Este é um tópico que tem estado em pauta aqui em casa e na escola. Menino deve fazer xixi sentado ou de pé? Existem muitas opiniões que defendem um ou outro, que são a favor e contra o menino fazer xixi sentado.
Bem, tudo começou quando resolvemos desfraldar os trigêmeos. Não seria tarefa fácil desfraldar três crianças ao mesmo tempo, por isso, resolvemos esperar até o momento em que achávamos que eles estavam realmente prontos. Este momento chegou no verão de 2017, mais precisamente quando os meninos estavam com 3 anos e 3 meses.
Murilo em fevereiro de 2017.
Ao decidir pelo desfralde, tínhamos penicos e adaptadores de assento. Mas o que se provou mais prático e fácil para eles (e para nós) foi realmente sentar diretamente no vaso sanitário. Ao ensiná-los, achei difícil que fizessem de pé porque teríamos que ter um banquinho para que eles ficassem na altura correta para acertar o vaso sanitário. Era verão e estávamos em um sítio. Mesmo caminhando de cuequinhas para lá e para cá eles não se mostraram dispostos a fazer o pipi nem na grama, por exemplo. Foi ao fazer cocô que o xixi saiu naturalmente, sentadinhos. Mas com o adaptador ficava difícil e desconfortável. Assim, ensinei-os a fazer sentados no vaso, se segurando para não caírem para dentro da patente (risos).
Desde que aprenderam, sempre fizeram assim. Acho prático e higiênico. Mas alguns meses depois de terem sido desfraldados, iniciaram na escola e lá nos deparamos com as mais diversas opiniões sobre o assunto. Das mais neutras às mais machistas possíveis. Como que um menino vai fazer xixi sentado?!
As professoras e monitoras nunca forçaram meus filhos a fazerem de pé. Muito pelo contrário, incentivaram que fizessem sentados. Mas outras mães, ao saberem que os meus faziam sentados, acharam a prática muito “fora do comum”. Afinal, homem tem que fazer xixi de pé!
Bem, como eu disse, acho prático e higiênico. Eles têm o costume de fazer xixi de pé somente quando tomam banho. No dia a dia, eles mesmos vão pro banheiro e já sentam, seja para número 1 como 2.
Xixi de pé ou sentado?
Lendo sobre o assunto, me deparei com a opinião de duas fisioterapeutas que defendem que o homem, ao fazer xixi sentado, esvazia mais completamente a bexiga, o que é melhor para a próstata. Mas certa vez conversei com um médico urologista que me disse que não existem comprovações de que a posição escolhida para urinar tenha relação direta com a melhor saúde do homem. A melhor posição deve ser escolhida pelo menino/homem e pronto. Urinar em pé é mais rápido e, talvez, mais cômodo.
Por fim, concluo que, em casa, incentivarei meus filhos a continuarem a fazer todas as necessidades sentadinhos. Ao precisarem utilizar banheiros públicos, que façam em pé para preservar a higiene. Mas uma coisa é certa: dar uma conferida no vaso depois de fazer xixi para ver se ficaram respingos não faz mal para ninguém. Até mais!
Faz um post sobre o desfralde noturno deles. porque em uns dos vlogs eu vi eles indo dormir de cueca e fiquei curiosa
Aqui foi mais fácil ensinar a fazer em pé, pq compramos um mictório de parede(sapinho) aí colocamos na altura deles e foi assim desframos de dia (claro q algumas vezes no começo aconteceu alguns escapes de coco), eles tinham medo do vaso.
No decorrer aceitaram o vaso tranqüilamente, hoje 95% do xixi é no sapinho e quando tem coco é no vaso.
Não vejo problema nenhum em fazerem sentados ou em pé, acho mais importante é eles se sentirem bem.
Procurei muito algo falando sobre isso, enfim, ler você falar isso me deu um certo alívio. Meu Arthur tá no processo do desfralde e só quer fazer sentado, tentei em pé, mas ele não relaxa e faz todo. Mas sua visão sobre isso me deu um certo alívio.
Ótima sua página, parabéns pelo conteúdo!!!
Muito obrigada! E que bom que você nos achou! Acredito que não tem problema nenhum, apenas talvez o problema de outras crianças que têm pais preconceituosos e vêm com aquela história de que menino tem que fazer de pé. Fora isso, sem problemas. Beijos!
Aqui o desfralde dos meus gêmeos começou aos exatos 3 anos, O Enzo abandonou a fralda de vez em apenas 1 semana e o Nicolas tem um caso de amor por elas, mas já está desapegando durante o dia, mas ambos preferente fazer xixi sentados. Tenho o mictório de sapinho que fica na parede, mas eles preferem o pinico. Por mim ok, mas o pai sempre reclama.
Não acho problema também! Beijo!
Bom dia estou bem preocupada meu filho está ficando na casa da vó e ele tem 8anos e ela incentivou ele fazer xixi sentado pois ele faz xixi fora então ela pediu p ele urinar assim … fiquei assustada quando meu filho veio aq em casa e fez xixi sentado … achei q teria problema dps com disfunção sei lá …
Não existe isso. Não te preocupa.
Parabéns!!! Penso a mesma coisa… Xixi sentado não transforma em menina… Xixi sentado é higiênico e já aprende a controlar desde cedo… É tão feio homem mijando na rua… Nojento e sem educação.
Sou homem e, por mais que eu tomasse cuidado, sempre acabava restando respingos em volta do vaso. Por isso, decidi, depois de adulto, passar a fazer sentado, pelo menos em casa. Li uma matperia na DW que na Alemanha muitos homens já fazem sentado. De fato, acho mais higiênico, porque me poupa o trabalho de ficar limpando os respingos depois do uso, que chegavam até a tampa do cesto de lixo.
Minha esposa está grávida e vamos ter um menino e, desde já, já tenho refletido sobre como devo orientá-lo. Penso que a convivência será bem melhor se ele se acostumar a fazer sentado, sobretudo quando chegar à adolescência e começar a ter odores mais fortes (se é que me entendem rsrs)
Acho uma ótima ideia. Existem algumas pessoas que pensam bobagens sobre esse assunto, mas não dê atenção! Hoje em dia, um dos trigêmeos prefere fazer xixi de pé, os outros dois continuam fazendo sentado (eles estão com 7 anos). Um abraço!
Agora qualquer atitude que leve a mãe ser mãe é MACHISMO. A preocupação, me parece, não é a posição e sim o trabalho que dá. Então partimos para o “curto circuito”. Por que não usar o sapinho e já ajudar forjar um homem na acepção da palavra ? Afinal não “é de pequeno que se torce o pepino”
???
ADOREI SUAS DICAS. OBRIGADA. Como professora, fico contente que você procurou fazer o que fosse melhor PARA AS CRIANÇAS, e não para os outros. PARABÉNS !!! ABRAÇOS. RENATA SAGGIORO