A opção pelo Mirena

Depois de ter quatro filhos (vindos de apenas duas gestações), houve a minha preocupação em não mais engravidar e “fechar a fábrica”. Antes de tentar engravidar, por 10 anos eu havia tomado o anticoncepcional Mercilon, e nunca havia tido problema algum com ele. Mas depois de alguns meses sem tomá-lo e tentando engravidar, descobri que era portadora de endometriose. Esses foram alguns motivos de ter feito a opção pelo Mirena.

Enfim, qual seria o melhor método para uma pessoa como eu, que já tem os filhos que queria ter e não quer ter nova gravidez? A ligadura?

Quando estava grávida dos trigêmeos, logo nas primeiras semanas, abordei o assunto com a obstetra. Seria fácil fazer durante o meu parto. Mas, na época ela me alertou que, como eu estava grávida de trigêmeos, havia riscos de a gravidez ter algum problema, de os meninos nascerem muito prematuros ou ocorrer qualquer problema com eles durante o parto ou durante o período de UTI. Por isso, não deveria fazer algo irreversível. Nunca mais tocamos no assunto. Talvez pudéssemos ter tocado nesse assunto de novo mais próximo do parto, já que cheguei às 34 semanas e eles nasceram muito bem. Porém, achei que ela já tinha me dado o veredicto no assunto.

Depois do parto e durante a amamentação, tomei o anticoncepcional Cerazette, indicado à lactantes. Quando parei de amamentar, usei Gestinol 28. Só que depois de cerca de seis meses tomando Gestinol, senti muitas dores e fiz uma ecografia. Eu havia ovulado! Havia um corpo lúteo no meu ovário esquerdo (aquele que sofreu ovarioplastia na minha videolaparoscopia e me diziam que não funcionava mais). Ou seja, eu poderia ter engravidado. Minha pílula foi trocada para Qlaira. Não me adaptei porque me sentia estranha e tinha TPM, coisa que nunca aconteceu comigo e meu marido pode confirmar!!

O que é o DIU Mirena?

opção pelo MirenaEntão, mais uma vez, minha ginecologista obstetra me indicou colocar o Mirena. Ele é um sistema intra-uterino (SIU), em forma de “T”, feito de plástico e colocado dentro do útero com o objetivo de liberar uma pequena quantidade de levonorgestrel, hormônio que impede a gravidez. O Mirena evita que a mulher ovule e dificulta a passagem dos espermatozóides. Por esses dois mecanismos combinados o Mirena produz um efeito anticoncepcional de alta eficácia, que chega a 99,3%.

Porém, questionei minha médica porque eu sou uma espécie de exceção, né? Tipo assim… 1) Aos 17 anos, fiz uma cirurgia para retirada das amígdalas. Eu fui o único caso da minha médica de que os pontos da garganta abriram e ela precisou me levar de volta, às pressas, pra sala de cirurgia. Engoli muito sangue (porque, afinal, a cirurgia é na garganta) e os pontos abriram porque vomitei muito. Foram duas anestesias gerais no mesmo dia; 2) Tive endometriose; 3) Tive trigêmeos; 4) Fui o 0,01% de mulheres que ovularam tomando anticoncepcional; 5) Sou ruiva natural. Vai saber, né? Perguntei pra ela: “e se eu for o primeiro caso de mulher que engravida colocando Mirena?”. Ela disse: “ai, Michele, isola!”

Você pode pensar “mas por que seu marido não faz vasectomia?” Bem, como tive endometriose, não posso ficar sem tomar anticoncepcional ou usar outro método que diminua a menstruação ou pare com ela totalmente. Se eu deixar meu organismo voltar a trabalhar normalmente, posso desenvolver a endometriose outra vez. Então, mesmo com a vasectomia do marido, eu teria que tomar anticoncepcional.

A colocação do Mirena

Sendo assim, optei pelo Mirena porque posso ficar tranquila por cinco anos. Fiz a colocação ontem à noite no consultório da ginecologista obstetra. Ela me deixou bem calma (eu estava com um medo danado porque havia lido relatos de que doía). Me posicionou corretamente, anestesiou o colo do útero e eu senti uma picadinha (que não doeu um pingo). Aí, por causa da anestesia, fiquei meio boba, com audição aguçada, zumbido no ouvido. Ela havia me alertado que, além desses sintomas, eu poderia sentir os lábios formigando. Ela fez a colocação do Mirena e foi tudo bem tranquilo. Me prescreveu antibiótico (para prevenir), antiinflamatório e analgésico (para a dor). Daqui a 10 dias, voltarei ao consultório para ver se está tudo bem. A partir de lá, se estiver tudo bem, estou prevenida contra uma gravidez indesejada.

