3 meses com Mirena

Estou há 3 meses com Mirena (coloquei no dia 4 de março de 2015). Fiz a colocação do Mirena no consultório da minha ginecologista/obstetra. Ele é um sistema intra-uterino (SIU), em forma de “T”, feito de plástico e colocado dentro do útero com o objetivo de liberar uma pequena quantidade de levonorgestrel, hormônio que impede a gravidez. O Mirena evita que a mulher ovule e dificulta a passagem dos espermatozóides. Por esses dois mecanismos combinados o Mirena produz um efeito anticoncepcional de alta eficácia, que chega a 99,3%. E foi por isso que optei por ele.

Já contei nesse post porque decidi pela colocação: A opção pelo Mirena

E aqui contei os primeiros sintomas que tive após a colocação: 20 dias com Mirena

Durante um mês, eu senti muito cansaço, fadiga, enjoo. Minhas unhas ficaram quebradiças, meu cabelo ficou seco e caía em maços. Me assustei muito no início. Depois da primeira semana, iniciei um ciclo de menstruação que durou quase 30 dias e me irritou muito. Já sentia vontade de removê-lo. A obstetra disse que o organismo levava cerca de 6 meses para adaptar-se e insistiu que eu esperasse.

E não é que é verdade? Realmente, o organismo se acostuma com esse “invasor” e os sintomas vão diminuindo aos poucos. Minha menstruação (depois que parou aquele ciclo de quase 30 dias), já veio duas vezes e durou apenas 2 ou 3 dias, com fluxo muito pequeno. Não notei ganho de peso até agora. Meu cabelo parou de cair e já está nascendo novo (tenho uma franja esquisita nas laterais). Voltou a ser mais oleoso como antes. Minhas unhas, que sempre foram meio quebradiças, estão muito fortes. Mas as espinhas… Dessas eu estou com ódio! Nem nos meus mais lindos anos de adolescência eu tive mais do que duas espinhas no rosto ao mesmo tempo. Nessa o Mirena está me sacaneando.

Além disso, tenho percebido que continuo ovulando. Como passei quase dois anos tentando engravidar pela primeira vez, aprendi a reconhecer os sintomas do organismo quando estou nesse período (leve dor no baixo ventre, onde se encontram os ovários, e a famosa clara de ovo). Isso me deixa apavorada! Não quero ovular. Não quero correr riscos de ter nova gravidez. Ao menos não tão cedo! Uma leitora do blog me contou que engravidou usando o Mirena. Disse que estava bem colocado, na posição certa, e que ela entrou na estatística do 0,00001%. Ja fiquei com medo de novo.

Continuo tentando após 3 meses com Mirena

Bem, ainda estou me adaptando e ainda não desisti dele. Mas gostaria de alertar todas as mulheres que pensam em colocá-lo que o Mirena pode não ser tão maravilhoso como os ginecologistas pintam. Eu pensava que ele seria sensacional, excelente, sem nenhum efeito colateral, como tantas amigas haviam comentado comigo. Os ginecologistas falam dele como a oitava maravilha do mundo, mas já li dermatologista falando para mulherada abrir o olho.

3 meses com MirenaContinuarei relatando minha experiência à vocês. Mas enquanto isso, se eu optar por retirá-lo, o Matheus (o mais velho dos trigêmeos) já está estudando outros métodos contraceptivos pra mim. Essa foto que ilustra o post foi tirada na última sexta-feira, quando ele acompanhou meu marido e eu ao supermercado. Sabiam que ele entrou na farmácia que existe dentro do supermercado que frequento e foi direto no expositor de camisinhas? Pegou uma Durex com uma figurinha dum moranguinho (se não me engano) e entregou pra vendedora. Acho que ele quis dizer que não quer mais nenhum irmãozinho. Que vergonha… Vamos atender o pedido dele, então, né?

Até mais!

