O dia em que magoei minha filha

Tem dias que a gente tem vontade de se enfiar dentro de uma sacola preta e se jogar no lixo. Dias em que nada dá certo. Bem, hoje foi um desses dias. Quando magoei minha filha.

Tudo começou atravessado, com uma noite mal dormida porque um dos meninos tossiu muito. Pela manhã, nem deu tempo de tomar café, saí correndo, mal vi meus filhos. Quando voltei ao meio-dia para almoçar em casa, os meninos já estavam dormindo a soneca da tarde. Quando saí novamente para trabalhar, às 13h20, ninguém ainda havia acordado.

Ao final do dia, depois de uma tarde também cheia, busquei Mônica na escola e, mais uma vez, ela não queria ir embora, queria brincar no pátio com as amigas. Eu, que hoje teria mais um compromisso às 18h30, tinha ansiedade em ir logo para casa. Peguei minha filha pelo braço e a levei, chorando mesmo, à força. Deixei os quatro jantando com a babá e saí para minha última aula do dia. Me ausentei até às 19h40.

Cheguei correndo, dei banho nos meninos, arrumei. Tudo com pressa e estresse. Peguei Mônica para dar banho. Já era a quarta criança que eu estava dando banho e arrumando para dormir. O cansaço e a irritação da rotina maluca estavam quase me consumindo por completo. Enchi a banheira para o banho dela e ela não quis vir. Pedi de novo. Não veio. Negociei que deixaria ela colocar um vestido de princesa após o banho. Aceitou. Entrou na banheira para o banho e começou a manha. Ela já estava cansada, havia acordado cedo. Eu disse que se ela não obedecesse eu ia sair do banheiro e só voltava depois que ela parasse de choramingar.

Magoei minha filha

magoei minha filhaApós o banho conturbado, ela resmungou para vestir-se. Cheguei no meu limite e briguei com ela. Não aguentei a frescura e xinguei. Disse que ela não me obedecia e eu não entendia porquê. Ela ficou em silêncio e não falou mais. Continuei colocando o pijama, brava, quando vi uma lágrima escorrer em sua bochechinha macia. Olhei para o rostinho dela e o que vi foi o olhar doído, magoado, do anjo mais lindo e puro do mundo. Meu coração partiu-se ao meio.

Quando ela viu que eu olhei para ela sentindo pena, soltou o choro, abriu a torneirinha. Me abraçou e disse: “hoje você não brincou comigo nem uma vez. Você só brigou comigo”. Eu, me sentindo o cocô do cachorro, pedi sinceras desculpas, que, por minha sorte, foram aceitas. Prometi que, assim que fizesse os maninhos dormirem, brincaria com ela de boneca, uma de suas brincadeiras favoritas.

Às vezes a rotina da gente toma nossa cabeça por tanto tempo que não percebemos as pequenas coisas que fazemos errado. Eu me vejo tentando dar tudo de mim, fazendo tudo que acho que precisa ser feito, mas pecando nesses pequenos momentos, que, na verdade, são os mais importantes. Por que me deixei irritar com uma criança de quatro anos? Por os irmãos serem menores, esqueço que ela também é uma criança pequena. Acho que tenho esquecido disso, ando tratando-a como se fosse uma mini-adulta, exigindo comportamento demais, não lembrando que a pobrezinha recém completou quatro anos e já tem tantas responsabilidades como irmã mais velha.

Minha filha me ensinou uma grande lição. Hoje, ao brincar de boneca com ela, lavei minha própria alma e prometi não só à ela, mas também à mim mesma, que nunca mais deixarei os meus problemas afetarem o nosso relacionamento lindo. Hoje foi a primeira e última vez que eu magoei minha filha.

Leia também:

A Princesa do meu castelo

24 comentários

  1. Avatar
    Camila

    Que lindo Michele, estou aqui chorando junto com vc…
    Hoje tive uma atitude parecida, e isso que tenho apenas os gêmeos de quase 3 anos…
    Essa pressa que nos persegue, o stress que acaba extravasando para o lado errado.
    obrigada por compartilhar , um beijo

    1. Michele Kaiser

      É uma coisa de doido, né? Como me senti mal depois de ver ela magoada comigo. Obrigada pelo carinho, Camila! Bjs.