Além do medo de entrar na exceção e ser a sorteada de engravidar com Mirena, tenho medo de, daqui cinco anos, na hora de tirar o Mirena, engravidar… Mas vamos ser otimistas, né?

Até mais!

Leia a continuação dessa história:

20 dias com Mirena

3 meses com Mirena

A decisão por tirar o Mirena

4 meses sem Mirena

68 comentários

  1. Avatar
    Thuanne Magalhães

    Olá, Michele. Acompanho seu site há um tempinho e amo-o!!! 🙂

    Sou bastante crente em Deus e acredito veementemente que as coisas só acontecem com a permissão dele! Não sei da sua fé e você pode até desconsiderar o que digo, mas creio que Moniquinha (que sou super fã) foi plano de Deus e os três ruivinhos também! Existe mulheres que tentam anos e não conseguem engravidar, existe aquelas que, milagrosamente, sem útero conseguem (Só Deus mesmo). Eu e minha irmã somos “frutos” de Perlutan (rsrsrsr). Então, chegando ao que queria mesmo dizer, entrega teus planos nas mãos de Deus. E creia que o que acontecer, é por permissão dEle.

    Deus abençoe sua família linda e boa sorte com o Mirena (coincidentemente, com mesma letra dos seus filhotes)!!! 🙂

    Beijão

    1. Michele Kaiser

      Vai dar tudo certo! Obrigada, Thuanne! Um beijo grande!

  2. Avatar

    Que bom que usou anestesia, pois dói mesmo… Não sei quanto tempo sua médica disse que ainda vai menstruar até cessar. A minha disse de 3 a 6 meses, estou no quarto mês usando Mirena e só desta ultima vez senti o fluxo diminuir bastante. Minha TPM continua infelizmente.

    1. Michele Kaiser

      Vou contando por aqui. Mas estou me sentindo bem, tudo tranquilo! Um beijo!

  3. Avatar
    Ana Brancher

    Vou acompanhar teus comentarios sobre o Mirena, depois de 3 filhos, um de 4 anos e os gemeos de 4 meses, tambem decidi colocar, o que devera acontecer nos proximos dias. Boa sorte pra nos!

    1. Michele Kaiser

      Espero só dizer coisas boas sobre ele!! Boa sorte pra nós!

  4. Avatar
    Aline Bragagnolo

    Oi Michele!
    Li seu post a respeito do Mirena.
    Vou te contar minha experiência…
    Tive minha filha em fevereiro de 2013. Quando iniciei o pré-natal com a minha gineco já fui avisando que gostaria de fazer laqueadura, já que não pretendia ter outro filho. Ela me chamou de louca, que não poderia fazer e tal.
    Então cheguei em casa e conversei com meu marido sobre isso. Nem cogitei na ideia de ele fazer vasectomia, pois é completamente medroso, jamais faria. Ele disse q a decisão seria minha, que ele não queria interferir, que me apoiaria no que eu decidisse.
    Foi ai que optei pelo Mirena. A colocação foi bem tranquila, fizeram uma sedação, não senti dor nem desconforto. Fiz o procedimento em junho e estava amando. Depois de 6 meses meu fluxo estava quase zerado, não tinha mais TPM nem cólicas. Estava no céu!
    Até que resolvi fazer uma ultra transvaginal p saber se estava td ok. e para minha surpresa, o Mirena estava fora do lugar. Pense no meu desespero. E como saber desde quando estava daquele jeito? Corri na gineco e acabei tirando. Ela me explicou que mesmo fora do lugar ele ainda protege um pouco e acho que foi esse pouco q me salvou. Levei um susto.
    Ela também ficou surpresa, disse q nunca tinha acontecido. Provavelmente meu organismo rejeitou aquele corpo estranho e estava expelindo.
    Acabei voltando para o anticoncepcional.

    1. Michele Kaiser

      Puxa vida, Aline! Morro de medo disso! Mas pode acontecer. Você não sentia nada de diferente quando estava fora do lugar? Um beijo.

      1. Avatar
        Aline

        Não sentia nada diferente. Estava era adorando a ideia de não ter mais aquele fluxo tão intenso q eu tinha e por ter me livrado da TPM e das cólicas. Para mim estava td perfeito.

