Como cuidar dos dentinhos dos bebês

Quando começam a nascer os primeiros dentinhos dos bebês, a gente às vezes não sabe como mantê-los limpos e fica a dúvida: Como cuidar dos dentinhos dos bebês? Será que já devo escová-los?

Desde que os meninos não tinham dentes (tiveram o primeiro em agosto, aos 10 meses), a pediatra já dizia para limparmos a boquinha com gaze limpa enrolada no dedo. Fazíamos isso no banho, mas nem todos os dias. Agora que eles estão com a boquinha cheia (cada um já tem seis dentes), fiquei preocupada em fazer tudo bem direitinho.

Eles não tiveram nenhum um problema com a erupção dos dentinhos. Lembro que com a Mônica tive que usar Camomilina C para aliviar. Eles babaram bastante, mas esse foi o único “efeito colateral”. Ao menos até agora.

Como o papai deles é dentista, ele sempre me orienta e ajuda a limpar. A especialidade de meu marido, Maurício Kaiser, é a ortodontia, então ele está sempre preocupado com o uso da chupeta. Evitamos com a Mônica (mas ela acabou chupando os dedinhos, o que também é um problema) mas resolvemos usar com os meninos porque tínhamos três bebês chorando de uma vez. Segundo meu marido, se conseguirmos fazê-los largar o bico lá pelos três anos (no máximo quatro), não haverá interferência na mordida e os meninos não correrão risco de ter que usar aparelho (não por esse motivo, ao menos).

Cuidando dos dentinhos dos bebês

Bem, para tirar todas as dúvidas sobre escovação e limpeza dos dentes dos bebês, conversei com a odontopediatra Luciana Corsetti Slaviero. Ela comentou sobre o uso de creme dental fluoretado na escovação dos pequenos, assunto que tem gerado muita dúvida e discussão entre as mamães.

Qual a idade considerada normal para a vinda dos primeiros dentinhos? Os primeiros dentes nascem por volta dos 6 meses de vida do bebê, mas isto é uma média na população. O que quer dizer que não é uma regra para todas as crianças, ou seja, algumas iniciarão a erupção dos dentes antes e outras após, sem nenhum problema. Um bebê pode ter o início desta erupção inclusive bem mais tarde, até 1 ano de idade e não há nada com que se preocupar. Se a criança completou o primeiro ano e não há sinais de erupção dentária sugiro que consulte um Odontopediatra para avaliação e tranquilizar os pais, mas está dentro da normalidade também. Bebês prematuros também podem ter essa erupção postergada, sem nenhum prejuízo.

Essa é a ordem que os dentes de leite normalmente erupcionam:

dentinhos de leite

Reprodução da internet

 

Como deve ser feita a higiene bucal do bebê? A higiene dos dentes pode ser feita com dedeira de silicone no início, quando iniciar a erupção. Porém, quando os dentes anteriores já tiverem erupcionado o ideal é iniciar o uso de escova dentária macia com creme dental fluoretado. Em pouca quantidade! Usar muito pouco creme dental, porque a criança engole, mas a nova recomendação é usar já o fluoretado, para evitar as cáries. Para exemplificar, deve-se somente “sujar” a escova com creme dental, ou a quantidade de um grão de lentilha na escova.

A recomendação era escovar sem flúor por causa da fluorose*. Por que isso foi alterado? Com que frequência recomenda-se a escovação com flúor em pouca quantidade? Foi alterado porque o risco/benefício de não usar creme dental sem flúor demonstrou que aumenta muito o risco de cárie e a fluorose causada por ingestão é muito leve e não afeta a qualidade de vida do indivíduo. Devemos escovar 2 vezes ao dia nas crianças pequenas com creme dental fluoretado, com mínimo 1000 ppm de flúor (concentração que pode ser conferida no rótulo).

* Fluorose é uma alteração no esmalte dentário enquanto o dente está em formação, causando desde manchas brancas até a destruição da estrutura dos dentes permanentes. Isso se dá pela ingestão de flúor em excesso durante os primeiros anos de vida. A antiga recomendação era que se iniciasse a escovação com flúor somente a partir dos seis anos, idade na qual a criança já consegue cuspir a pasta, não ingerindo flúor.

Dra Luciana comenta, ainda, que bebês prematuros ou crianças que tenham alguma condição sistêmica alterada, ou ainda em uso de medicação, devem iniciar acompanhamento com odontopediatra antes ou no máximo assim que erupcionarem os primeiros dentinhos, porque estas crianças têm grande probabilidade de alterações dentárias e risco de cárie, que podem ser tratadas e evitadas de maneira simples se acompanhadas por profissional competente para tanto.

Tenho escovado os dentes dos meninos, então, duas vezes ao dia. Depois do almoço, como podem ver na foto, eles sentam e deixo eles brincarem com a escovinha, que recém compramos nova. Deixo eles morderem sem pasta mesmo, esfregando nos dentes. Depois escovo.

Gurizada escovando os dentes 01  escovinhasTrês iguais mas com identificação atrás.

Aí, durante o banho, faço a escovação mais caprichada.Murilo escovando os dentes 01

Muito obrigada, doutora Luciana, por ter nos ajudado a entender melhor esse assunto.

Até mais!

5 comentários

  1. Michele Kaiser

    Obrigada, Babi! Beijos!

  2. Avatar
    Cristiane Lopes de Lucca

    Oi Michele, como já tinha te falado minha filha Sofia tem 8 meses e os primeiros dentinhos nasceram com 4 meses, desde então usamos dedeira de silicone com água fervida. Agora ela já tem 8 dentinhos e os de cima ainda não saíram bem. Será que já devo começar a escovar com escova e pasta de dente? Obrigada pela atenção! Abraço

    1. Michele Kaiser

      Oi, Cristiane! Vc deve sim iniciar, após a erupção dos dentes, a escovação com pasta de dente fluoretada. Mas a quatidade recomendada é muito pequena, só uma sujadinha na escova.

Deixe seu comentário