Está cansada? Essa fase passa!

Noites mal dormidas, cansaço absurdo. Mãe zumbi. A casa parece um cenário de guerra. Esgotamento total. Os primeiros meses do bebê são difíceis mesmo. E você não precisa ter trigêmeos para se identificar com essa situação. Por menos que se consiga vislumbrar o futuro nesse momento difícil, eu te garanto: essa fase passa!

E não estou falando somente de puerpério. A chegada do bebê (ou bebês) em casa é sempre uma grande adaptação para a mãe, o pai, a família. Estamos felizes, mas preocupados. Estamos esperançosos, mas cansados. O bebê tem cólicas… Até nos acostumarmos com a nova situação leva um tempo, mas essa fase passa!

A amamentação é difícil no início. Dói o seio, o bebê às vezes escolhe que só quer mamar de um – e rejeita o outro. Aquele empedra. Alguém te indica bico de silicone. Você, relutante, aceita a dica. O bebê começa a aceitar melhor o mamá. Ele vai crescendo e aceitando os dois tetê. Viu, essa fase passa!

Os meses vão passando, o amor vai se consolidando, as horas de sono vão se alongando. A cólica vai embora, vem a preocupação com o início da alimentação sólida. A criança começa a comer comidinha e aí você percebe como era fácil quando só dava o peito. Você reclama para as amigas que dar o leite do peito prontinho, na temperatura certa, era tão mais simples! Mas aí você vai se acostumando com o jeitinho do seu bebê, ele vai aceitando as comidinhas e essa fase passa!

As vacinas… Você dá com 2 meses, com 4, com 6. Morre de dó da criança. Quando pensa que acabou, surge uma nova. Mas o bebê faz um aninho e até essa fase passa!

A criança começa a engatinhar e fazer peraltices. Começa a caminhar e você morre de dor nas costas, tentando ajudar segurando pelas duas mãozinhas. Começa a ficar ainda mais preocupada porque precisa cuidar o degrau que vai para a sacada. Com seu filho caminhando para lá e para cá, você equipa toda a sua casa com protetores de tomada, protetor para que não bata a cabeça nos cantos, passa a trancar todas as portas, principalmente as dos banheiros. A criança vai se acostumando com os obstáculos, se adaptando… E aí… essa fase passa…

Sim, acredite! Todas as fases passam! Aquela que você está vivendo no momento parece ser muito difícil. Mas, com calma, com tempo, essa fase passa!

Nasce o bebê da sua amiga. Com ele, vem as noites mal dormidas, o cansaço absurdo. Ela vira uma mãe zumbi. A casa dela parece um cenário de guerra. Você se identifica com tudo e, já mais experiente, diz para ela: amiga, não te preocupa, essa fase passa!

essa fase passa

Deixe seu comentário