Depois de sete anos de namoro à distância, meu marido e eu nos casamos. Eu morava em Taquara-RS, na região do Vale do Paranhana. Ele morava em Caxias do Sul-RS, na região da Serra Gaúcha. São cerca de 120 quilômetros de distância. Que o Rio Grande do Sul é frio no inverno todo mundo sabe. Mas só quem odeia inverno como eu sabe o que passo desde que decidimos morar na cidade dele, e não na minha.
Taquara é uma cidade menor, tem cerca de 60 mil habitantes, e Caxias do Sul tem cerca de 470 mil. É a segunda maior cidade do Estado, atrás apenas da capital, Porto Alegre. Aqui haveria mais oportunidade de emprego pra mim, que sou jornalista, então achamos que era uma ideia melhor eu vir pra cá do que ele ir pra lá. Somou-se ao fato a oportunidade de adquirir o apartamento em que moramos.
Então, em janeiro de 2006, com casamento marcado para 13 de maio do mesmo ano, mudei-me para a casa da sogra. Para ajeitar as coisas, procurar emprego e ir organizando a cerimônia, que também aconteceria aqui. A família dele é imensamente maior que a minha e quase todos moram aqui, enquanto que a minha família é menor e mora em muitas cidades diferentes, incluindo Passo Fundo-RS e Porto Alegre-RS.
Calor x frio
Após o casamento, nos mudamos para esse apartamento e vivi meu primeiro inverno na Serra. Achei que seria pior, então nem reclamei. Como o apartamento tem piso laminado e a casa dos meus pais em Taquara tinha carpete, praticamente me curei da rinite vindo morar aqui. Temos sol em quase todas as peças, e no verão temos em todas. Porém, a umidade da cidade irrita profundamente aos amantes do verão, como eu. Aprendi uns macetes para me livrar do frio e me aquecer. Acostumei. Acostumei com o efeito “cebola” de morar aqui: tem que sair de casa de manhã com muitas camadas de roupa e ir “descascando” durante o dia e ir “cascando” de novo ao fim da tarde. Tudo isso porque aqui a temperatura oscila de 5 graus de manhã para 20 a tarde. Cai para 8 ou 9 no fim da tarde. Tirando o meu leve exagero, a cidade é famosa por conter as quatro estações do ano num mesmo dia.
Moradora de Taquara, sofria com o calor extremo de novembro a abril. Só que eu amo o verão. Não gosto muito de praia (as gaúchas são feias e lotadas, desculpa aí, conterrâneos, mas sejamos realistas). Em Caxias, o verão é uma maravilha! É quente, mas à noite a gente sempre usa uma cobertinha fina pra dormir. Maravilha.
Gosto muito de morar aqui. Tem tudo. Tem opções pra tudo. Quem morou a vida toda aqui pode achar que falte alguma opção para isso ou aquilo. Mas têm shopping centers, têm cinemas, têm praças, têm supermercados grandes. Há lojas de todos os itens, médicos de todas as especialidades, vários hospitais, várias escolas de vários segmentos e crenças. Acabei desenvolvendo mais minha carreira como professora de inglês por aqui. Conheci colegas de profissão das duas áreas, fiz amigos queridos, vizinhos adoráveis. Problemas também existem. O trânsito é um caos, o clima é uma porcaria. Mas lado negativo todas as cidades têm.
Detesto inverno. Mesmo. Esse é o lado negativo de Caxias: frio intenso e umidade. Frio sem vento e com sol chega a ser gostoso. Mas neblina e umidade me tiram do sério. As crianças ficam enclausuradas, gripadas, resfriadas, e a gente passa a noite inteira indo ver se estão com frio. Tenho três aquecedores, mas não gosto de ligar o tempo todo porque tenho medo do choque térmico ao sair de casa. Sem falar nos custos com energia elétrica. Sorte que o quarto dos meninos é quentinho, ele tem janela para a sacada e a sacada é fechada com vidros.
