Caderno de controle das atividades

Sobre nosso caderno de controle das atividades. Acredito que a coisa mais importante no cuidado com os filhos é a criação e manutenção de uma rotina. Com exceção de épocas onde eles estão doentes, a rotina é fundamental para o bom funcionamento da casa. Quando eles eram recém-nascidos, até cerca de dois meses de idade, foi difícil ter rotina porque deixávamos eles dormirem conforme queriam. Embora a construção da rotina demore um pouco, o quanto antes os pais e os ajudantes conseguirem fazer funcionar, melhor será para todos, principalmente para a(s) criança(s).

É muito importante registrar tudo que acontece no dia-a-dia quando a família tem trigêmeos. Por isso criamos e seguimos esse caderno de controle das atividades com as anotações de tudo que eles faziam no dia. Sei que esse caderno já ajudou muita gente que acompanha o blog, tendo múltiplos ou não. Quando eu tinha só a Mônica, eu não anotava nada. Mas ficava em dúvida em que horário ela tinha mamado e qual seio havia sido. Anotava num quadro na cozinha e mesmo assim me atrapalhava. Com os trigêmeos teve que ser diferente.

O que colocar no caderno de controle das atividades

A gente fez o modelo controlando as mamadas, trocas de fralda com e sem cocô, controle de medicação (Ad-Til e Ultrafer, por exemplo, que são as vitaminas que eles tomavam até completarem 1 ano) e o horário do banho. Depois que eles vieram pra casa e comecei a usar o caderno de controle das atividades, já vi que poderia ter feito algumas coisas de forma diferente, como por exemplo colocar uma legenda para o tipo de alimentação. Passei, então, a colocar, ao lado do horário, SM (seio materno), LM (leite materno tirado com a bomba de leite e dado na mamadeira) e NP (NAN Pro 1, que era o leite que eles tomavam). Também anotava quantos mililitros (ml) do leite em pó eles tomavam. Esse caderno foi essencial para o controle.

caderno de controle das atividades caderno de controle das atividades

Fiz o caderno com 100 páginas. Imprimi e encadernamos. Passamos para o segundo caderno. Quando passamos para o terceiro caderno já estavam maiores e se alimentando com outras comidas, então fiz o caderno um pouquinho diferente. Alterei algumas coisas como a quantidade de espaço pros mamás. Aquela linha da mamada passou a ser duas e mudou para “alimento”, já que faltava espaço e nós anotávamos fora do lugar. Outra coisa que acrescentamos foi “sono”, para podermos controlar os horários que eles faziam sonecas durante o dia.

caderno de controle das atividades

Em dezembro do ano passado, paramos de usar o caderno. A rotina já estava muito bem imposta e era bem seguida, o que facilitava muito para a gente. Era importante anotar somente o horário do cocô e se dávamos algum remédio. Passamos a fazer isso em um quadro branco que temos na cozinha e deu certo.

Essa é a sugestão do dia! Até mais!!

10 comentários

  1. Adoro seu blog!!! É mt engraçado, deve ser principalmente para vc, mas ao acompanharmos seu blog vc e sua família se tornam tão próximas da gente ao ponto de ter sonhado essa noite que seus trigêmeos estavam em uma festa na minha casa, eu confundi o Marcelo com o Murilo, pode isso???? A Moniquinha não estava no meu sonho, pena… Continue firme e forte com o blog e parabéns pela linda família!!!

    1. Michele Kaiser

      Você chegou a confundir os meninos em sonho? Kkkkk… Onde será que a Moniquinha estava? Obrigada pelo carinho, Manoela!

  2. Nossa michele… Realmente é essencial ter muita organização quando se trata de filhos… Á 2 meses descobri q estava com o grávida, sou casada a pauco mais de 3 anos, mas ainda n estava planejando.
    Achei seu blog por recomendação de uma amiga, e estou adorando seus posts, talvez eu faça alguns comentários em pists antigos.
    Tem alguma dixa especial para mães de primeira viagem? Hehehe

    1. Michele Kaiser

      Olá, Dai! Que bom que vc nos encontrou! Recomendo a leitura desse post: http://ostrigemeosdamichele.com.br/2015/09/11/carta-a-minha-irma-que-tera-bebe/
      E se precisar de algo, estou aqui! Bjs!

  3. Vivian

    Olá! Descobri que estou gravida de trigemios há 1 semana. Estamos quase doidos!! Estou adorando o blogs! Tenho certeza q vai me ajudar mto!! Bjos

    1. Michele Kaiser

      Parabéns, Vivian! Que bom que você gostou do blog!! Estou aqui se tiver dúvidas! Beijos!

  4. Thamires Gonçalves

    Olá, amei o blog,vou salvar, estou planejando ter trigêmeos também,pode falar como foi a fecundação e até no sexo do bebê.. seus ruivinhos são lindos e adorei essa ideia de controle dos horários beijos

    1. Michele Kaiser

      Oi, Thamires! Que bom que vc gostou do blog. Olha, para nós a gestação foi um grande susto. Afinal, nem tem como planejar trigêmeos, né? Descobrimos que eu esperava trigêmeos na sétima semana. E os sexos foram descobertos nas 13 semanas. Beijos.

Deixe seu comentário