    2. Avatar
      Pricila

      Muito lindo, eu tenho só uma filha, mas a correria do dia-a-dia nos deixa completamente maluca!
      Ontem ela estava impossível, mas ela só queria um pouco de atenção!
      Começou a me bater, e chamei ela de uma palavra ‘feia’ pedi perdão para Deus e pra ela também!
      E mesmo assim ainda estou me sentindo mal!!

      1. Michele Kaiser

        Sim, essa correria nos mata. A gente precisa aprender a se perdoar também, Pricila. Um beijo grande para você!

  2. Avatar
    Raquel Barbato

    Poxa Michele…bela colocação. Vc se doa tanto…uma hora vc “pifa” , né? Imagino que a culpa por ter sido ” injusta” com Monica te consuma…mas não deixe se dominar por ela. Lute consigo mesma mostrando pra si tudo que vc faz por eles, e não o que deixa de fazer…

    De qualquer forma, chorei junto contigo…Não sou mãe, mas imagino a dor de fazer sofrer quem a gente mais ama…

    um super beijo!!
    Fiquem com Deus!

    1. Michele Kaiser

      Pifei mesmo. Me senti muito mal depois. Obrigada pelo carinho, Raquel!

  3. Avatar
    Camila

    Michele tu é uma super mãe e super paciente… tu faz mt, e ainda tem 4 filhos… Não é pecado errar… tu da mt amor e carinho a todos teus filhos… mais do que mt gente que só tem um da… Mais do que eu, que tenho metade… Não exige mt de ti e nem da Mônica… e tu não é de ferro… de vez em qndo vai acontecer…. Isso oq tu disse que tu pede e a Mônica não fez é oq a minha minha primogênita faz todos os dias e por tudo que eu peço…. Não tem paciência que resista às vezes…
    Bj

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Camila! Minha filha não merece meu mau humor. Abraço!

  4. Avatar
    Tatiane

    Chorei tb. Por vc, pela Monica, por todas as mamães do mundo que tentam dar o melhor de si para seus filhos.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Tatiane! Um beijo.

  5. Avatar

    Sei bem como e isso michele , minha princesa tem apenas 5 meses , eu as vezes acabo me irritando com meus irmãos em casa e ela chora e eu acabo soltando uns gritos , mais meus olhos enche de lágrimas , e cansativa rotina de mãe , eu apenas tenho 16 anos moro com meus pais e meus irmãos , sou mãe solteira , ousso muita coisa as vezes por nao consegui fazer algo e deixa para fazer quando minha mãe chega , e dificil ver seu filho chorando e não parar para pega-los , e complicado, eu te admiro muito por tudo isso parabéns mesmo

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Sara! Você é guerreira, menina! A gente é a melhor mãe que poderia ser, procure sempre buscar o seu melhor. Não perca a paciência com ela ou com seus irmãos. Ninguém entende o que a gente está passando, né? Se precisar, estou aqui. Beijos.

  6. Avatar

    Querida Michelle, sou vovó de um garotinho de 4 anos e só agora vovó consigo ser totalmente paciente com meu neto diante de um estres rotineiro, muitas vezes com meus filhos (3) perdi a paciência por conta de muito trabalho, é normal, somos normais, queremos ser infalíveis com a criação deles e por querermos ser tão perfeitas acabamos nos descuidando, não se culpe, o amor que temos por eles se propõe a tudo isso , ela jamais deixará de te amaR muito e no futuro darão risadas desses momentos de estresse tão normal. Um abraço de uma vovó aposentada que cuida de um pequeno lindo e consegue rir das manhas dele sem perder a calma, mas isso somente as vovós já com a vida tranquila consegue fazer, por isso é muito bom ser vovó. Parabéns pela super mãe que vc é.

    1. Michele Kaiser

      Ah, que querida você, Maria Angela! Deve ser uma delícia ser vovó! Uma amiga minha disse para a filha dela de 17 anos que nunca ia cuidar dos netos que um dia viriam. Ela disse que teve muito trabalho e que ela que pagasse babá! Achei aquilo o cúmulo. Eu quero cuidar de todos os meus netinhos! Disse um conhecido, uma vez: “os netos são a sobremesa da vida!” Quero ajudar meus filhos com seus filhos e espero ser uma boa vó e uma boa sogra. Um beijo!

