Sim, meu filho ainda usa fralda

Meu filho ainda usa fralda. Os três, aliás. Desfralde para mim sempre foi a fase difícil da vida de mãe. Quando Mônica era bebê, já sofria em pensar como seria o desfralde dela. Como ela era muito comunicativa e esperta, achei que ela tiraria de letra. Bem, não foi bem assim. Ela demorou cerca de três meses para desfraldar durante o dia (e olha que comecei o desfralde quando ela já tinha 2 anos e 5 meses).

Eu não sou a melhor mãe do mundo, às vezes sou exigente com coisas desnecessárias e outras vezes sou relapsa com coisas que eu deveria tomar mais cuidado. Mas sempre faço o que meu coração manda, sempre faço o que acho que é melhor para meus filhos. No caso dela, apesar de ouvir de tantas pessoas que o desfralde deve ser feito aos 2 anos, eu me sentia culpada por ter começado “tão tarde” e achava que ela tinha demorado a entender as coisas. Imaginem a minha preocupação, então, com os trigêmeos! Desde que engravidei, sofro ao pensar como será o desfralde!

Desfraldar aos 2 anos?

Como mãe de trigêmeos, procuro fazer as coisas do jeito menos traumático possível para mim e para eles, dando sempre o melhor de mim. Tenho certeza que meu marido pensa o mesmo. Então, quando ouvi da pediatra que estava na hora (aos dois anos) de iniciar o desfralde, procurei diversas informações que pudessem me ajudar com esse processo.

O ideal para quem mora em cidade que faz frio (como é o nosso caso) é começar durante o verão, então, tinha decidido iniciar durante as festas de fim de ano de 2015 (afinal, íamos viajar e teríamos a ajuda de diversos parentes). Só que li um artigo que dizia que não devemos ensiná-los fora de casa e acabei desistindo. Aí, quando voltamos, inventei uma desculpa qualquer e disse que começaria em fevereiro, já que eles iam estar um pouco mais velhos e, portanto, compreenderiam melhor. Bem, chegou fevereiro e lá fui eu atrás de mais uma desculpa…

A verdade é que amarelei. Isso aí. Amarelei mesmo. Meu filho ainda usa fralda. Estou me sentindo tão perdida, sem confiança e desconfortável com esse assunto que acabei decidindo não tentar desfraldar agora.

Desfralde no tempo na criança

Mas por quê? Sabe aquilo que dizem que a gente deve esperar o tempo da criança? Pois eu acho que meus filhos ainda não estão preparados. Como eles ainda não falam muito bem, creio que o processo será muito mais trabalhoso. Acredito que se eu esperar mais alguns meses, tudo será melhor. Li que a criança só tem controle total dos esfíncteres (estrutura muscular que controla os orifícios) aos 42 meses (ou seja, 3 anos e meio). Então encontrei aí a desculpa que eu precisava dar à mim mesma para não iniciar agora. Como são trigêmeos, me dá um frio na barriga pensar em como será mais difícil do que se fosse apenas um.

meu filho ainda usa fralda

Murilo.

Não confunda essa minha decisão com preguiça. Preguiça é uma coisa que eu não tenho, mesmo. O que me fez bater o martelo nesse caso é a certeza de estar fazendo isso mais cedo do que deveria. É a possibilidade de perder vários meses nesse processo e chegar ao resultado final (a efetivação do desfralde) no mesmo tempo que chegaria se começasse daqui 3 ou 4 meses. Como saber se a insistência, iniciando agora, não traria algum trauma para eles? Tenho certeza que usar fralda mais alguns meses não trará trauma nenhum à ninguém. A única vantagem, nesse caso, seria a minha economia em fraldas. Mas, bem, teremos que ter esse gasto por mais algum tempo.

Tenho esperança que daqui a alguns meses venha um veranico de uns 15 dias no meio do inverno (às vezes acontece em maio, outros anos somente em agosto), aí eu me abraço nele e desfraldo. Até lá, vou continuar respondendo à pergunta “eles ainda usam fralda?” dessa maneira: sim, meu filho ainda usa fralda. Mas deixa, tá? Eles não vão prestar vestibular de fralda.

68 comentários

  1. Avatar

    Acho que no meu caso, tenho o privilégio de ter uma pediatra que não orienta o desfralde pela idade e sim pela maturidade dos seus pacientes. Isso certamente me ajudou a não ficar neurótica e nem preocupada. Pedro tem 3 anos e 2 meses e não quer deixar a fralda. Eu não vou travar um guerra com ele por isso. Uma hora ele larga.

