Um filho não vale por três

Sendo mãe de múltiplos, escuto diversas coisas – positivas e negativas – de pessoas próximas e de desconhecidos que me vêem com tantos filhos. Já listei 14 coisas que já me disseram ao me ver com trigêmeos. Mas uma das coisas que ouço com mais frequência é a frase “Eu tenho um, mas vale por três”.

Não sei se a pessoa quer ser solidária comigo porque tenho três filhos da mesma idade e ela acha que dá trabalho. Não sei se a pessoa pensa que está tendo muito trabalho com um filho só e fica impressionada e assustada, pensando em como faria se estivesse em meu lugar. Mas de uma coisa eu tenho certeza: nenhuma criança vale por três.

Uma criança pode ser muito ativa, pode não obedecer quando damos uma ordem. Uma criança pode ser falante ou tagarela. Uma criança pode ser bagunceira ou espaçosa. Uma criança pode ter problemas para pegar no sono ou acordar diversas vezes na mesma noite. Os pais de uma criança podem ser chamados diversas vezes na escola. Mas nenhuma criança demanda atenção como três.

Um filho não vale por três

Mesmo que uma mãe tenha três crianças ditas comportadas, ela ainda terá que dar banho em três crianças diferentes. Ela ainda terá que preparar a comida e ter certeza que três crianças comeram. Ela ainda terá que cuidar do sono noturno de três crianças diferentes. Quando ficarem doentes, ela terá que cuidar de três com febre, três vomitando ou três tossindo. E o antibiótico caro terá de ser comprado para três!

Ela terá que pagar três vezes a escola, material escolar e uniforme. Ela ainda terá que fazer e refazer na calculadora os cálculos do balanço do mês para pagar e “vencer” todas as contas. Ela ainda terá que se organizar e cuidar das coisas pessoais de cada uma das crianças quando organizar uma pequena saída de casa. Ela ainda terá que abrir mão de férias na praia. Ela ainda terá que dar atenção individual, sendo justa e honesta, para três crianças diferentes. E sabe do que mais? Ela ainda sentirá culpa – por não conseguir dar conta de tudo – três vezes mais. Ela cobrará de si própria, três vezes mais, que poderia ser uma mãe melhor.

Mas, um dia, quem sabe, ela se conformará e, olhando para trás, verá que criou três filhos da melhor maneira que pôde, dando tudo que tinha a seu alcance. Ela não se importará com os comentários alheios sobre o que poderia ter feito melhor, pois saberá que o melhor foi exatamente aquilo que ela fez. Para os quatro filhos.

17 comentários

  1. Avatar
    Lilian

    Meu Deus, sinto muito por voce ter que ouvir um comentário bobo deste tipo, pq dizer que um vale por três, chega ate soar como menosprezo, ao sacrificio (emocional, fisico, e financeiro) que e, ter três ao mesmo tempo! Vc e uma heroína e escolhida a dedo por Deus! Nunca duvide disto! As vezes eu fico pensando… Como ir ao mercado com 1. Car seat, compras… ok! Como ir no mercado com 2 não e fácil, mas quem sabe e possível…. Mas 3? Vc ja pensou que vc TEM que comprar um carro diferente ? Como levar 3 crianças de colo ao pediatra? So pessoas especiais como voce, tem este privilegio!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Lilian! Nós temos uma Spin LTZ, de 7 lugares. As coisas não são fáceis, por isso que NUNCA um filho vale por três! Um beijo!

  2. Avatar
    Jaquelline

    As pessoas podiam falar menos coisas desse tipo e se prontificar a ajudar mais, por exemplo: “Se precisar de ajuda para levar as crianças em tal lugar, pode me chamar” ou “Toma aqui um pacote de fraldas”… rsrs

    1. Michele Kaiser

      Isso! “Tome aqui um pacote de fraldas!” kkkkk… bjs!

  3. Avatar
    Valéria

    Este seu comentário é tudo que eu sinto, tenho trigêmeas e já cansei de ouvir estes absurdos de gente que não sabe o que fala…

    1. Michele Kaiser

      Que bom saber que não estou sozinha!

  4. Avatar
    Valéria

    Se você não se incomodar gostaria de compartilhar este seu comentário no meu facebook.

    1. Michele Kaiser

      Adoraria que você compartilhasse, Valéria! Obrigada! Bjs!

  5. Avatar
    Nadja

    Michele eu ouvi muuuuito isso. Hoje, minhas trigemeas já estão com 4 anos e agora quase não fazem mais esse comentário. Mas lembro q toda vez q ouvia isso achava q estavam tentando mostrar q eram mães tão “boas” quanto eu ou que seus filhos eram tão “especiais” quanto às minhas. Era sempre uma tentativa de não se sentirem diminuídas por terem um filho só, entende?

    1. Michele Kaiser

      Oi, Nadja. No meu caso, acho que não é bem por isso, não. Acho que as pessoas querem ajudar, dando uma pista de que nosso caso é difícil mas que, às vezes, com apenas um já pode ser difícil também. Não acho que uma mãe é mais ou menos que a outra por causa do número de filhos, mas pela maneira que os cuida e cria. Um beijo!

  6. Avatar
    Mariane

    Credo gurias quanto ódio no coração! Michele, poucos dias atrás fiz exatamente esse comentário em um post seu…Mas ao contrário do que as revoltadinhas aí em cima (i) pensam(iiiiii), não fiz por mal não, falei que tenho um que vale por três no sentido -literal da palavra- é óbvio que 3… pasme!! São três e é tudo em triplo. Talvez como vc escreveu as pessoas queiram ” ser solidárias” mesmo, com palavras. Acredito que nenhuma pessoa que falou isso tenha falado pensando assim, dessa forma como escreveu, mas foi bom p gente ‘se tocar’….agora p essas aí em cima….menos, bem menos!!!!!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Mariane! Me desculpe! A intenção não é ofender ninguém, apenas gosto de mostrar para as pessoas o que as mães de múltiplos sentem com alguns comentários. Eu quis mostrar para as mães que não têm múltiplos que as coisas com múltiplos são, sim, mais trabalhosas. Um beijo!

  7. Avatar
    Camila

    Perfeito seu post Michele! Inclusive achei ele delicadissimo e muito educado! Quando ouço comentários desse tipo acho que é bem o que a Nadja falou, que essas mães querem se sentir especias. Porém, mesmo assim, fico p da vida!!
    Beijos pra vcs!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Camila! Eu sempre penso que talvez, se não tivesse múltiplos, eu faria esses comentários. Eu não acho grosseiro nem nada, apenas não gosto porque ele nem de perto é verdadeiro. Mas o que me deixa P da vida mesmo é: “Ah, que bonitinho, porque não é da gente, né” Ai, que raiva. kkkk Beijos!

  8. Avatar
    CECILIA CGK

    Amo seu blog Michele, amo ler cada relato sobre os seu bebes, brincadeiras, experiencias, expectativas. E você ta certa tem comentários que as pessoas fazem que soam negativos ou exagerados ou nada vê com a situação, mesmo que a intenção não seja de magoar, e importante debater isso e você soube colocar de forma coerente isso no seu blog.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho das palavras, Cecilia. Realmente as pessoas não percebem como certos comentários podem chatear. O importante é sabermos filtrar. Um beijo!

Deixe seu comentário