    2. Avatar
      Camila M Balotim

      Acho lindo isso … Minha mãe a vida toda disse que não queria se aposentar pq não saberia o que fazer e não saberia ficar parada. Meu sobrinho nasceu a menos de uma semana lindo um fofo e agora a família toda boba babando no Miguel…
      E minha mãe já disse que não vê a hora da aposentadoria chegar para poder cuidar do netinho. Que agora ela já sabe o que vai fazer quando se aposentar…
      Coisa de vó!!!

  7. Avatar
    Jaquelline Silva

    Oi Michele!! Veja bem, não sou mãe, mas converso muito com a minha. Esses dias ela me confessou que até hoje, com três filhos adultos, criados e resolvidos ainda tem insegurança e medo de não ser uma boa mãe. Olha, admiro muito a mãe que vocÊ é!! Você sentiu seu coração partir pq pela primeira vez (e se comprometeu em ser a última) magoou sua filha. Tantos pais magoam seus filhos todo o tempo e nem mesmo percebem isso. Tantos pais nunca tiraram um segundo sequer para brincar com suas crianças… 🙁 Esses dias, caminhando por um shopping, vi uma mãe chamar, repetidas vezes, o filho de burro (uma criança de aproximadamente 4 anos também) com toda a arrogância pq a criança tinha derramado um pouco de água na roupa enquanto tentava segurar a garrafa e entorná-la na boca. Isso me partiu o coração. Sei que ser mãe é uma tarefa difícil, mas é indiscutível que vc tem feito isso de maneira gloriosa!!! Parabéns mamãe!! Monica, Murilo, Marcelo e Matheus certamente se orgulharão muito de vc!!!

    1. Michele Kaiser

      Nossa, muito obrigada pelo carinho, Jaquelline. Até enchi o olho d’água… Com certeza serei como sua mãe, acho que as incertezas vão me acompanhar. Tem pais que não dá para entender, né? Chamar um filho de 4 anos de burro! Quem será o burro ali? Beijos!

  8. Avatar
    Christiane Andrade

    Ser mãe não significa ser super herói… Uma mãe é uma mulher e é humana… Tem suas limitações… Ter uma rotina estressante e um dia conturbado faz parte da vida… E.. mesmo para uma criança de 4 anos.. ser compreensiva também faz parte.. Não se consegue brincar com os filhos o tempo todo… Faz parte do aprendizado deles entender que a mãe também tem seus limites e respeitar isso… Testar limites faz parte da vivência infantil… E dar limites faz parte do nosso papel de mãe…
    Sinceramente… tu agiu certo em ser mais “dura”, digamos… A vida vai ser “dura” muitas vezes com a Mônica… e muitas vezes não vai ser com alguém que a ama e protege… Tu não bateu… não agrediu… nem fisicamente e nem verbalmente… Apenas foi incisiva num momento em que teve que ser…
    Ela é uma criança de 4 anos… sim… é uma criança… quase um baby… mas mesmo os babys precisam conhecer limites…
    Tanto a Mônica precisa entender os limites, quanto tu não pode te cobrar além das tuas forças…
    Tua rotina não é fácil… tu não é deus para ter paciência infinita…
    Claro que tem a questão dela chamar a questão pq… afinal… ela tem mais 3 querendo atenção da mesma pessoa…
    Mas as coisas são como são… Ela não é filha única… Ela ter mais 3 irmãos também não foi escolha tua… Mas a verdade é que ela tem… Que eles têm quase a mesma idade… E que todos precisam de atenção e que tu precisa de colaboração…
    Acompanho os teus posts… Percebo que tu te desdobra em mil para dar conta de tudo.. E percebo também que o teu grau de exigência consigo mesma as vezes é muito rígido…
    Sei lá se tu vai gostar de ler o que eu estou escrevendo…
    Mas.. de boa… relaxa… magoar os filhos faz parte… e ser magoada faz parte da vida… tu não é perfeita… é humana…
    E nem sempre a gente se magoa tendo razão… Muitas vezes a gente se magoa com os pais não tendo razão…
    Quando ela tiver 15 anos e quiser sair com os amigos novos para ir naquela festa show e tu não deixar… porque tu não conhece os amigos e porque ela não tem idade para voltar tarde… nossa, michele… ela vai ficar muuuuuuuuuuuuuuuuuuito magoada contigo… vai chorar e dizer que tu é a pior mãe do mundo…
    Acho que tu te culpa demais.. (desculpa…é o que percebo)…. Tu te exige demais…
    Calma… relaxa…
    Tu fez o certo… Deu limites… Isso é importante… É importante pra ela, michele… É muito importante que ela aprenda a lidar com frustrações e… inclusive… decepções com as pessoas que ela ama… porque ela também tem que entender as tuas limitações… mesmo tendo 4 anos…
    Manha é pedido de atenção… mas também é pedido de limites… E limites faz parte do amor… Ela ainda não sabe disso… Mas um dia vai saber… Porque os limites vão ter preparado ela para a vida!!!
    Pensa nisso!!
    Abraço aí!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Cristiane. Obrigada pelo carinho e por nos acompanhar.
      O que escrevi nesse post diz respeito, na verdade, à uma coisa que eu estava fazendo errada e não estava percebendo. Ela não estava fazendo as coisas como eu queria (rápido) e eu fiquei apressando, sem a mínima paciência. Quando me dei conta que eu estava sendo chata sem ela merecer, me arrependi da conduta. Percebi que não estava tratando-a como deveria e, foi isso, que ela me lembrou ao chorar em silêncio, magoada comigo.
      Ela faz manha e gosta de chamar nossa atenção. Mas naquele momento eu achei que eu estava errada e, por isso, me desculpei.
      Um beijo!