    1. Michele Kaiser

      Estou dividindo contigo essa opinião, Gabriela. Uma hora eles largam, sem estresses. Vamos ver como se comportam. Beijos!

      1. Avatar
        Priscyla Souza Pires

        Socorroooo
        MEU filho fará 4 anos em novembro
        Ele não aceita sair das fraldas …
        Já fiz todos os tipos de processos …
        Socorro
        Ele chora ele segura ele não aceita e não faz e inca fez xixi em outro lugar
        Quisera eu que ele fizesse nas calças… .

      2. Michele Kaiser

        Às vezes é mais demorado com algumas crianças mesmo. Eu te diria para, nas férias de verão, aproveitar para deixar sem fralda mas não fazer muito alarde. Não xingar, não brigar. Deixar as coisas irem acontecendo com calma, aos poucos. Talvez ele realmente não esteja pronto. Talvez só tenha um pouco de medo. Um beijo.

      3. Avatar
        juliana

        Ola…como foi o desfralde….meu Valentim esta com 3 anos e 1 mes e nao quero que seja um estress para nos, pq ja vivemos diS dificeis com quimioterapia e exames e internacoes. Queria que fosse bem tranquilo.

      4. Michele Kaiser

        Foi muito traquilo. Começamos aos 3 anos e 3 meses e durou uma semana. Tiramos durante dia e noite juntos. Tem post sobre isso aqui no blog. Procura ali na lupa?

    2. Avatar
      Adriana'

      Minha menina deixou as fraldas com 2 aninhos, foi bem tranquilo, fez na roupa umas duas vezes, tomara que com a de 1 aninho seja mais fácil também, (rsrsrsrsrs), pois tem muitas coisas que quer fazer igual a mana! Ela começou a engatinhar com 5 meses, tinha medo de que ela pudesse estar forçando demais as perninhas, mas não usou andador! e andou no dia do seu aniversario de 1 aninho! sei lá, pois a outra andou com 1 ano e 4 meses, já não aguentava mais me perguntarem: “ela não anda? nossa acho que ela tem preguiça”,mas também sou da opinião que cada um tem seu tempo!

      1. Michele Kaiser

        Cada um tem seu tempo mesmo. E uma coisa é certa: com certeza eles vão andar e largar as fraldas um dia, demore quanto demorar. Daqui a alguns anos, pouco importará a idade que caminharam e desfraldaram. Beijos.

  2. Avatar
    Aline

    Oi Michele, desfraldei minha filha com dois anos e seis meses, no primeiro final de semana foi um desastre total, ela fez um xixi no penico o restante no chão e no sofá. Comecei porque, como ela ia na escolinha as professoras resolveram fazer o desfralde de todos juntos, achei que iria voltar pra casa sem roupa na segunda-feira, coloquei diversas calcinha na mochila, resultado, fez tudo direitinho no penico, a professora ia colocando um por um e eles iam vendo os outros, e em casa ela começou a pedir, depois de uma semana sem fralda de dia tirei a da noite e foi só alegria, ela já fez umas três vezes xixi na cama em um ano e pouco de desfralde, mas é normal para qualquer criança. Quem sabe um vendo o outro seja mais fácil, mas, sou da opinião de que cada criança tem o seu tempo, não apresse se não achar que eles ainda não tem condições. Li algo de que quanto mais tarde melhor, que crianças que tem a fralda retirada muito cedo sem estar preparada voltam a fazer xixi na cama depois de um tempo. Boa sorte!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada por relatar sua experiência, Aline! Concordo com você, acho que quando um vir o outro fazendo xixi no penico, também vai querer. Mas ainda acho cedo para eles. Um beijo.

  3. Avatar
    Dalilla

    Nossa! Que bom saber que não e só eu que está sofrendo por conta de desfralde. Exatamente isso! Parece que não sei por onde começar e no fundo também acho que minha filha não está preparada ainda. De uma coisa eu tenho certeza: Cedo ou tarde um dia vai dar certo. Ou melhor, no tempo dela.

    1. Michele Kaiser

      Aprendi isso depois de esperar que eles caminhassem. Eles começaram a caminhar somente com 1 ano e meio. Tudo em seu tempo, sem estresses. Não fez diferença nenhuma quando eles caminharam. O desfralde será a mesma coisa. Um beijo, Dalila!