Atualização em janeiro de 2016: Realmente não me adaptei com o Mirena, principalmente porque engordei muito. Leia a continuação dessa história:

A decisão por tirar o Mirena

47 comentários

  1. Esse Matheus está saindo um “bon vivant” rsrs… enquanto os irmãos brigam, ele assiste sorrindo…compra camisinha aos 1 ano e poucos meses… rsrsrs… =)

    1. Michele Kaiser

      Hahahaha. É um sapeca, né!

  2. karine

    Tb uso o mirena há 1 ano e estou com muita espinha. Coisa que nunca tive

    1. Michele Kaiser

      Que saco essa parte das espinhas, né!

  3. Tamires

    kkkkkkkkkkkkk Sensacional o seu filho fazer isso hein?!!! Ainda bem que ele é pequeno, se fosse maior aí sim dá pra morrer de vergonha!!

    1. Michele Kaiser

      É verdade! Kkkkk, mas fiquei com vergonha mesmo assim!!

  4. Amanda

    Boa tarde, muito bom acompanhar sua jornada com Mirena , eu usei durante 1 ano e alguns meses pelo mesmo motivo que vc sitou dos médicos dizerem que é a “oitava maravilha” . Mas tive muitos problemas no começo , com 6 meses as coisas começam a se adaptar mas começou ai o ganho de peso e foram 10 kilos ganhos até a retirada , a ginecologista não aceitou esse “ganho de peso” como culpa do Mirena , mas eu conheço meu organismo e foi ai que decidi retira-lo . Após 6 meses da retirada eu já estava com meus 10 kilos a menos sem fazer dieta , quem é o culpado? Rsrs Mas ai vai de cada organismo e cada adaptação.

    1. Michele Kaiser

      Ai, nem me conta essa de ganhar peso! Eu suporto as espinhas! Mas ficar mais gorda não quero!!

      1. Ana Laura

        Estou a um mês com o Mirena é não aguento com a queda de cabelo, será que continuo a insistir?

      2. Michele Kaiser

        Um mês ainda é pouco para desistir, Ana Laura. Os médicos recomendam 6 meses até o organismo acostumar. Mas se vc tivesse me perguntado antes de colocar, eu ia talvez te dizer que não colocasse. Aguarde mais um pouco. A queda de cabelo para mim cessou no segundo ou terceiro mês. Um beijo.

  5. Amanda

    Outro comentário, alguém consegue explicar pq as camisinhas ficam nas prateleiras tão baixas? Kkkkkk aqui já aconteceu algo parecido mas minha filha pensou q era bala o_O

    1. Michele Kaiser

      Acho que é pros pais passarem vergonha mesmo… kkkk

  6. Christiane

    Oi Michele, converse c sua gineco ou dermato sobre tomar o Aldactone junto, os meu dois médico me orientaram a tomar e fiquei com uma pele ótima.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Christiane!! Farei isso.

  7. Uso Mirena a 5 anos e vou fazer a troca! Com indicação da mnha dermatoligista uso espirolactona (diuréico) para evitar as espinhas! Tenho minha vida normal e adoro…….. O Mirena!!!! Boa sorte!!!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada! Estou tendo alguns problemas com ele. Descobri que nem todas as mulheres se adaptam à ele. Beijos!

  8. Viviane

    Meninas uso o mirena à 4 anos, continuo ovulando normalmente e meu ciclo esta de 6 dias , sendo que o 3° e 4° bem intensos. A sorte é qe meu marido fez vasectomia…Então estou menos preocupada em relação a gravidez. Quanto ao ganho de peso. ..eu associo o mirena como o culpado…pq depois q coloquei ganhei de brinde 10 kgs a mais, que por sinal ta dificílimo de elimina los…aff
    Esse ano pretendo remover o mirena… Depois eu volto com mais noticias….espero que sejam as melhores…bjinhos.

    1. Michele Kaiser

      Nossa! Eu tb estou com muito vontade de removê-lo. Estou muito inchada, com diversos quilos a mais. Vamos ver se o marido se encoraja a fazer a vasectomia. Um beijo e boa sorte!