  9. Avatar
    Ellen

    Acontece com qualquer mãe Michele… Mas o que importa é o que se faz para consertar o que aconteceu! Um beijão na Mônica e nos triplets!!

  10. Avatar
    Gilmara

    Ai, chorei… Também tenho uma menina de 4 anos e (só) um menino de 2. Tantas vezes magoei minha filha da mesma forma, porque na hora da correria e cansaço, parece que ela já é grande e ele ainda é um bebê. Sempre sobra pra ela, ou falta, neste caso.
    Mas toda falta de paciência vem seguida de um abraço e um pedido meu de desculpas.
    Compenso meus xiliques sendo o mais amorosa possível na hora que está tudo tranquilo. Muitos beijos, abraços, conversas e brincadeiras.
    Eles já perceberam que tem horas que a mamãe tá legal, tem horas que não está.

    1. Michele Kaiser

      Como é difícil, né? Parece que nunca daremos conta de tudo. A atenção que damos à eles quando estamos bem é o que mais importa. Pobrezinhos, não precisam saber de nossos problemas, né? Bjs.

  11. Avatar
    Regina Braga Fernandes

    Olá Michele, chorei rs

    Você com certeza é e sempre será uma mãe maravilhosa, hoje com quase 22 anos vejo que minha mãe é perfeita mesmo com os erros dela,um dia seus filhos entenderam as falhas,mas é importante não se acostumar e virar rotina descontar neles,erros acontecem e devem ser assumidos (o que você fez e muitoe admirei). As pessoas acham que ser mãe é dificil por causa da rotina e por dar conta de fazer tudo em 24 hrs,mas acho que o mais dificil,é fazer o que vc faz,ensinar aos seus filhos que por mais que somos seres humanos,mas temos que ser comprometidos com as obrigações e admitirmos os erros.
    Você é guerreira e não esqueça disso.
    Tem mães que tem um filho só e mal sabe dar educação,amor e carinho .. isso me chateia.
    Não sou mãe,tive um pouco de experiência com meus sobrinhos,mas não é a mesma coisa.
    Na família do meu pai há vários casos de gêmeos,inclusive meu pai é rs
    O médico já disse que tenho muitas probabilidades,pois minha irmã não teve gêmeos,meu irmão nâo pega o genes do pai e sobrou eu (a caçula) rs
    Me casei a 1 ano e tenho fé que se Deus me dar essa missão de criar 3, serei uma boa mãe. Deus não escolhe os capacitados e dá a missão,ele capacita os escolhidos,como fez com você!

    Estou na arquibancada da vida torcendo pelo seu sucesso como mãe.

    Adoro ler seus posts, me senti bem sabendo que ainda tem mães tentando num mundo tão perdido,fazer o melhor.

    bjs

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada pelo seu carinho, do fundo do meu coração. Eu me esforço, mas com muita frequência me sinto fracassada em minhas tentativas. Escrever por aqui me ajuda a perceber que tentar é mais importante do que conseguir. Um beijo grande e boa sorte nas tentativas de ter múltiplos! kkkkk

Deixe seu comentário