  4. Avatar
    Fabiane

    Nossa que alívio ler esse texto. ..comecei o desfralde do meu filho aos dois anos e um mês, e hj com três ainda não está totalmente desfraldado. Me arrependo muito de ter iniciado tão cedo, foi estressante para todos. Enfim…agora acho que ele já não vai tão bem ao banheiro para contrariar também.

    1. Michele Kaiser

      Pois é, às vezes iniciamos traumas nas crianças. Ou, nem por isso, às vezes eles querem é fazer uma birra mesmo, né? Hehehee. Vamos aguardar. Eu pensava que era errado esperar até os 3 anos. Agora vejo que não existe erro ou acerto. Existe é o tempo de cada um. Beijos!

  5. Avatar
    Viviane

    Meu filho tem 2 anos e 3 meses…Apesar da idade fala bem pouco e essa e outra coisa que me preocupa além do desfralde. Mas tb estou tentando me acalmar e tentar no tempo dele, pois alem de falar pouco tb nao o sinto preparado. Lendo esse seu texto me deu um alívio, confesso…

    1. Michele Kaiser

      E me deu um grande alívio ler seu comentário! Bom saber que não somos as únicas. Você pode ler diversos posts meus com preocupação com o atraso da fala. A gente fica ansioso, mas eles não estão atrasados. A gente é que espera demais! Um beijo.

  6. Avatar
    Ana Paula

    Meus gêmeos tem a mesma idade dos teus, são do dia 19 de outubro, minha pediatra disse que ainda era cedo que eles ainda não estavam preparados, às vezes deixo eles de sunga em casa pois tenho piscina, e sempre digo pra pedir pra mamãe quando quiser fazer xixi, eles concordam mas daqui a pouco tem uma possa em algum lugar da sala… Então conclui que realmente ainda é cedo e vou fazer como você esperar o veranico!!!! Com meu filho mais velho comecei com 2 anos e 7 meses e foi super tranquilo acho que porque ele já tinha naturidade suficiente !!!

    1. Michele Kaiser

      Isso aí, vamos ver se em algum veranico no meio do ano nossos filhos já estarão preparados. Um beijo, Ana Paula!

  7. Avatar
    celina de Fátima Amaral Restuccia

    O meu filho vai fazer 2 anos e 3 meses amanhã, estou no processo do desfralde..e confesso. .é my estressante. Fico falando varias vx ao dia..vamos no banheiro. .e ele diz:nao mamãe, nenem nao qué..estou usando um adaptador no vaso..qd menos se espera ele vem com a cuequinha toda molhada. .detalhe. .ele nao fala nada q fez xixi..e olha q ele fala quase tudo…fiquei aliviado em ler seu depoimento. .Boa sorte pra todas nós. .mamãe!

    1. Michele Kaiser

      Boa sorte para todas nós. Não é errado voltar a atrás e tentar de novo daqui a alguns meses, viu, Celina? Um beijo!

  8. Avatar
    Ayla Costa

    Comecei o desfralde do meu filho c 2 anos e uma semana e em pouco mais de um mês ele já tinha se adaptado,tipo escapava 1 vez por semana. O detalhe foi que quando ele deixou de usar a fralda de dia parou de fazer à noite tb,mas a criança dá sinais de que está na hora,no caso do meu filho já se sentia incomodado com a fralda e avisava quando queria fazer.Acho que está certíssima em esperar,cada mãe conhece seus filhos e sabe quando eles tem condições de fazer algo novo,então para quê travar uma briga desnecessária,se vc pode esperar um pouco? Boa sorte .Bjs!

  9. Avatar
    Lidiane

    Oi os meus tri tem 4 anos,e só deixaram as fraldas pra valer depois que fizeram três anos,acho que tudo tem seu tempo e não devemos fica tão preocupadas com o que os outro falam porque as pessoas falam de tudo,e a gente tem que fazer o que for melhor para nossos filhos e pra nós.

    1. Michele Kaiser

      Que bom saber disso! Vou te escrever para pegar umas dicas!

  10. Avatar
    Daiane Cristina

    To sofrendo pra tirar o meu filho das fraldas e da mamadeira, ele ja tem 3 anos e vai pra creche e eu tenho receio de as professoras nao trocarem as fraldas com frequência, mas to na luta, vou conseguir sem pressa e sem pressão. Bjos

    1. Michele Kaiser

      Possivelmente na creche as professoras consigam te ajudar a tirar as fraldas de vez. Você precisa dizer que não quer pressioná-lo e esperar ele estar pronto. Um beijo e boa sorte.