Depois que tive os filhos, conheci todas as “ites” que o inverno traz. Bronquite, bronquiolite, rinite, sinusite, otite, amigdalite. Acho que a solução é eu me mudar para o nordeste! Ah, mas lá tem muito mosquito. Acho que vou ficar por aqui mesmo.
Até mais!!
Michelle
EU diferente de você, amo o inverno. Todas as oportunidades de destino que tenho são para cidades frias, incluindo uma lua de mel na patagônia!
Não sei se te serve de consolo, mas sou carioca, tenho um filho de 12 anos e espero o segundo. Aqui é quente como o caldeirão do inferno e ainda assim conheci todas as ites comigo e com meu filho! Bronquite, rinite, otite, amigdalite… E ainda todos os problemas do super calor: desidratação, queimaduras de sol enquanto ele só jogava uma bola no quintal, dengue, muitas picadas de mosquitos diversos que causam muitas alergias sem falar do casos urbano no RJ!
Caxias é ótima! Talvez um pouco mais fria do que vc gostaria mas o frio resolvemos com roupas! Pense no contrário… Um calor que nada alivie, vc pode tirar tudo, ter acabado de sair do banho e ainda assim esta suando! E Tb não da potes viver no ar condicionado full time pelos mesmos motivos do aquecedor!
Bjsks! Adoro o blog!
Tens razão! Meu sonho é morar em um lugar que seja 25 graus o ano inteiro! Hehehehe. Beijos!
Oi Michele, o Rio de Janeiro, fica no meio do caminho …e o clima é bem gostoso.
Mas daí é grande demais! Quem sabe no interior do estado?
Rio, seloko???!!
No verão lá sempre em torno de 40-42 graus! Um calor horroroso! 😛
Moro no Rio. O clima é o pior possível 6 meses do ano, um calor absurdo, húmido. A vontade é não sair de casa. Devo me mudar.
Olá! Moro em Entre-Ijuis um cidade pequeninha ao lado de Santo Angelo, e estou indo para Caxias, pesquisando sobre, achei sua postagem de alguns anos atrás haha! Ainda mora em Caxias? Quais bairros são os piores de se morar? Pq violencia tem em toda parte, mas alguns bairros sao piores e outros mais tranquilos né! Não conheço muito então preciso dessa ajudinha!
Oi Michele!!! Adorei e concordo plenamente com o seu post; eu sou de Parobé(fomos vizinhas!!) e morei um ano e meio aí em Caxias.
Sou apaixonada por esta cidade e pelas possibilidades que ela proporciona pra quem viveu a vida inteira em uma cidade pequena, mas como você eu não gosto nada do frio…e no inverno que morei aí até nevou!!! Mas sobrevivi.
Voltei pra Parobé em dezembro do ano passado com 8 meses de gravides. Quis estar perto da família quando o meu bebe nascesse, mas sinto muita falta de lá.
Beijos e até a próxima! 😉
Morei 19 anos em Taquara. Adoro Caxias também! Mas o clima me mata! Tenho receio pelas ites! Beijos!
Michele, ri litros com esse post. Sou nordestina, moro em Teresina capital do Piauí, aqui é calor o ano todo, mas no tempo do b-r-o bro (como costumamos chamar o período mais quente daqui que é setemBRO, outuBRO, novemBRO e dezemBRO) a temperatura chega a 42, 43 graus, e pra piorar ainda é abafado, não move uma folha na árvore. Pessoal costuma dizer que antes de alguém ir pro inferno, primeiro faz um estágio em Teresina pra se acostumar com a temperatura kkkkk. Mesmo assim amo minha terra. Não sei se é pq já acostumei com o calor, mas detesto frio. Fiquei pensando, vcs aí tem 3 aquecedores, enquanto q aqui ninguém não usa nem chuveiro elétrico. Sou concurseira e morro de medo de passar pra um lugar onde faça frio. Enfim, achei o post engraçadíssimo e fiquei com pena das crianças com esses resfriados. Aaaah, e aqui em Teresina não tem mosquito não. Eles morrem torrados antes de picarem a gente kkkkkk. Bjos
Nossa! Fala mais sobre sua cidade! Por enquanto estou adorando! Kkkkk calor e sem mosquito?