  9. Olá Boa noite, uso o mirena a mais ou menos 4 meses, desde que o coloquei foi só alegria! Não sinto mais cólicas, meu fluxo diminuiu de forma absurda, meu humor também melhorou bastante. Não tive problemas com espinhas tampouco aumento de peso, sei que ainda é cedo, mas ate então estou muito satisfeita. Parabéns pelos lindos filhos.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Liz! Tomara que sua experiência seja melhor do que a minha. Acabei tirando depois de 10 meses. Engordei 8 kg em 6 meses, tem gente que não acredita que foi por causa do Mirena. Mas, enfim, espero que continues feliz com ele. A maioria das mulheres usa e adora, foi por isso que coloquei! Um beijo!

  10. Marina

    Estou com o mirena a menos de um mês, cedo pra comentar algo, mas por enquanto td ok, mas morroooo de medo de engravidar com ele, achei seu post pq estava pesquisando exatamente sobre isso, se há riscos pro bb se tiver com ele, to na paranóia total pq não posso engravidar de jeito nenhum pelo menos por uns 3 anos!

    1. Michele Kaiser

      Mas creio que com o Mirena você esteja muito bem protegida. O índice de acerto com ele é muito alto. Boa sorte! Um beijo!

  11. Patrícia

    Eu tenho o morena hà um ano e meio e engordei 7kl a partir daí. Depois que o meti tenho um apetite de grávida. Também envios iniciais e ainda tenho muitas cólicas. Mas também tenho 4 filhos vou aguentando!

  12. Patrícia

    Desculpe a escrita inteligente do telemóvel é: mirena em vez de morena, apartir em vez a partir e enjoos em vez de envios. Que vergonha!
    :-\

    1. Michele Kaiser

      Oi, Patrícia, você é de Portugal? Entendi perfeitamente o que você quis dizer, entendi que era o corretor. Não se preocupe. É bem comum o Mirena nos dar enjoos de grávida, afinal, ele é pura progesterona (hormônio muito presente na gravidez). Não me adaptei e o tirei. Engordei 8kg em 10 meses e estou penando para perdê-los. Um abraço!

  13. Claudinha

    Olá, estou usando mirena ha uns 45 dias mais ou menos , senti cólica nos primeiros dias e depois parou. E domingo comecei sentir enjoo mas ainda não tinha vomitado e hoje fui p academia cedo em jejum e cheguei e fui comer uma banana e vomitei. Não estou menstruação pq tomava injeção trimestral e mesmo quando paro fico um tempo bom sem menstruar. Já fiquei um ano sem tomar e não menstruava.

    1. Michele Kaiser

      Espero que você se adapte bem. Comigo foi muito ruim e acabei tirando depois de 10 meses. Beijos.

  14. Alexya

    Estou usando o mirena a 8 meses, quando coloquei o mirena eu passei 30 dias menstruando sem parar! Após isso a quantidade começou a vim menor quase 3 meses nessa vida. Desde então eu não menstruo mais, às vezes desce bem pouquinho e fica por alguns dias, como se fosse final de menstruação. Eu até estava satisfeita, até eu ficar HORRIVEL, cheia de espinhas, meu rosto está todo pipocado. To pensando seriamente em fazer a retirada! Estou cheia de manchas no meu rosto e as espinhas quando aparecem, vem muito inflamadas! Não sei se procuro um dermatologista pra vê se ainda tento algum medicamento, ou se vou logo na dermatologista. Meu noivo e todas as pessoas que me conhecem e me vê fala sobre o meu rosto, pois eu era uma pessoa que tinha o rosto bem limpinha sem mancha alguma, agora está este horror…

    1. Michele Kaiser

      Esse é um efeito colateral “garantido” do Mirena. Muita gente se queixa e as obstetras avisam que pode acontecer. Tb tive espinhas profundas e muitas delas. Que pena, né?

  15. Renata

    Usei o MIRENA por sete anos e no dia que retirei já coloquei outro novamente (02 anos). Sem espinhas. Sem cólicas. Sem menstruação. P mim o MIRENA é a oitava maravilha do mundo!!!!!!!