  11. Avatar
    Juliana Nogueira

    Michele Sou mãe de primeira viagem de um menino que está com 02A10M. No início desse processo sofri demais. Depois fui relaxando e respeitando o tempo dele. Esse processo me ensinou demais respeitar o tempo dos nossos filhos.
    O processo começou mesmo com 02A07M e ele foi me mostrando os sinais. Houve incentivo da nossa parte mas, não imposição. Me disseram que meninos “amadurecem” mais tarde em se comparando com as meninas. Realmente é melhor no período de calor. Tente deixá-los só de cuequinha (igual ao papai) pedir o papai para chamá-los qdo for fazer xixi (aqui em casa funcionou super bem)- no início ensinei até o papai daqui fazer xixi sentado,rsrs. O mais importante: Relaxa. E se não for nesse verão, será no próximo. Fique tranquila que dará tudo certo.Bjos e boa sorte.

    1. Michele Kaiser

      Que legal ver o seu relato, Juliana. Sabe que, coincidentemente, ontem o Matheus começou a implicar com a fralda e mostrar que não quer mais. Deixei ele de cueca, mas porque faltava só uns 40 minutos pro banho. Vamos ver se vai começando o desfralde. Vou seguir sua dica e pedir para o papai levar ele junto quando for fazer xixi. Beijos!!

  12. Avatar

    Eu me lembro de várias coisas de quando ainda era bebê, inclusive da minha vó me explicando como funcionava o esquema do peniquinho. Lembro de ter gostado da novidade, porque a fralda me dava coceira e calor. O penico ficava no quarto mesmo, aí não precisava atravessar a casa nem enfrentar o vaso, que é um objeto assustador pra quem tem 50 cm de altura 😉

    1. Michele Kaiser

      Você lembra mesmo??? Nossa, fiquei impressionada!

      1. Avatar
        Mari

        Sim, lembro até de coisas anteriores a isso. Esses tempos tive que confirmar com a minha mãe que certas coisas aconteceram mesmo e ela ficou chocada quando comecei a mencionar. Lembro até do meu berço, com aquele colchão que parecia ter muitos e muitos metros porque meus pés “terminavam” mas o colchão ia longe (na verdade devia ter 1,20m no máximo).

  13. Avatar
    Mariane

    Apoio vc. Afinal teus filhos não casarão de fralda, certo?
    Eu desfraldei o meu…mas demorou 90:dias todo o processo….Quase pirei. Vc com 3 enlouqueceria pode ter certeza. O pediatra disse q o ideal é começar com 3 e q fui eu quem me adiantei e ele m alertou q demoraria.

  14. Avatar
    Mércia Wauthier

    Aí que bom saber que não estou só nessa batalha di desfralde. O meu filho Daniel tem 3 e 3meses e ainda usa fraldas. Tentei deixar ele sembfraldas, mas ele ficou triste en se molhar, expliquei para ele fazer no pinico, mas ele não quis, resolvi também esperar um pouco mais para ele entender melhor. O meu problema é que a minha primeira filha Gabriela começou a pedir para tirar a fralda aos dois anos. E parou de usar completanente. E me pego as vezes comparando Gabi com Dani, mas sei que cada criança tem seu tempo e não devemos fazer comparações. Você me ajudou muito Michele com seu depoimento obrigada!!!

    1. Michele Kaiser

      Aprendi que cada criança tem seu tempo mesmo, e que não é porque fez 2 anos que TEM que tirar a fralda. Com múltiplos, o ideal é fazer o processo quando já entendem bem, para que não seja demorado e traumático para as crianças (ou para a mãe, kkkkk). Beijos!

  15. Avatar
    Caroline

    Eu também acho que o desfralde não depende da idade da criança, mas sim da maturidade dela. Não sou mãe, mas tenho uma irmã de 3 anos e 4 meses que ainda usa fraldas. Porém ela não usa sempre, está naquela de usar pra dormir e quando saímos de casa e vamos demorar e o lugar não permite levá-la ao banheiro. Mas ela não pede pra ir ao banheiro quando está sem fralda, ela (as vezes) depois que já fez xixi na roupa vem e fala “xixi”. Minha irmã tem síndrome de down, mas isso nunca atrapalhou em nada. Ela é bem comunicativa e entende muito bem o que falamos pra ela, mas ela ainda não conseguem formar frases. Faz um tempo que eu queria fazer o desfralde com ela e não consegui, então no começo desse ano veio um recado na agenda da escola dizendo que estavam deixando ela sem fralda e desde então estamos tentando.