Oiii Michele…..
Não sou mãe de trigêmeos e nem de gêmeos, mas adoro ler teu blog contando as façanhas desses meninos.Sou mãe de um lindo menino de 02 anos e 05 meses e agora estou gravida de 03 meses e acho que vem uma menina.Bjão para as tuas crianças.
Parabéns, Mara! Quando souber o sexo do bebê, vem aqui me contar! Continue nos acompanhando!!
vem morar em sao paulo aqui tem 4estaçoes muito trabalho para voce e escolas para todos muito boas ar de sao paulo e iqual da australia
Acho São Paulo muito grande pra mim! O trânsito deve ser enlouquecedor! Quem sabe no interior do estado?
Oi Michele! Continua morando em Caxias? Moro em curitiba mas queria me mudar….para onde não sei, pensei em Caxias.
Se vc puder me escreva. Vanessa.bromberger@gmail.com
Bjs
Oi, Vanessa! Eu gosto muito de Caxias no verão. De outubro a abril, é ótimo morar aqui, mesmo que tenha bastante chuvas e que de vez em quando o tempo fique louco! Mas tirando o clima, eu adoro morar aqui. Mas Curitiba deve ser uma cidade melhor. Não sei dizer porque não conheço. Beijos!
Que tal Curitiba.
Dizem que é uma linda cidade, mas o clima não é meio indefinido, como aqui?
Oi Michelle!!!
Moro no Nordeste e diferente de você não suporto calor, amo o frio. Sempre passo minhas férias aí no Sul. Recentemente recebi uma proposta de emprego aí em Caxias do Sul e ainda estou decidindo se irei aceitar. Você pode me falar um pouco sobre a segurança e quais os melhores bairros pra se morar? Tenho dois filhos pequenos e a grande preocupação é com adaptação deles ao frio. Em relação a escolas você poderia dar algumas dicas?
Hahaha. Posso ir morar aí no seu lugar?
Como todo o Brasil, Caxias se tornou uma cidade perigosa. É preciso tomar cuidado. Os melhores bairros são os centrais. Me manda um e-mail (contato@ostrigemeosdamichele.com.br) para conversarmos sobre escolas. Beijos.
Oi Michele, tudo bem? Encontrei seu blog justamente porque estava pesquisando sobre melhores bairros para se morar em Caxias. Moro há 1 ano em Santa Maria/RS. Estamos pensando em mudar para Caxias do Sul. Conheci a Serra no último feriado e confesso que gostei muito. Tenho dois filhos. Um tem 5 anos e a outra quase 2 anos. Queria algumas dicas suas sobre bairros melhores, mais seguros para se morar e escolas para meus dois filhos. O menino ano que vem já vai para o 1°ano do ensino fundamental, a menina ainda permanece na educação infantil . Aguardo seu contato. Abraços, Amanda
Oi, Amanda! Eu acho Caxias tão fria que penso você deveria se mudar daqui e não para cá! Hahahaha. Mas deixando essa parte de lado, a cidade é bem legal mesmo. Segurança está difícil em qualquer lugar e aqui em Caxias a coisa está bem difícil. Me manda um email para contato@ostrigemeosdamichele.com.br e eu te respondo com mais detalhes.
Michele mudei para Curitiba largando meu trabalho para acompanhar o trabalho do meu marido mas não estou aguentando essa mudança climática, na cidade que morava era calor o tempo todo, estou pensando em voltar pra Belo Horizonte onde meus pais moram, mas estou de coração partido por causa do meu marido e do nosso relacionamento e é claro como fica as crianças.
Bruna, se me permite comentar… Fique mais um tempo perto do seu marido. Com certeza para ele também está sendo difícil. Tente mais um pouco, as coisas podem melhorar. Beijos!
