A difícil tarefa de educar os filhos

Me disse um parente, alguns anos atrás, que “cuidá-los é fácil, difícil mesmo é educar os filhos”. Por ter vindo de um pai que havia passado um ano com um bebê que chorava muito, a frase me marcou bastante. Mas eu ainda nem tinha filhos.

Com a vinda dos trigêmeos, que foram meus “segundos” filhos (a Mônica é minha mais velha), imaginei que não poderia haver, no mundo, coisa mais difícil do que cuidar de filhos múltiplos! Dar de mamar à três, trocar 15 fraldas por dia, ensiná-los a dormir, viver feito um zumbi… Passei por tudo isso achando que, quando essa fase passasse, tudo haveria de ser melhor e mais fácil.

Mas meus filhos aprenderam a caminhar, a subir nos móveis, a brigar pelos brinquedos e utensílios domésticos, a morder uns aos outros. Passaram a fazer uma arte atrás da outra. Estão com 1 ano e 9 meses. A gente chama atenção, conversa, diz “não” olhando bem olho no olho, agachado à la supernanny. Nada parece adiantar. Quanto mais a gente fala, mais eles testam a gente. E quando um entende e pára de fazer o que não deve, o outro vê o caminho livre e tenta a mesma arte. Tenho me visto louca por aqui. Eles estão sempre correndo perigo!

educar os filhos

Matheus e Marcelo brigando pelo brinquedo

Educar os filhos: os valores e o respeito

A tarefa diária é amenizar e separar as brigas, fazendo cada um entender que é importante respeitar o irmão e o espaço do outro. Todos os dias ensinamos que é correto dividir, que morder ou bater machuca e faz “dodói”, que não é bonito causar dor ou sofrimento no irmãozinho. Ensinamos que ficar brabo não adianta, que o correto é esperar sua vez com o brinquedo e que há, afinal, tantas coisas legais para brincar. Buscando ensinar todos os nossos valores a eles, principalmente o respeito. Mas é uma tarefa árdua e demorada.

Quando eles completaram um aninho, eu disse à uma amiga que um dos melhores presentes que o filho pode nos dar é fazer um ano. Porque, né, vamos combinar que o primeiro ano do bebê é bem difícil. E eu, no caso, tinha três bebês ao mesmo tempo. Minha amiga me respondeu: “o bom mesmo é quando fazem 3 anos!”. Sou obrigada a dar razão à ela, considerando que ainda tenho o desfralde pela frente.

Sigo em minha luta para cuidar e educar os filhos da melhor maneira possível. Mantendo minha sanidade mental, tentando não gritar com eles, contando com a ajuda do marido para colocar ordem mas sempre demonstrando carinho. Regras são úteis, mas difíceis de pôr em prática com tantas crianças. E olha que a gente mantém um regime militar por aqui, com rotina seguida à risca! A paciência a gente ainda precisa exercitar bastante, mas o amor… Ah, esse a gente tem de sobra!!

16 comentários

  1. Avatar

    Michele faz um post sobre a hora de dormir e grava um vídeo

  2. Avatar
    Lívia

    Nossa me ví nessa frase: “A gente chama atenção, conversa, diz “não” olhando bem olho no olho, agachado à la supernanny”. E sempre vem na memória os programas e coisas que já li que não se deve gritar e etc etc etc…Difícil conciliar tudo e ainda tentar ser didática! Lá em casa eles estão bem danados, me vejo falando NÃO o tempo todo…pelo visto deve ser uma fase pois os meus tem a mesma idade….rsrs

    1. Michele Kaiser

      Não é fácil! Na teoria tudo é simples… Bjs

  3. Avatar

    Pois zé…(kkk)

  4. Avatar
    Camila Balotim

    Michele, se imagine no futuro quando os trigêmeos estiverem com seus 16, 17 anos e sairem para as baladas … Ai vc vai sentir saudades dos tempos que eles subiam nos moveis kkkkk.

  5. Avatar
    ThAis

    Michele, bom dia. Acompanho seu blog e página no face, é muito bacana a história de sua família. Deus foi generoso com vocês (mamãe e papai). Te fez sentir o maior amor do mundo com a primogênita e, depois, potencializou x 4!