    1. Michele Kaiser

      Concordo com você! Pretendo iniciar o desfralde quando os meus derem sinais de maturidade. Um beijo e boa sorte no desfralde da maninha!

  16. Avatar
    Cidara

    Michele, não sei se os meninos ainda estão usando fraldas, mas acho interessante compartilhar minha experiência. Quando minha filha tinha 02 anos, chamaram uma reunião na Creche sobre desfralde. O que as psicólogas e professoras nos disseram naquele dia era que, segundo as pesquisas mais recentes, não se deve iniciar um processo de desfralde antes que a criança tenha maturidade para isso. Além da experiência traumática para a criança, há muitas situações de prisão de ventre, entre outras, pela tentativa de tirar as fraldas antes de que a criança esteja pronta. A orientação que recebemos foi: espere o tempo de seu filho. O uso de fraldas não tem nenhuma relação com inteligência. É uma questão de maturidade para controle de esfíncter. E não se preocupe. “Até agora ninguém chegou ao Jardim B com fraldas.” Com essa orientação, relaxamos. Todos iam contando como estava sendo tranquilo o desfralde de seus filhos e filhas.
    A minha era das mais novas da turma. Parou de usar fraldas com mais de três anos. Talvez três e meio. Não faz diferença. Um dia tirou a fralda sozinha e foi ao vasinho na Creche. Em casa foi assim também. Tirou concomitantemente de dia e de noite. Nunca fez xixi na cama. Teve só uma vez, logo no início, que ela estava tão empolgada brincando com outras crianças, que quis segurar. Quando pediu, já tinha escapado um pouco. Uma vez.
    Tendo passado por essa experiência, acho muito triste que pais e mães sofram por esse motivo, pensando que estão fazendo um bem para seu filho! Boa sorte!

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada por ter relatado sua experiência. Me conformei com isso e parei de sofrer por esse motivo. Vão tirar quando estiverem prontos. Se demorar, paciência. Agora que estão começando a falar mesmo e dizer o que sentem, tenho certeza que será mais fácil. Mas já estou decidida a esperar o verão voltar. Beijos!

  17. Avatar
    Priscila Ponte

    Super concordo com tudo isso!
    Não é questão de idade e sim de maturidade da criança.
    Minha filha tem 1 ano e 8 meses e, pasme, algumas pessoas já me pressionam para iniciar o desfralde. Ahhh me polpe, né? Quem é que compra e troca as fraldas? Sou eu, então não me encham! Rsrsrs.
    Não estou com um pingo de pressa para tirar a fralda e a chupeta (nessa seu marido deve discordar de mim, rsrsrs), pois não vejo maturidade para isso.
    Na última consulta minha pediatra disse que na próxima consulta já queria a neném sem chupeta, mas sem chance, ela terá somente 1 ano e 10 meses e a chupeta é um grande acalento para ela.
    Se por acaso, aos dois anos eu ver que ela já entende certinho, vou tirar a chupeta no uso diurno e deixarei somente para dormir. Caso contrário, vou manter.
    Ainda em relação ao desfralde, vi uma matéria de uma psicóloga que informava que alguns estudos com pessoas adultas que tinham dificuldade de ir ao banheiro detectaram que podiam estar relacionados ao desfralde errado e/ou precoce. Não quero isso pra minha filha!!!
    Meu sobrinho teve o desfralde noturno aos 5 anos e está aí, vivinho da silva, sem nenhum trauma.
    Tô contigo!

  18. Avatar
    AMANDA BARBOSA

    Oi Michele! As minhas gêmeas tem 2 anos e 10 meses. Iniciamos o desfralde há 1 mês e está sento bem difícil. As vezes fazem no peniquinho, mas a maioria das vezes fazem na roupa. Agora q começamos, não podemos desistir. Bjs!