      2. Michele Kaiser

        Tô com medinho…

    2. Avatar

      Gente estou em uma situação bem desconfortável faço o uso do mirena a 10 meses e de uns dias pra cá estou sentindo enjoo ânsias fiz um teste de farmácia deu negativo alguém na situação ?

  5. Avatar
    Ramone

    Eu estou no segundo mirena e estou no céu. Coloquei os dois sem anestesia (ainda não tive filhos), não menstruo, não sinto nada. Como se não existisse!

    1. Michele Kaiser

      Que bom saber! Estou achando bom, por enquanto. Hehehehe.

  6. Avatar

    Bom dia Michele! Não conhecia esse método de anticoncepcional. Estou com três filhos e não quero de jeito nenhum engravidar, mais não pude operar quando os gêmeos nasceram. E ate hoje meu marido não teve coragem de fazer vasectomia. Enfim gostaria de saber se é muito caro para colocar esse Mirena?

    1. Michele Kaiser

      É cerca de 2 mil reais. Mas vc pode conseguir subsídio do seu plano de saúde. Vou escrever um post sobre as reações que estou sentindo (nada sério). Um beijo.

  7. Avatar
    Gabriela Benício

    Oi Michele!
    Eu uso o Mirena há 1 ano e 4 meses. Depois do meu primeiro filho, queria esperar pelo menos 5 anos para o proximo. Tive algumas alterações de humor nos primeiros meses, meu ciclo continuou normal,todo mês, mas com fluxo menor e em todos os USG de controle ele estava no lugar correto. Mas ha duas semanas descobri que estou grávida, ja de 7 semanas, e preciso retira-lo o mais rapido possivel. Minha obstetra nao conseguiu retirar na primeira tentativa e nenhum laboratória aceita fazer ressonância no primeiro trimestre da gestação. Vou tentar um USG trans para identificar a posição exata e tentar novamente a remoção.

    1. Michele Kaiser

      Gabriela, você engravidou usando Mirena? Qual foi a explicação que a médica deu? Que vc foi o caso dentro do 0,0001%?

      1. Avatar

        Oii Gabriela quanto tempo depois do diu vc engravido
        Como desconfio q estava gravido
        Nossa to entrando em desespero tem tres filhos pequeno e to usando o diu mirena a 9 meses to con suspeita d gravides nao to nem durmindo e nao tenho coragem d faze o teste

      2. Michele Kaiser

        O Mirena é a base de progesterona, então temos muito sintomas de gravidez durante o uso dele. Provavelmente você não está grávida, apenas sentindo os efeitos colaterais desse contraceptivo. Faça o teste logo!

    2. Avatar
      simone aldria

      ola gabriela gostaria de saber como esta sua gravidez pois uso mirena e tenho medo de engravidar. queria saber como descobriu sua gravidez e se vc teve sintomas.

    3. Avatar
      adriana

      Gabriela queria falar c vc estou na mesma situacao .Gravida c Mirena.

      1. Michele Kaiser

        Meninas, tb quero saber mais sobre o caso!

    4. Avatar
      Débora Santana

      Eu estou passando pela mesma situação…. Exatamente como vc contou. Estou muito apreensiva, você conseguiu retirar o DIU?

      1. Michele Kaiser

        Obrigada pela força… Mas é difícil educar filho, hein? Hehehe. Um beijo.

  8. Avatar
    Ana Carolina

    Gabriela, uso mirena há 5 meses e morro de medo de engravidar! Como foi isso?

  9. Michele Kaiser

    Eu ainda estou me adaptando. Mas, sinceramente, esperava ter menos sintomas do que tive. Minha mais recente insatisfação diz respeito às espinhas, que começaram a me incomodar… Não sei se te aconselho esse troço… Tem gente que ama e tem gente que odeia. Bjs!

    1. Avatar
      Lorena Almeida

      Eu uso o Mirena há 10 meses. E há tempos insisto com meu marido para fazer a vasectomia pra que eu possa retirá-lo! Nos primeiros meses, senti muita dor de cabeça. Isso, ainda bem, passou. Eventualmente, apresento corrimento vaginal e tive dois episódios de vaginites inespecíficas. Voltei a ter acne. Meu rosto parece um ralador… Minha libido caiu drasticamente. Dá pra imaginar o quanto eu quero tirar esse troço, né? Só faltava eu engravidar usando o Mirena! Aí minha avaliação seria -5! Única vantagem do DIU hormonal a meu ver: zero menstruação.

