles são muito lindos) e pela tua dedicação com eles.
    bjos

    1. Michele Kaiser

      Conheço algumas pessoas que são filhos e filhas únicas que optaram por ter mais de um filho. Mas o contrário existe bem mais. Cada caso é um caso. Eu sempre quis ter mais que um. Tomei coragem de tentar o segundo e vieram três! Um beijo.

  2. Avatar

    Nossa que legal , amo ser mãe tenho dois. Uma menina de 12 anos e um menino de 1 ano 4 meses. Olha se Deus permitir e me abençoar quero sim ter o terceiro , me sentirei realizada como mãe e mulher. Parabéns pela família linda sua vida deve ser maravilhosa bjs

    1. Michele Kaiser

      Parabéns pelos filhos, Dani! Obrigada pelas palavras de incentivo! Temos muito amor nessa casa!

  3. Avatar

    olá Michele tenho, muito medo de um segundo filho tenho 19 anos e uma filha de 6 meses, as vezes tenho medo de não ser capaz de cuida de dois, você sentiu isso ?

    1. Michele Kaiser

      Senti isso muitas e muitas vezes desde que descobri que estava esperando os trigêmeos. Esse sentimento nunca passou, na verdade, cada vez se intensifica mais. Se tivesse tido somente dois, creio que seria muito diferente. Um beijo!

  4. Avatar
    Thais Nicolini

    Olá Michele!
    Que delícia seu blog! E que fofura seus filhotes! Demorei pra ter o segundo filho. Minha mais velha tem 11 anos! Mas a decisão nunca foi dela, apesar de sempre dizer que não queria irmãos. Ela nunca quis, nem quando pequena! Decidimos ter o segundo e a gravidez aconteceu quase três anos depois!! Gêmeos, que estamos esperando para qualquer momento. Ela ainda está em fase de adaptação, mas só veremos o que vai ser mesmo quando eles chegarem. E seja o que Deus quiser, kkk
    Bjs

    1. Michele Kaiser

      Parabéns! Você já está de quantas semanas? São meninos, meninas ou ambos? Cada pessoa tem suas razões para esperar ou decidir não ter. Agora você terá as duas experiências juntas: uma distância grande entre a primeira e os outros, e uma distância nula entre o segundo e terceiro! Hehehe. Um beijo!

      1. Avatar
        Thais Nicolini

        Oi Michele!
        Os gêmeos nasceram dia 18 de junho. Dois meninos, Augusto e Otávio. E continuo devorando cada post seu. Mas agora entre uma mamada e outra, hehe. Beijos

      2. Michele Kaiser

        Que legal, parabéns! E sua mais velha está ajudando? Como é ser mãe de novo com um filho já grandinho em volta? Um beijo.

  5. Avatar
    Kelen Vilhena

    Meus Parabéns minha querida!
    Eu sou mãe de um Bebê de 11 Aninhos. Rsrsrs… Aninhos.
    Estou hoje com 29 Anos e sinceramente, estou louca para ser mae novamente!
    Meu Filho quer muito uma Irmãzinha e se dependesse dele, a nossa tão esperada Welen que ainda nem foi concebida, mas já é imensamente Amada por nós sem dúvida já estaria aqui…
    Pude ver seu Vídeo com seus Príncipes e fiquei encantada!
    Tenho uma Grande probabilidade de também gerar Gêmeos (Genética).
    Mas de qualquer forma o que Deus Decidir eu o Agradecerei Grademente!
    Abraços!
    Kelen Vilhena.

    1. Michele Kaiser

      Espero que consigas logo logo dar essa amada irmãzinha ao seu filho! Obrigada por nos acompanhar! Um beijo.

  6. Avatar
    Pamela

    Olha, eu ainda não tenho filhos, mas quando tiver pretendo ter mais de um, acho que dois tá bom, rsrs, e não quero esperar muito não para ter o segundo. Eu tive apenas um irmão quase 8 anos mais velho, a além dele ser menino e eu menina, vivemos fazes muito diferentes, quando ele era menino e brincava eu era um bebê, quando eu era a menina e brincava ele já era adolescente fazia curso e estudava malemal nos víamos… Depois quando eu era a adolescente ele já tinha casado… Enfim, nos curtimos muito pouco, embora eu a ame de mais é claro!!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Pamela. Também prefiro um intervalo menor, assim podemos curtir um amigo da mesma idade, né? Seu pensamento em “ter mais de um, acho que dois tá bom” é exatamente o que eu pensava e aí… vieram 3! Hehehehehe. Um beijo!

  7. Avatar
    Geovana

    Oi Michele. eu sou mae de duas com diferença de 15 anos de idade… agora uma esta com 26 e a mais nova com 10 e meio ai tu imagina que a mais velha ja esta com sua vida, namorido e tudo mais e a pequena è filha unica de novo ehehehh eita… mas a experiencia de ser mae è indescritivel e adoro teu blog… sua amiga da tua vizinha Aline…. beijos

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho comigo e com o blog, Geovana! Você praticamente teve “duas filhas únicas”, se é que isso é possível… hehehe. Um beijo!

  8. Avatar

    Nunca achei que só dois “já estava bom” , sou filha única e acho a maior tristeza. Quis ter mais de um tanto pra viver a experiência quanto pra que eles tivessem uns aos outros. E quis ter com idades próximas. Tenho um baby de 2, um fazendo 1 e gêmeos a caminho.

    1. Michele Kaiser

      Olha só que legal! Idades bem próximas! Vão ver grudadinhos como os meus! Beijos!

Deixe seu comentário