  19. Avatar
    Luzia

    Ainda não comecei o desfralde do meu bebê, ele só tem 1 anos e 7 meses. Eu gostaria muito de fazer isso, porém eu sei que ele ainda não entende direito então vou esperar o tempo dele.
    Várias vezes durante os dias muito quente eu deixo meu bebê sem fralda, pois ele acaba ficando muito assado mesmo com as melhores fraldas, ele não sabe pedir para fazer xixi mas se eu colocar ele no vaso (no troninho ele não fica) e pedir para ele fazer xixi ele faz, mas não sabe segurar. Lendo o relato de várias mães eu acho que estou com sorte por ele ainda não ter feito coco sem fralda, ele normalmente isso no mesmo horário embora isso não seja uma regra. Quando ele fica sem fralda eu não deixo ele subir no sofá e nem na cama, ele só pode ficar na poltroninha dele ou em um tapete infantil que deixo no chão, mas ele fica tao feliz sem fralda que gosta mesmo é de correr pelado pela casa…..

    Só uma pergunta, você já tirou a mamadeira dos meninos?
    Eu estou pensando em começar a tirar do meu, mas sei se é o momento certo. Acho que vou tentar essa semana a dar leite para ele naqueles copinhos com bico e deixar a mamadeira só para dormir, ainda tenho dúvidas se vou fazer isso ou não.

    1. Michele Kaiser

      Ainda é cedo mesmo para tirar a fralda, com 1 ano e 7 meses. Mas só você vai saber avaliar isso. Acho que ele não controla bem os esfíncteres ainda com essa idade e não consegue segurar. Com relação a mamadeira, os meus ainda tomam. Até a Mônica ainda toma leite na mamadeira. Bjs.

  20. Avatar
    Letícia Smiderle

    Oi Michele..
    Tenho uma menina de 8 anos e não tive dificuldade nenhuma em desfralda-la aos seus 1 ano e 10 meses (ela que pedia pra tirar a fralda e aproveitei o gancho) e em 1 semana concluí o desfralde diurno e até hj nunca fez xixi na cama nem por escape (raridade, excessão, dificilmente acontecerá de novo como diz a pediatra).
    Qdo chegou a vez do meu menino achei q tiraria de letra e foi aí que me enganei. Iniciei aos 2 anos pq li que meninos demoram mais do que meninas , que tem que ccomeçar mais tarde do que as meninas pq o desenvolvimento deles é mais lento ..iniciei e tive que parar pq não dei conta do recado, ele não queria, então não pedia. Iniciei novamente aos 2a 4m no veranico e tive que parar novamente, fiz até exame de urina pra ver se tinha infecção urinária pois fazia xixi de 10 em 10 min. E aí no exame ele segurou 3 hs, ou seja, ele não queria. Então parei.
    Quando tinha 2a 8m foi pra escolinha aí iniciei e estava certa de que não desistiria, foi uma luta difícilque durou 3 meses e aaí sim pude dizer que desfraldei mas mesmo assim até hoje (3anos depois) acontecem escapes, raros, mas acontecem. ..
    Enfim nenhum filho é igual ao outro, uns tem mais facilidade outros não. ..
    Contei minha experiência profissional acho que as vezes da uma luz pra gente!
    E uma dica: se vê não leu o livro CRIANDO MENINOS leia pois é muito interessante! !

    1. Michele Kaiser

      Cada filho é um filho. Já ouvi que as meninas aprendem mais rápido, mas como com a Mônica demorou 3 meses, pensei que com eles deveria esperar mais. Vou esperar chegarem aos 3 anos. Beijos. Vou procurar o livro que você falou.

  21. Avatar
    Aline Nascimento

    Sei bem como é isso!
    Tenho um casal de gêmeos, estão com 2 anos e 7 meses… o menino pediu para tirar a fralda no início de março…. ele só chegou e falou “mamãe quero ficar de cueca hj”… e foi assim.. para tirar de madrugada está um pouco mais difícil… mas acho que assim que ele se sentir a vontade vai acontecer…
    A menina já teve essa vontade de ficar de calcinha algumas vezes…mas sempre que escapa algum xixi ela fala que quer fralda novamente…ela não gosta de ficar suja…fica desesperada de ficar com xixi, e olha que troco rápido!
    Cada criança tem seu tempo…
    Por enquanto vou estimulando com músicas e histórias sobre ir ao banheiro… eles adoram aquela música Xixi, coco, pum do Grandes Pequeninos.

    1. Michele Kaiser

      Pô, não conheço essa música. Vou pesquisar! Beijos e boa sorte no desfralde!