      1. Michele Kaiser

        Complicado, né? Também estou tendo espinhas e cravos. Como nunca tinha, tenho umas duas espinhas ao mesmo tempo e já surto… Tb quero tirar.

  10. Avatar
    Michele

    Oi eu sou s Michele e uso o mirena a 3 anos….mas agora estou com sintomas de gravidez,sera que posso estar gravida?estou com medo de fazer o teste e dar positivo…ai meu Deus o que faso.

    1. Michele Kaiser

      Terás que fazer o teste. O Mirena me dá sintomas de gravidez porque ele tem progesterona. Enjoo e dores no peito. Talvez seja apenas isso com vc. Bjs!!

  11. Avatar
    Dienifer

    Olá meninas! Por favor sejam mais específicas nesses pontos negativos…pois estou pronta para colocar mas morrendo de medo!!!! Ainda mais pq não tenho filhos e dizem q os efeitos são piores nesse caso. ..

    1. Michele Kaiser

      Dienifer, me deu muita espinha, queda de cabelo, enjoo, mal estar, indisposição e estou tentando ter certeza se é o Mirena o culpada de eu ter ganho 3kg nos últimos 7 meses. Tenho TPM, coisa que nunca tive. Mas, para muitas pessoas é ótimo. Eu e minha obstetra chega,os à conclusão que a progesterona em excesso não me faz bem e é por isso que eu não me adapto aos efeitos colaterais. Beijos!

  12. Avatar

    Eu uso há 2 anos, desde que as gurias tinham 6 meses.
    Me adaptei super bem, não tenho mais tpm, não menstruo, e até emagreci.
    Confesso que as vezes até esqueço das partes incômodas de ser mulher.
    Como engravidei das gêmeas tomando anticoncepcional após um ano da retirada de um ovário, obviamente as vezes dá um medinho.
    🙂

    1. Michele Kaiser

      Nossa, dá um medinho mesmo… Hehehehe. Não tenho as mesmas coisas positivas a dizer sobre o Mirena. Bjs!

  13. Avatar
    Marines batista

    Olá meu nome e Marines coloquei o morena já faz quase três mês ainda tenho um pouco de fluxo, a minha doutora disse que possar mestruar por três mes, tive que optar pelo morena pois tive endometriose a quatro anos fiz a vídeo para a retirada e tudo certo passado dois anos descobri que tinha apenas a metade do óvulo esquerdo daí resolvi engravidar parei com o anti e no primeiro mês apareceu um cisto hemorrágico, e fiz outra vídeo, em janeiro fiz ecografias para o controle de ovulação até aí tudo certo engravidei em fevereiro, meu bebê nasceu prematuro e hoje está ótimo cada fez mais esperto, se passado um ano e meio descobri que havia voltado minha endometriose como troquei de plano entrei em carência e não poderia fazer uma vídeo aí optei pelo mirena nesses últimos três meses que coloquei muito mal humor, espinhas que não tinha, cólicas desagradável, senti muita dor pra colocar tenho medo da retirada pois preciso ficar com ele para tratar a endometriose até agora está tudo OK com o mirena espero que continue assim, bjs.

    1. Michele Kaiser

      Tb tive endometriose, tb tenho desagrados com o Mirena. Ainda penso em retirar. Ai ai ai… Bjs

  14. Avatar
    claudia

    Ola, uso morena desde 2013, não gostei desde o começo, quando coloquei senti dores, muita espinha queda de cabelo, e meu libido diminuiu, tenho gases e mal humor, coloquei porque não me adaptei com as pílulas e a injeção, tenho um filho, já fiz foi testes de gravidez pensando que estava grávida, muito enjoo e dor nos seios,eu marido não quer fazer vasectomia, mas vou conversar com ele e tentar convence lo. Beijos

    1. Michele Kaiser

      Mesmos problemas por aqui… Ai ai… Vamos convencer esses maridos a fazer vasectomia! Hehehehe. Beijos!

      1. Avatar
        Ba

        Olá, uso o diu a mais ou menos 6 meses, ultimamente sinto muito enjou, tontura e dores abdominais, minha última relação sexual faz 1 mês e meio e foi num dia fértil, fiz um teste rápido de farmácia e deu positivo, ainda não fui no médico, mas é possível ser engano?