Olá Michele,me identifiquei bastante com a sua história,estou pensando em me mudar pra Caxias do Sul em dezembro,atualmente estou morando em Antonio Prado,mais sou de Uberlândia Minas Gerais,um calor de matar,já passei pelo meu primeiro inverno na serra gaúcha….bem gelado…apesar já ter morado fora do Brasil o frio aqui e diferente, mais foi bom oque não mata nos fortalece…rsrsrs
Se pudesse me dar algumas dicas de bairros e escolas estou meio perdida nestes assuntos,olho nas imobiliárias mais não sei o nome dos bairros mais seguros.
Boa sorte com os filhos e na sua profissão…beijos,saúde e paz…;)
Olha… os bairros Madureira, Universitário, Jardim América, Lourdes, Exposição e Panazzolo devem ser os melhores. Um beijo!
Michele,
Me chamo Luciano e moro em Salvador/Ba, aqui é muito quente e bela praias, porém eu e minha esposa não somos muito adeptos do calor, usamos condicionador de ar em toda casa, quase impossível sair de carro sem ar, muito suor, se anda cerca de 100 metros parece que está em uma sauna, o bom que temos belas praias, tanto na capital quando na região metropolitana, rios nos interiores e aqui venta muito. Porém a dois meses saímos de ferias e somos para ao sul, passamos dois dias em Porto Alegre, dois em canela e dez em Gamado, gostamos muito do frio, nunca tivemos essa experiência, vinhos, churrasco, queijos, salames e etc. Hoje tomamos uma decisão, vamos mudar para o Sul e a cidade escolhida foi Caxias do Sul. Um dos fatores que pesou bastante foi a questão emprego, trabalho na área de Logística/Armazém e minha esposa é bacharel em direito e professora.
Creio que no fim do ano que vem já estaremos por aí..;
Gostaria de deixar meu zap caso queiram saber um pouco mais daqui da Bahia (sol) e você me darem dicas de Caxias do Sul.
Zap: (71) 991839643
Abraços.
Oi, Luciano. Que legal!! Posso ir para Bahia no seu lugar? Olha, eu não gosto desse frio aqui não. Aqui é muito úmido, o inverno dura 6 loooongos meses e as crianças vivem doentes. A casa fica com mofo. É maravilhoso no verão porque é quente de dia e de noite fica bem fresquinho. Raramente precisamos de ar condicionado ou ventilador. Mas o inverno castiga. Pense bem, viu?? Você está saindo do calor extremo para o frio extremo. Quem sabe escolhe um meio termo? A serra gaúcha é fria demais!
Oi Michele, eu não sei se ainda mora em Caxias. Mas moro em Bagé – RS e penso em me mudar para caxias que tem um polo da faculdade que faço e também em questões de emprego. Qual seria o melhor bairro para se mudar? tem alguma dica referente a lugares no centro para evitar morar?
Acho que o melhor lugar para morar são os baixos próximos ao centro como Panazzolo, Lourdes, Exposição, Madureira, Jardim América… Beijos!
i, Michele. Estou adorando ler seu blog, até as publicações mais antigas. Ao contrário de ti, sou uma amante do frio. Moro em Cachoeirinha/RS e não tem um verão que eu não passe mal com as temperaturas que passam dos 40 facilmente. Claro, em Caxias o inverno castiga mais do que aqui. Será que podemos achar um meio termo? Hahahah
Beijos e parabéns pelos filhotes
Oi, Ananda! Adoraria encontrar um meio termo! Também não gosto de temperaturas muito elevadas, mas o frio exagerado daqui é muito ruim. Um beijo e obrigada!
Oi Mi, adoro teus posts. E adorei esse. Acho q como todo nordestino, amo viajar pra cidades que fazem frio. Nao gosto muito do calor, literalmente odeio sol. Me escondo dele como morcego foge da luz. Acho que sou uma vampira, rs.