  22. Avatar
    Fran santos

    Nossa que medo kkkķ meu bebê tem 8 meses ainda… mas achava q seria uma tarefa fácil… meus sobrinhos saíram das fraldas tão cedo e tão fácil … que vendo esses relatos ja estou em pânico kkkk

    1. Michele Kaiser

      Não se assuste, com você pode ser diferente. Eu tb tenho medo. Por isso esperarei estarem bem prontinhos. Beijos.

  23. Avatar
    Rafaela

    Olá. Tenho uma filha de três anos e sete meses. Iniciei o desfralde quando ela tinha 3 anos e 3 meses. Foi difícil, mas consegui em três semanas. E tirei de vez, até mesmo da noite. Antes, todo mundo me perguntava…..”quando você vai tirar a fralda dela?” Sempre disse….”quando eu sentir que ela esta preparada”. E hoje, vejo que foi a melhor coisa que fiz, pois senti que ela estava mais madura para o desfralde após os 3 anos. Não ligue para que os outros falem, você, que é mãe, saberá a hora certa para o desfralde dos seus trigêmeos.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo apoio, Rafaela. É isso mesmo que penso. Um beijo!

  24. Avatar
    Jéssica de Fátima moreira

    Nossa que ver que não só eu que sofro para tirar as fraldas do meu pequeno que já está com2anos e 3meses.acho que lê ainda não está preparado já tentei e foi fracasso não deu certo.
    Fiquei aliviada de ver que tbm tem outras .mães como eu.
    A sociedade faz muitas cobranças sobre este processo de desflalde.pensam que so mos preguiçosas.mais enfim adorei ver a opinião de vcs

    1. Michele Kaiser

      Não se preocupe. Não é tarde para você. Se achar que seu filho ainda não dá sinais de estar pronto, não force e aguarde. Um beijo.

  25. Avatar
    Aline Santiago

    Olá , então meu filho tem 3 anos e 4 meses e quando ele completou 3 anos ele saiu das fraldas , tanto do dia quanto da noite, acredito q seja pelo fato de não o ter forçado , foi tranquilo. Mas ele ainda tem um atraso na fala , fala muito enrolado , mas o Pediatra disse q não é motivo de preocupação.

    1. Michele Kaiser

      A gente vive preocupada, né? Mas se o pediatra disse que não há motivo para preocupação, não se preocupe. Eu achava que os meus estavam demorando e, de uma hora pra outra, soltaram a língua. Beijos!

  26. Avatar
    valeriaalves

    Ola michelle a minha menina tem 2anos e 10meses e ate hoje nao comecei o desfralde o pai dela e as tias falam o tempo todo na minha cabeça q tenho q tirar a fraldas mas nn ajudam nem dando apoio moral vc acha q devo esperar ela completar os 3aninhos ou ja devo comecar prq o ano q vem ela ja vai pra escolinha eas professoras nn gostam muito de crianças dessa idade com fraldas

    1. Michele Kaiser

      Oi, Valéria. Se você morar em uma cidade que não faz frio, pode começar logo, se achar que ela já dá sinais. Os meus ainda não estão interessados em tirar as fraldas e, como são três, resolvi postergar. Com um é mais fácil, mas ela tem que estar pronta. Ou seja, converse com ela, explique. Se ela já fala bastante, já avisa quando faz xixi e cocô, creio que será fácil. Mas, novamente, cada caso é um caso. Não force se achar que ela ainda não está preparada. Beijos.

  27. Avatar
    Camila

    Nossa meninas, consegui relaxar! Ufaa
    Minhas gemeas tem 3a e 2m! Comecei o desfralde com 2 anos e recuei! Não estavam preparadas.
    Agora com 3 iniciei novamente, estao treinando!
    Mas eu já estava apavorada q não está sendo rápido ou q já estão passando da hora!
    Nada de loucura e padrões a seguir! Isso tortura a criança e principalmente a mãe! Kk

    1. Michele Kaiser

      Isso aí, principalmente a mãe! Hehehehe. Relaxa. Agora tem bem mais probabilidade de dar certo. Começarei aqui tb com 3 anos e 2 meses. Eles completarão 3 anos em breve. Um beijo.

  28. Avatar
    Tatiane Meneguello

    O meu filho desfraldou de dia aos 2 anos e meio com a ajuda da escolinha. Mas a fralda noturna tirei somente agora aos 4 anos e dois meses, quando senti que ele já não queria mais a fralda. E apesar de todos falarem que já estava muito tarde, foi no tempo dele e super tranquilo.