    Vendo sua foto do perfil com os trigêmeos lembrei de perguntar: já tiveste a oportunidade de assistir o filme “Mamãe o – Operação Balada”? Se não, fica a dica rsrsrs.
    Abraços!

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada pela dica, não vi não! Vou procurar! Bjs

  6. Avatar
    Mariane

    Nossa, acho q precisava ler isso. Mãe tem essa coisa né… Tem que ter certeza que as outras passam por isso tb, rsrsrssrs. Bom, como já te disse em outros postd, Augusto tem a mesma idade dos teus ( nasceu em 07/10) e tá complicado, e o pior, ele só obedece à mim… Meu marido não tem autoridade, peguei ele na janela (em cima da janela) tenho grades…ainda bem!! Essa fase tá cruel, ele faz coisa errada né olhando p ver oq faço… Seria mais fácil e mais cômodo fazer de conta que nada acontece, mas vamos conter nossos safadinhos!! Beijao

    1. Michele Kaiser

      É difícil, né? É muito bom saber que tem gente no mesmo barco! Hehehehe. Bjs

  7. Avatar
    Bruna

    É dificil nao pensar em trigemeos como milagre, cada imagem da vontade de chorar.
    Não sou mãe ainda, na verdade ser é um dos meus maiores sonhos. Sempre penso sobre educação de filhos e as vezes é assustador haha porque parece não ter solução. Com certeza você é uma guerreira, parabens pela sua filha linda e seus filhos lindos ♡ e ao seu blog
    Com certeza você é uma pessoa muito ocupada por isso tentei ser o mais breve possível haha mas eu não consigo deixar de comentar uma coisa é apenas entreterimento. Existe um programa coreano que mostra o pai cuidando dos filhos sozinho (não da pra acreditar totalmente em tv mas como é entreterimento né) tem um pai que cuida de trigêmeos e eu acho incrível, eles são mais velhinhos ja 3 anos acho e é um amor eles conversando e cuidando um do outro. O nome é the return of the superman triplets e tem legenda em ingles pra minha felicidade hahaha
    Meu marido diz que tenho mania de ficar empurrando vídeo de criança pros outros hahaha
    Desculpe encomodar e obrigada por compartilhar sua experiência no blog.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Bruna! Onde consigo assistir esse programa? Bjs

      1. Avatar
        Bruna

        Oi, obrigada por ser atenciosa com suas leitoras! No youtube mesmo, são poucos minutos mas já deixa aquele sentimento gostoso, é bom pra desestressar haha

  8. Avatar
    Ana Luiza

    Oi michelle tudo bem? Então também vou ser mamãe de trigêmeos estou de 6 semanas… e estou louca imaginando como será a minha vida agora…

    1. Michele Kaiser

      Sua vida será uma loucura! Hehehehe. Mas você vai aprender a lidar com as dificuldades e vai tirar de letra! Bem-vindo ao time das mães de múltiplos! Beijos!

  9. Avatar
    paula

    oi Michele sou mãe de trigêmeos Maria Alice Maria Sofia e Maria Lívia de um ano e oito meses depois de doze anos tentei o segundo filho tenho uma de quartoze anos levei um susto qdo soube da gravidez de trigêmeos fiquei em depressão não queria aceitar a gravidez foi difícil mas passou hoje elas tomam todo o meu tempo deixei o trabalho só para cuida delas vi seu blog e achei super legal suas experiências elas agora estão na fase do tapa passam o dia inteiro brigando por tudo tem horas que dá vontade de sair correndo já fiz todas as técnicas de super nani mas não adianta Sofia e a que mas briga com as meninas ela nunca procura um brinquedo pra si só quer os das irmãs daí começa a gritaria os tapas pense numa confusão às vezes acho graça mas tem hora que começo a chora meu marido me ajuda qdo tá em casa minha filha também ajuda um pouco.gostaria de saber como vc lidar com as birras deles

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Paula!! Parabéns!!!

      Que bom que você achou meu blog! Quer contar sua história por aqui? Me escreve para contato@ostrigemeosdamichele.com.br e eu te digo o que precisa. Beijos!

Deixe seu comentário