Diástase abdominal: você tem?

Sabe aquela barriguinha que você nunca teve antes da gestação e agora ela insiste em estar presente no pós-parto? Você se alimenta direito, faz exercícios, já voltou ao peso pré-gestacional mas a danada continua ali? Talvez você tenha diástase abdominal.

O que é diástase abdominal?

Diástase abdominal é quando o músculo do abdômen fica separado próximo à região do umbigo. Para saber se você tem esse distanciamento, basta deitar-se e flexionar o músculo como se fosse fazer um exercício abdominal. Aperte com a mão e vá acompanhando o músculo flexionado até chegar quase em cima do umbigo. Se você tiver diástase abdominal, sentirá um espaçamento entre os músculos.

diástase abdominal

A diástase abdominal pode ocorrer geralmente depois que a mulher tem diversas gestações (estiramento do útero por diversas vezes); se engordou muito na gestação; ou, como no meu caso, quando teve uma gestação de múltiplos. Devido ao grande aumento do útero e, assim, da barriga, o músculo do abdômen tende a se distanciar, abrindo a região e prejudicando a sustentação. Segundo informação do cirurgião plástico Marcelo Wulkan no site Minha Vida, “esta separação do músculo reto abdominal pode comprometer a estabilidade corporal e a mobilidade, contribuindo para o aparecimento de dor nas costas, comprometendo a postura, além de problemas estéticos”.

diástase abdominal

O ideal é esperar alguns meses após o parto para o corpo voltar ao normal para a gente saber se tem mesmo diástase abdominal ou não. No meu caso, comprovei através do exame da primeira figura que realmente tenho um espaçamento equivalente à largura de dois dedos. Como ainda estou cinco quilos acima do meu peso pré-gestacional, quero esperar emagrecer um pouco mais para ter certeza do “tamanho do estrago”. Até quatro centímetros de espaçamento os médicos dizem ser possível corrigir o problema na academia. Exercícios físicos direcionados ao abdômen ajudam muito, especialmente se você treinar com personal trainer que sabe do seu problema.

Correção cirúrgica da diástase abdominal

Conversando com algumas mamães de múltiplos, conheci a história de uma mãe de trigêmeos que conseguiu com que seu plano de saúde pagasse sua cirurgia de correção da diástase abdominal. Através do exame de tomografia computadorizada, ela conseguiu o diagnóstico da diástase e corrigiu o problema de modo cirúrgico, “costurando” os músculos (conforme a figura abaixo). Aproveitou para fazer uma abdominoplastia estética.

diástase abdominal 05

Eu não sei vocês, mas eu morro de medo de fazer essa cirurgia. O resultado é ótimo, mas só de pensar em ser submetida a uma cirurgia desse estilo, me dá um frio na barriga. Conheci recentemente o programa Pós-Parto em Forma, da personal Gizele Monteiro. Escrevi um post sobre como acabar com a barriga pós-parto. Recomendo que você clique no link e veja se tem diástase. O programa ajuda muito e já reduzi um pouco a minha diástase. Até mais!

9 comentários

  1. Avatar

    Muito interessante o post, mas eu já perdi qualquer esperança de ter uma barriga que relembre algo normal sem cirurgia! Além de ter engordado depois da gestação (saí do hospital com meu peso normal e depois disso engordei 15 kg) o meu problema é a pele sobrando! Muita pele. Leia-se MUITA. Mas, assim como tu, eu morro de medo da cirurgia =/ Com filhos pequenos a gente repensa tudo…

    1. Michele Kaiser

      É verdade, a gente repensa tudo. Tem medo de coisas que antes não tinha. Que coisa… Beijos!

  2. Avatar
    Gleidemichelle

    Eu estou com diástase de 10,1 de distanciamento e com hénia no umbigo sinto muitas dores nas costas na lombar e não consigo pegar peso sinto logo dores como faço para o meu plano paga a cirurgia??
    Meu whattsap 75 98238.2909
    Meu e-mail gleidemichelle@hotmail.com

    1. Michele Kaiser

      Por que você não tenta, antes da cirurgia, esse programa da Gizele Monteiro?

  3. Avatar
    Gleidemichelle

    Eu estou com diástase de 10,1 de distanciamento e com hénia no umbigo sinto muitas dores nas costas na lombar e não consigo pegar peso sinto logo dores como faço para o meu plano paga a cirurgia??
    Meu whattsap 75 98238.2909

    1. Michele Kaiser

      Tem que ter um laudo médico dizendo que é problema de saúde! Eu recomendo que você tente conversar com a Gizele Monteiro também. Que tal? Procura ela no instagram: http://www.instagram.com/gizelemonteiro

  4. Avatar

    Eu tive diástase na minha gravidez.. além da diástase, minha pele “esticou” muito e tive várias estrias tbm… Hoje tenho feito várioas exercícios que tem ajudado..

Deixe seu comentário