Enfim, a unica coisa q nao gostei doi de dizer que aqui tem muito mosquito. Nao sei se vc ja esteve em outras cidades do nordeste, mas aqui nao tem mosquito nao, nem mosca. No maximo em algum sítio. Mas no geral nao tem nao. Moro em Sao Luís Ma. Amo a minha cidade, mas ela poderia ser um pouquinho menos quente rsrs
Oi, Michele,
Amo o frio!!! Hoje moro em São Paulo e apesar de amar esta cidade sinto falta do frio daí! Mas posso dizer que vivi por 16 anos em Florianópolis e lá, apesar de fazer frio também, não é tão rigoroso como o de Caxias.
Beijos, querida e boa sorte com as “ites”!
Curti muito a autenticidade de seu post. Simplesmente, delicioso de ler. Eu amo o frio brando e odeio o calor excessivo daqui do Rio. O melhor inverno do mundo é o daqui do Rio: quase sempre céu azul e temperaturas abaixo de 30 e maiores que 12, além da cidade não ter aquela “muvuca’ do verão. Mas tem Petrópolis, na serra, por exemplo, que é agradável o ano todo e uma cidade maravilhosa pra viver. Mas inúmeras cidades menores da serra daqui, que são boas também para temporada ou viver mesmo. Abraços!
Obrigada por deixar aqui sua opinião! Concordo com vc. Eu deveria morar em um lugar como Petrópolis. Um abraço!
Morei 5 anos antes de vir para Santa Maria e te confesso, se arrependimento matasse. Gosto muito da serra pena q ta muito violenta. Mas o clima é otimo!!!!!
Se arrependeu de sair de Caxias, isso que você quis dizer? Abraço!
De morar lá, boa mas muito, muito violenta. Iludem se quem pensa que morar em Caxias as pessoas vão te receber amistosamente. Povo não gosta muito de gente de fora ( principalmente se vc não for italiano, e de Caixas do Sul kkkkk) há bastante oportunidades porém a violência faz com que não compense. Não há bairros fotos seguros: a violencia opera inclusive até mais nós bairros fotos ” bons” ou “chics” eu acredito q cidades da serra ao em tornovx teria mais qualidade de vida. Boa sorte!
Oi, Michele!
Procurando informações sobre Caxias, encontrei teu blog.
Quero sair de Porto Alegre, que está muito violenta, mas quero uma cidade que tenha as coisas boas da capital e essa cidade é Caxias.
Como minha mãe tem 90 anos, após ler teu post, acho que a linda Caxias está descartada.
Tua família é linda!
Bjs.
Cláudia
Olá Michele, adorei seu post.
Faz tmp q venho procurando um lugar longe e diferente pra recomeçar a minha vida. Sou do Rio De Janeiro, mas detesto calor, adorei tudo o q disse sobre essa cidade principalmente sobre o frio, rs. Meu único medo é me sentir muito sozinha e n conseguir fazer amigos, sou solteira e pretendo ir sozinha msm. oq vc me diz sobre isso? acha q seria uma boa.
Eu gosto de morar em Caxias, mas a umidade é um graaaande problema. Pessoas que não são daqui dizem que o povo não é muito receptivo. Mas sei lá, me adaptei. Beijos!
Olá Michele. Conheço seu blog a mais ou menos um ano e adorei. Sou carioca mas atualmente moro em Joinville com a esposa e dois filhos. Não conheço o RS mas tenho um amor pelo Sul. Pode me escrever pois queria tirar umas dúvidad?
Muito interessantes a matéria e os comentários. No entanto, creio que faltou destacar a incompetência generalizada, a falta de compromisso e a cultura da esperteza que tanto caracteriza o RJ e não caracteriza o RS. Aqui no RJ, apenas apadrinhados medíocres conseguem algo, passam nos concursinhos, chegam a cargos de chefia/direção, são bem quistos, têm as portas abertas, etc etc etc. Tenho vários colegas cariocas e gaúchos e as diferenças em caráter e conduta são incomensuráveis. Continuo pendendo para Caxias e em breve vou conhecê-la o que não consegui fazer ainda pq nas duas vezes em que iria pousar nela e conhecer antes de meu destino, a neblina desviou os voos para POA.