    1. Michele Kaiser

      A noturna é bem mais difícil, me parece. Com a Mônica foi tranquilo mas a do dia foi horrível. Forcei demais e ela não estava pronta. Vamos ver os meninos agora nas férias. Beijos.

  29. Avatar
    Fabiana Guedes

    Olá Michele tbem passo por esse mesmo problema, minha filha ja tem 3 anos e 10 meses e ainda usa fralda pra dormir a noite, durante o dia ela não usa mais. Tbem ja tentei mto fazer o desfralde mas é muito difícil. Essa semana novamente comecei a desfraldar novamente, ja fazem duas noites que ela não faz xixi na cama. Mas tive mtas tentativas frustradas, ela passava algumas noites sem fazer xixi na cama, mas depois começava a mijar de novo aí tinha q voltar ao uso da fralda. Converso mto com ela, ela entende bem, ponho o penico no quarto pra ela fazer xixi, porem ela ainda não consegui acordar no meio da noite e acaba fazendo na cama. Eu sei que já era pra ela ter saído da fralda mas eu acho uma tarefa mto difícil pra nós e também espero o tempo dela. Ela mesmo diz que já é mocinha e que mocinha não usa mais fralda (rsrsrs). Se não for agora tentarei novamente e novamente até chegarmos no resultado positivo. Uma boa noite e sucesso aí com seus lindos pequeninos. Abraços.

    1. Michele Kaiser

      Na verdade, a fralda noturna é comum durar mais tempo. Mônica tirou com cerca de 3 anos e meio. Mas ela tem diversos colegas na escola que ainda usam (estão na faixa dos 5 anos). Não se preocupe tanto com a fralda noturna. A pobrezinha ainda não consegue segurar. Espere amadurecer mais para tirar. Esse é meu conselho. Beijos.

  30. Avatar
    Monica

    Olá Michele, quero agradecer imensamente seu relato, me ajudou muito, meu filho tem 3 anos e 1 mês e está muito difícil o desfralde dele, ele não pede para ir ao banheiro, quando levamos ele as vezes faz, as vezes não e faz depois de 5 minutos na roupa, pior é a pressão das pessoas perguntando se eu não tirei as fraldas ainda, isso me entristece muito, pois parece que eu tenho preguiça de desfraldar ou algo do tipo, já chorei muito e me senti extremamente frustrada em fazer o desfralde que deveria ser uma coisa tão natural. Lemos relatos de mães que desfraldaram seus filhos em 3 dias, 1 semana que as vezes pensamos que nosso filho tem problema. Obrigada pelas palavras e por ler os comentários dessas mamães! Todos conseguiremos o tão esperado desfralde….se Deus quiser e ele há de querer! Grande beijo

    1. Michele Kaiser

      Monica, obtive sucesso com os meus aos 3 anos e 3 meses. Você está próxima a conseguir. Insista mais uns dias e, se continuar não dando certo depois de uma semana, desista. Ninguém vai para a faculdade de fraldas! Se não for agora, ele será desfraldado daqui 3 ou 4 meses. Vai até partir dele. Até os 4 anos é considerado normal, sabia? Boa sorte!

  31. Avatar
    Fabiana

    Oi Michele muito legal poder trocar ideias e experiências sobre desfralde. Bom meu filho já tem 4 anos e 6 meses, sei que é bem grandinho mais estamos numa luta para desfraldar. Ela usa fralda para dormir e nas sonecas. Já tentamos deixar sem, acordar no meio da madrugada pra fazer xixi mais não adianta. Raramente ele amanhece com a fralda seca, na maioria das vezes sempre enxarcada. Agora durante o dia ele não está mais usando, só quando saímos ai eu coloco. Sei que ele já está bem grandinho mais não quero forçar nada.

  32. Avatar
    Milena

    Oi. Minha filha tem 3 anos e não quer muito fazer xixi no penico. Às vezes vai mas não faz. Mas eu percebo que ela não sabe quando quer fazer. Ela nasceu prematura e tudo parece que demora mais pra acontecer. Eu sei que não é o momento dela e vou esperar. Meu filho que já está com 9 anos eu comecei o desfralde depois dos 3 e foi uma maravilha. Nunca fez xixi na cama ou no chão ou na roupa. Mas a menina não se manifesta que quer fazer xixi ou cocô. Ela parece que não sabe ainda que está com vontade. Então vamos esperar né.

Deixe seu comentário