  16. Ei, coloquei o Mirena a 4 dias, e já no segundo dia observei uma barriga que nuuunca tive, super inchada, dilatada e cheia de retenção hídrica, além de meu intestino simplesmente ter parado. Estou apavorada, pois nunca tive barriga inchada, meu marido sempre me elogiou por isso, que por mais que estivesse um pouco acima do peso a barriga nunca fica grande, mas com apenas 4 dias de DIU minha barriga está enorme. Você sentiu algo do tipo ou conhece alguém que tenha passado por isso é que com o passar dos dias melhorou? Já estou pensando seriamente em tirar, se for pra ficar com esse barrigão.

    1. Michele Kaiser

      O inchaço é um sintoma dos anticoncepcionais e do DIU também. Eu estou sem hormônios artificiais e é uma maravilha. Uns 2 quilos é normal inchar com o Mirena.

      1. Lara

        Só que eu sempre usei anticoncepcionais, desde nova por conta de ovários policísticos, depois como método contraceptivo, depois para controle de endometriose. Resumindo sempre tive esses hormônios sintéticos no organismo, porém nunca fiquei inchada e com edemas na barriga como agora com o DIU, estou com esperança de que melhore, mas se não melhorar vou tirar e voltar para o anticoncepcional. Prefiro as celulites que o anti me da, do que a barriga inchada e retida como esta.

  17. Mônica

    Quando tive meu segundo filho de parto natural, meu medico DR ALBERTO GUIMARÃES que atende na casa Parto Sem Medo, me indicou o Mirena, me disse que era o melhor contraceptivo do mercado, que era algo seguro e o tempo de utilização era de 5 anos, tive algumas duvidas sobre as chances de engravidar com o Mirena ou dele sair do ultero, não sabia muito sobre DILL mais confiei 100% na indicação do médio. Paguei R$ 2000,00 pela colocação, eu ate sabia que estava pagando um valor bem superior mais fiquei com medo de colocar com outro medico por R$700 e ter problemas.
    Bom usei o MIrena durante 9 meses, nesse tempo de uso minha menstruação nunca parou, pelo contrario vivia com escapes, mais ate ai sempre achei que fosse o corpo se adaptando ao Mirena. Porém num certo dia acordei com meu lençol com muito sangue e sentia muita dor na barriga, de imediato marquei consulta com o mesmo medico, ao me examinar me disse estava tudo certo com o Mirena mais me solicitou o Ultrasson ao levar o resultado para ele vimos que o Mirena havia se deslocado e descido e por isso sentia tanta dor… o próprio medico me sugeriu retirar até pq da forma que ele estava eu corria o risco de engravidar.. Logico que mesmo tendo pago um valor altíssimo na promessa de uso por 5 anos, optei em retirar.
    O Dr Alberto retirou em questões de segundos, e senti um alivio na mesma hora.
    Ao sair de seu consultório fui barrada e a secretaria me cobrou mais R$500,00 pela retirada, resumindo adquiro algo que o medico me garante segurança durante 5 anos, em menos de um ano fico dez dias sangrando com muita dor, perdendo meus dias de trabalho e ainda tive que pagar R$500,00 para desfazer o serviço… Se eu fosse informada que para retirar precisaria pagar jamais deixaria ele retirar iria numa emergência ou em um medico mais justo.
    Na minha opnião, quem desejar o uso do Mirena, tire bem suas duvidas, vá em vario médicos… leia, pesquise sobre, e mesmo que o medico te transmita segurança lembre-se que a medicina também é Negocio ($) e vc muitas vezes um cliente e não paciente.
    Não Indico!

    1. Michele Kaiser

      Que experiência horrorosa, Mônica! E que pena seu médico ter cobrado a retirada. Ainda mais absurdo isso ter sido feito sem aviso prévio. Nossa, a retirada do meu foi só puxar uma cordinha. Cobrasse a consulta e deu, né? Concordo com você que temos que ouvir várias opiniões. Minha mais forte opinião no momento é de que não devemos usar hormônios artificiais. Um beijo!