      2. Michele Kaiser

        O teste de farmácia (e o de sangue) detectam o nível de hcG (hormônio da gravidez) na urina ou no sangue. Se deu positivo, é porque você está “fabricando” hcG. Só temos esse hormônio durante a gestação ou em alguns tipos de câncer. Sendo assim, sim, você deve estar grávida. Ligue urgente para seu ginecologista e vá correndo fazer o exame de sangue beta hcG para ter certeza. E volta aqui para nos contar!

  15. Avatar
    suellen rosa da maia

    Olá, tb sou adepta ao Mirena a exato um ano, e sinto cólicas fora do habitual, o sagramento tb, mas vem aquela sujeira de final de menstruação. Tive problemas com espinhas tb, mas resolvi com alguns produtos indicado pela dermatologista. Gente, sou do tipo de pessoa que colo todo mundo em primeiro plano, e eu…eu fico pra bem depois. Não fiz USG de controle, vou fazer amanha, e estou morrendo de medo. :/

    1. Michele Kaiser

      Não tenha medo! O Mirena é um dos métodos mais eficazes. Eu não me adaptei, mas tem muito mais gente que gosta do que não gosta. Um beijo.

    2. Avatar

      Gente estou em uma situação bem desconfortável faço o uso do mirena a 10 meses e de uns dias pra cá estou sentindo enjoo ânsias fiz um teste de farmácia deu negativo alguém na situação ?

  16. Avatar
    Ligiane

    Olá bom dia Michele,
    Coloquei o DIU Mirena em novembro de 2013 após duas gestação, tomei vários anticoncepcionais e todos me faziam muito mal, em conversa com meu ginecologista/ obstetra ele me convenceu a colocar o Diu. A colocação foi tranquila apesar das fortes cólicas logo depois mas fiquei com gotejamento ou seja aquelas borras de sangue uns 7 meses hoje em dia mestruo todo mês oque dura de 2 a 3 dias vem pouquinho mas mesmo assim me assusto pq o óbvio seria não mestruar qto a TPM não sinto nada melhorou e muito mas como li alguns relatos acima tenho corrimento vaginal e ontem fui fazer preventivo e o mesmo ginecologista que colocou percebeu que estou ovulando normalmente…. Aí vem o meu medo pediu uma série de exames pra ver os níveis de hormônios. Fiz ultrassom lá mesmo é ele continua lá quietinho. Mas acho que o laboratorio Mirena deveria ler nossos relatos para nós orientar melhor e melhorar sua forma. Bjs até a próxima.

    1. Michele Kaiser

      Pois é, Ligiane. Creio que não exista nenhum método anticoncepcional que agrade todo mundo, que sirva bem à todas. Eu tirei porque não estava gostando, mas fico receosa quanto a possibilidade de gravidez. Difícil, né? Morro de medo de ovular tabém, mas minha médica disse que o Mirena é eficaz mesmo assim, porque ele não deixa o espermatozóide e o óvulo encontrarem-se. Beijos.

  17. Avatar
    GRAZI CHIC

    Uso o Mirena a 2 anos, foi a melhor coisa que eu fiz, diminuiu minha TPM tenho pouco sangramento bem pouco, não sinto ele em tempo algum, só tiro pra engravidar agora kkkk 😉 tenho 28 anos casei a 2 anos e tô amando o Mirena super indico mesmo.
    Desconforto nos primeiros dias é super normal, meu GO indicou 30 dias sem Sexo… ai tive que usar a criatividade com o maridão kkkkk mas em geral tudo ótimo.

    1. Michele Kaiser

      Que bom que você se adaptou bem à ele. Eu acabei tirando depois de 10 meses. Não me acertei. Meu sonho é não tomar nenhum tipo de hormônio.

  18. Avatar
    Mirna

    Olá, tenho muito medo de engravidar.Uso o mirena há 1 ano e 2 meses. Me sinto super bem, só que passei a ter muita acne e pele e cabelos oleosos. Também engordei 10 quilos durante esse tempo. Tenho 1 filho de 3 anos e não quero de jeito nenhum engravidar. Como não menstruo mais, fica sempre aquela dúvida.

    1. Michele Kaiser

      Viu, depois dizem que Mirena não engorda… É muito improvável engravidar com Mirena, não fique em dúvida, fique tranquila. Beijos!