Oi Michele, bom dia. Gostei muito do seu post.
Como é a violência na cidade? É uma cidade que dá para caminhar pelas ruas com tranquilidade ou é perigoso por conta de assalto? Existe assalto a mão armada? Ou é uma cidade tranquila de viver?
Normalmente vcs moram em apartamento?
Abs
Eu tenho medo. Não ando muito pelas ruas, não. Acho que o Brasil, em geral, está muito perigoso. Moramos em apartamento dentro de um condomínio de classe média. Tem uma área verde maravilhosa.
Oi, Michele. Eu sou pernambucano, moro numa cidade litorânea. O calor aqui é intenso! E no momento estou morando no sertão, que é muito mais quente. Daqui irei pra Imperatriz/MA e depois seguirei para Caxias do Sul, mas isso só no ano que vem. Espero que a minha experiência em Caxias do Sul seja boa, pois temo que a minha família não se acostume com o frio intenso. Provavelmente iremos em meados de janeiro/fevereiro, aproveito para lhe perguntar: Qual é o período mais frio na cidade?
Obrigado pelo post.
Atenciosamente,
Jeferson R. Nascimento
Olá. O período mais frio depende o ano. Neste foi o início do inverno. Mas aqui faz frio de maio a novembro, intercalados com picos de calor fora de época. Desculpe.
Oi Michele, conheci seu blog hoje e ja amei!
Eu sou uma carioca/cearense que mora em Caxias ha 1 ano. Meu pai é carioca e minha mãe é cearense. Em 2015 deixei o Rio quando meu pai se aposentou e voltamos para o Ceará pra que minha mãe ficasse mais próxima da família dela. Em 2020, no auge da pandemia, enquanto todos estavam enclausurados dentro de casa, eu estava começando um relacionamento que deu em casamento kkkk. Nos casamos em maio de 2023 e mudamos de livre e espontânea vontade pra Caxias sem conhecer ninguém e nem ter família aqui no Sul.
Meu marido é cearense, e morávamos em uma cidade do litoral oeste chamada Paracuru. Um lugar super tranquilo e lindo com diversas praias, só que com poucas oportunidades de emprego. Eu sou formada em Marketing e meu marido estava finalizando a faculdade de engenharia elétrica e já trabalhava na área, porém na capital Fortaleza. No período dos preparamentos do nosso casamento, a gente se viu num momento de decisão sobre onde iriamos morar. Morar em paracuru, onde só tinha emprego pra um de nós, ou mudar pra Fortaleza que já estava ficando bem perigosa. Em paralelo, meu sonho sempre foi passar lua de mel em Gramado, e como passamos 2 anos juntando dinheiro pra casar, o sonho foi realizado. Chegou um momento que eu pensei, “ok ja que nós vamos pro RS, por que não ir pra ficar de vez e começar a vida de casados la?”
Quando levei a ideia pro meu noivo, ele ficou meio assim, mas depois concordou, mas a parte difícil foi convencer as famílias, principalmente a dele que nunca havia saído do Ceará. Meu pai é militar, e a marinha movimentava ele com certa frequência, então nós nos mudamos muito.
Nossa ideia era vir pra morar em Canela, mas quando vi os valores altíssimos do custo de vida lá, rapidamente desistimos. E todas as vezes que procurávamos emprego, sempre aparecia muita coisa pra Caxias, foi ai que nos decidimos vir pra morar aqui. No dia 20 de maio nos fizemos a nossa festa de casamento, e quando acabou, nós fomos pra casa, trocamos de roupas, pegamos as malas e partimos pro aeroporto kkkk.
Conclusão, ja tem 1 ano que moramos aqui. Eu amo essa cidade, mas o frio, eu detesto kkkk.
Olá, tudo bem? Que legal, Isabela! Tb gosto muito de Caxias, mas o frio é de doer. Porém, depois de 18 anos morando aqui, acho que já estou acostumada. A umidade e, consequentemente, mofo que causa, é a pior parte. Mas frio com sol é bom, né? Um beijo!