  18. Ana Claudia

    Bom dia! Uso morena há quase 3 anos e meio, coloquei logo depois de ter meu filho. As espinhas estão acabando com meu humor. Cheguei a usar Roacutan por seis meses ano passado! E não é que as pestinhas estão voltando? Gostaria de saber sobre o DIU de cobre, tenho medo de engravidar com ele! Bjss

    1. Michele Kaiser

      O DIU de cobre tem uma grande eficácia, embora se ouça falar de vez em quando de alguém que engravidou com ele. Aqui no blog mesmo tem uma história de uma mãe que engravidou de trigêmeas usando DIU de cobre. Mas, nenhum métodos é 100% eficaz. Eu não usaria mais com hormônio, mas não sei se o DIU de cobre é uma boa opção. Também não tenho vontade de usar outro dispositivo no útero. Ô, vida difícil…

  19. Flavia Serra

    Eu uso o Mirena há 5 anos. Optei pelo Mirena depois que engravidei pela segunda vez, após esquecer de tomar a pílula.
    Quando coloquei, menstruei uma “borra” e senti uma cólica leve por uns trinta dias, percebi um leve aumento de pelos e espinhas. Depois não menstruei mais, apesar de uns escapes de “borra” que não duravam mais que um dia e aconteciam muito raramente.
    Não tive nenhuma outra reação e acredito que fiz uma boa escolha. Como a validade é de 5 anos, vou tirar este mês e colocar outro.

  20. Cintia

    Oi ,minha ginecologista indicou o diu minera ,pois sou hipertensa ,tomava o ciclo 21, e corro risco de ter uma trombose, enfim, estou pesquisando, mas achei o diu minera uma boa opção ,vou colocar agora no final do mês, espero que o meu corpo se adapte

    1. Michele Kaiser

      Espero que você se adapte e corra tudo bem. Leia mais relatos de mulheres que colocaram em posts interligados a este. Eu acabei tirando o meu. Um beijo!

  21. Nossa! Sou eu. Daqui uma semana completo seis meses de Mirena e me identifiquei total. To com corrimento escuro desde o dia que coloquei. Sem cessar… Tenho sangramentos de escape toda semana. Meu humor tá péssimo. Tb to engordando. Minhas unhas estão fracas. E também estou me perguntando o porquê que eu ainda não fiquei careca… kkkk

    1. Michele Kaiser

      É… essa história terminou assim: tirei o Mirena! Beijos.

  22. Hanna

    Uso Mirena há 10 anos, não tenho 1 queixa, muito pelo contrario, não menstruo, não engravido, me sinto um homem. É sim a oitava maravilha do mundo… E vejo amigas que nunca colocaram falando mal, cheias de mito e quem coloca associa problemas que sempre tiveram ao Mirena, só tomei a liberdade em escrever pq devo um pouco da minha felicidade ao Mirena. Próximo ano irei colocar pela terceira vez…coisa de mulher moderna e com mente aberta

    1. Michele Kaiser

      Eu faço parte do grupo que não deu certo e desistiu. NADA pode ser generalizado. Odiei o Mirena, mas ele dá certo para a grande maioria das pessoas. Que bom que você faz parte do grupo que deu certo. Um abraço!

  23. Edineia

    Usei o diu de cobre por 6 meses e a 3 dias tirei e coloquei o mirena, então meninas o diu de cobre só min trouxe aborrecimentos desde q coloquei minha mestruacao vem muito chegando ficar um ciclo de 25 dias com muita o sangramento, quando eu menos esperava descia aquela cachoeira, fora q a um mês atrás eu estava sentido dores muito forte. O médico min pediu ultra-som e o diu estava fora do lugar, estava fora do útero ,,conversei com médico .ele pediu para trocar para mirena e min disse q vai ser melhor pois o sangramento vai diminuir , confiei e tentei novamente , espero q não saia do lugar novamente ,o mirena só tem 3 dias .

Deixe seu comentário