  19. Avatar
    Alexandra

    Olá sou Alexandra! Uso mirena a 3 anos menstruo tds os meses
    No começo senti muita dor de cabeça, e muita oleosidade na pele
    Esse mês minha menstruação não desceu, só um corrimento marrom, estou sentindo tonteiras seios doloridos e já acordo com o estômago enjoado. Estou apavorada.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Alexandra. Descobriu o motivo dos seus sintomas? Eu acabei tirando o Mirena, não me adaptei. Beijos.

  20. Avatar
    Gabriela Cuello

    Olá, coloquei o mirena em 2011 adorei!!!! Emagreci, TPM nunca mais, e o melhor fico sem menstruação durante cinco anos. Há dois meses tinha que retirar ele é não tive dúvida em colocar outro. Fiz o procedimento no consultório do meu ginecologista junto com a equipe é um anestesista ( ele coloca utilizando videoendoscopia)
    Em cinco anos farei tudo de novo ( até entrar na menopausa)
    Super indico!!! Bjs

    1. Michele Kaiser

      Que bom que foi bom para você, mas para mim não foi, acabei tirando depois de 10 meses devido a muito efeito colateral. Fico feliz por você. E te invejo pois não sei o que usar para me prevenir. Beijos.

  21. Avatar
    ADRIANA

    Oi pessoal resolvi deixar meu comentario, pois é diferente de todos que li, engravidei usando Mirena, estou de 6 semanas, com risco de aborto, pois estou com vario hematomas no útero e tive varios sangramentos, ja fiz a retirada do Mirena, mais isso nao quer dizer que a gravidez vai prosseguir usei o DIU durante 1 ano e meio, ta nas maos de Deus. Tudo dando certo serei mae pela terceira vez, minha filha mais velha 10 anos e a pequenina com apenas 02, vejam só pra mim nao foi a melhor opçao usar esse DIU.

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Adriana. O seu já é o terceiro relato de gravidez com Mirena aqui no blog. Juntamos as exceções por aqui. Torcendo por você. Que tudo dê certo! Um beijo.

      1. Avatar
        Luci

        Meu nome é Luci tenho 46 anos Estou com medo coloquei o DIU a 5 meses e estou com medo de estar grávida estou com os seios doloridos minha menstruação atrasada queda de pressão eu fiz uso de amoxilina será que diminuiu a eficácia do mirena

      2. Michele Kaiser

        Talvez. Mas ele se diz 99% eficaz. Faz um teste de farmácia. A menstruação não vem mesmo com o Mirena. E quanto às dores no seio, eu tive muuuuuito e não estava grávida. O Mirena tem essa característica: ter sintomas parecidos com os da gravidez por causa da progesterona. Beijos!

  22. Avatar
    Lauea

    Meu nome é Laura estou a 6 dias com sangramento será que posso está grávida com o mirena

    1. Michele Kaiser

      Às vezes o Mirena se desloca. Às vezes a gente fica meses sem menstruar e depois fica vários dias menstruando. Acho improvável, mas não impossível. Beijos.

  23. Avatar

    Eu estou usando mirena ha uns 4 meses nao tenho mais sangramento nen dor fiz sedação no hospital pra colocá-lo fiquei de repouso o dia todo ate porque tomei anestesia sangrei um mes mostra louca mas agora estoy bem mas com medo de engravidar.

    1. Michele Kaiser

      O índice de gravidez é muito baixo. O Mirena tem índice de eficácia de mais de 99%. Fica tranquila.

  24. Avatar
    Zilda Buch

    Olá coloquei o Mirena faz 11 dias tenho 1 filho de 9 anos e meu marido é eu não queremos ter outro filho agora portanto até esse presente momento está tudo bem quando coloquei doeu , deu cólicas mas agora tudo certo mas também tenho medo de engravidar.

    1. Michele Kaiser

      Ele é bem eficiente quanto à isso. Tem mais de 99% de eficácia. 😉

  25. Avatar

    Alguem aqui e usa o dei paro de menstrua depois d quanto tempo?

  26. Avatar
    Adrian brandao

    Ola meninas meu nome e Adrian tenho 26anos e uso o mirena ja vai fazer 5anos graças a Deus ocorreu tudo bem e minha mestruaçao nao desce mas muito raro as vezes so para sujar a calcinha mesmo e estou pretendendo colocar novamente o mirena devido vai vencee.daqui 4meses completando 5anos

  27. Avatar

    Olá tenho o diu mirena a 3 anos e faço controle de endovaginal sempre.
    Agora n minha ultrassonografia nesse mês descobrir que tenho ovulado.
    Ser a que devo me.preocupar

Deixe seu comentário