Há alguns dias, testei uma nova receita de bife à parmegiana de carne moída. Achei fácil de fazer e uma boa variação para uma outra receitinha popular aqui em casa na hora do almoço: o hamburger de frigideira.
Bem, como já contei em um post, meus filhos não gostam de comer carne. Não sei se é porque não gostam do sabor ou se acham a carne difícil de mastigar. Já desconfiamos até de as culpadas pela rejeição à carne serem as amígdalas, que os meninos têm de tamanho maior do que o normal (mas isso é assunto para outro post). Para oferecer uma opção mais fácil de mastigar, geralmente opto pela carne moída. Na realidade, eu também gosto mais.
Então, vamos à receita?
Bife à parmegiana de carne moída
(ou falso bife à parmegiana)
Servi com arroz e batatas rústicas (que os meninos já tinham comido quase todas na hora da foto).
Ingredientes:
– 500g de carne moída
– 1 cebola
– 2 batatas médias
– 1 ovo
– sal e temperos a gosto
– molho de tomate (tenha sempre pronto no congelador)
– 5 fatias de queijo mozzarela
Modo de fazer:
Descasque e cozinhe em fogo brando as duas batatas. Enquanto elas cozinham, triture a cebola em um processador ou rale no ralador. Quando a batata estiver bem cozida, esmague com o garfo em um prato. Em um recipiente, coloque a carne moída, a cebola processada, as duas batatas amassadas, o ovo e o sal (e temperos). Mexa bem com uma colher. Eu prefiro lavar bem as mãos e mexer com as mãos mesmo para misturar bem.
Depois, coloque essa mistura em um refratário de vidro. Espalhe bem por toda a extensão do refratário. Coloque no forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 minutos a 200°C.
Passado esse tempo, acrescente molho de tomate (eu prefiro o caseiro) e queijo mozzarela por cima.
Deixe assar por mais alguns minutos (eu deixei 10 minutos) até que o queijo derreta. Você pode acrescentar também presunto. Aqui não coloquei porque as crianças não gostam (e eu evito os processados).
Eu costumo ter molho de tomate caseiro pronto em meu congelador para facilitar o preparo das refeições no dia-a-dia. Vou deixar aqui o vídeo que mostra como é fácil fazer e vale a pena aproveitar o domingo e deixar uma boa quantidade pronta:
Até mais!